Porto Alegre (RS) – Com uma campanha memorável no saibro gaúcho, o experiente paulista Daniel Dutra da Silva está na final do Brasil Tennis Open, torneio de nível challenger disputado nas quadras cobertas da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Desta vez, ele superou o argentino Facundo Mena, ex-número 127 do mundo e atual 406º, com as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h48.
Aos 35 anos, Danielzinho alcança assim a sua primeira final de challenger da carreira e tentará o 27º título como profissional. Tenista mais velho da história a debutar numa decisão deste nível, ele é também o brasileiro com maior número de conquistas no circuito da ITF, tendo 26 conquistas em 47 finais disputadas. Neste ano, já faturou o M25 de Maceió.
Atualmente na 464ª colocação do ranking, o paulista entrou na chave como lucky-loser e tem como melhor marca da carreira o 207º lugar, alcançado em agosto de 2022. Com a campanha em Porto Alegre até aqui, ele poderá voltar ao top 400. No momento, está subindo provisoriamente 64 posições e assumindo exatamente o 400º posto.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Turco cabeça 8 será adversário na final
Na decisão deste domingo, Danielzinho terá pela frente o turco Ergi Kirkin, atual 299º do ranking e oitavo principal favorito do torneio, que bateu na outra semifinal o peruano Gonzalo Bueno em jogo duríssimo de três sets, anotando o placar final de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/3 em 2h46 de confronto.
Os dois já duelaram uma vez nesta temporada, naquele que foi o único encontro entre eles até aqui, há menos de um mês. Naquela ocasião Kirkin levou a melhor no tiebreak do terceiro set após uma batalha com 2h36 de duração, avançado para as quartas de final do challenger de Tucumán, no saibro argentino.
Daniel Dutra da Silva sai de lucky-loser no Brasil Tennis Open de Porto Alegre e chega à primeira final de challenger da carreira aos 35 anos. pic.twitter.com/Ity9a5k112
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) May 4, 2024
Ação social para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A chuva deu uma trégua neste sábado em Porto Alegre, e o Brasil Tennis Open voltou para as quadras da Associação Leopoldina Juvenil depois de ser transferido para uma unidade secundária do clube com quadras cobertas. A situação de calamidade pública continua em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e com isso os patrocinadores do circuito challenger, capitaneados pelo Santander, se engajaram na campanha de arrecadação de doações em dinheiro e produtos, promovida pela Associação Leopoldina Juvenil e o Instituto Sports desde a metade da semana.
Com aeroporto fechado e vôos sendo cancelados, um ónibus está sendo fretado para que o staff, a arbitragem e alguns jogadores possam seguir para Santos, onde amanhã se inicia a Santos Brasil Tennis Cup, outro Challenger 50 também com realização do Instituto Sports.
Bora copar Daniel!! Campanha maravilhosa no meu RS!!!
Apesar de todo o drama pelo qual estão passando, espero que os gaúchos amanhã torçam com força total por este guerreiro muito inspirador. Ter chegado à final já é um feito gigante. Parabéns!
Danielzão da massa mandando bem,que essa campanha seja coroada com o título,bora copar!
Demorou, mas chegou.
Condições ideais pro Danielzinho, vai ganhar seu merecido Challenger
Ele merece esse título!
Pra cima deles, Danielzinho!!!
O Daniel vai ganhar
Parabéns guerreiro, bora copar amanhã
Daniel é merecedor dessa final. Um batalhador do tênis. Torcendo para o título inédito