Adelaide (Austrália) – Diante da frustrante retirada do ATP 250 de Adelaide, o carioca João Fonseca compareceu à entrevista oficial do torneio para explicar o que acontece com seu físico, já que também não conseguiu entrar em Brisbane na semana anterior. O número 1 brasileiro afirmou que o problema nas costas é de nascença e não deu certeza de que irá se recuperar até o Australian Open, que começa no próximo domingo.
“Infelizmente, não estou em condições de jogar aqui”, afirmou o 29º do ranking. “É difícil tomar essa decisão. Senti que, durante os dias de treino, a cada dia me sentia um pouco melhor, mas é difícil dizer que estou 100%. Estamos nos esforçando ao máximo para me recuperar totalmente e jogar o Aberto da Austrália, que é o nosso principal objetivo. A decisão ainda não está tomada. Queremos jogar, acreditamos que será possível. Então, sim, queremos nos concentrar na recuperação”
Fonseca confirmou que o problema nas costas é antigo e há sempre temor de uma piora no quadro. “É a mesma coisa que senti em Brisbane. Nasci com um problema nas costas e às vezes a tensão aumenta. Já tive uma fratura por estresse há cinco anos, mas é algo que sempre estará no meu corpo, então preciso lidar com isso. Estou fazendo o meu melhor para me recuperar. Fizemos uma ressonância magnética e não é nada muito sério, mas pode piorar, então queremos estar 100% para jogar. Já conheço o problema e sei que pode piorar”.
Questionado sobre sua presença em Melbourne, onde chegou na segunda rodada no ano passado, Fonseca voltou a dizer que trabalha firmemente para isso, mas que existe agora 50% de chance de ficar de fora. “Estamos muito confiantes de que conseguirei jogar no Australian Open. Esperamos estar 100%, mas há uma chance para ambos os lados, e o que posso dizer é que estamos fazendo o nosso melhor para jogar. O problema se manifesta mais na rotação do corpo e no saque. Treinei ontem e senti um pouco”.
Fonseca diz que seus abandonos não são consequência da extensão do calendário internacional. “Acho que não tem muito a ver com isso. É só o começo do ano. Fiz a pré-temporada e tive tempo para me recuperar e ficar longe do tênis. Depois da pré-temporada e da preparação, infelizmente começou essa dor. Não acho que o calendário da ATP seja o motivo da minha lesão. Não posso reclamar disso, é só meu segundo ano jogando no circuito. Por enquanto, estou apenas curtindo cada torneio e conhecendo lugares novos”.












Aquelas “férias” do ano passado, misturadas com treinamentos no Rio, tudo completamente fora de época, começam a ter explicação. Infelizmente, o problema pode ser mais sério do que se poderia pensar.
Infelizmente, parece que é isso mesmo…
Tremendo azar! Um problema congênito, não há muito o que fazer apenas lidar com o mesmo. Toda sorte ao nosso garoto de ouro!
Vixi azedou logo cedo nosso fds
Acho que é a pressão de defender pontos e a posição no ranking que tá pesando. Tem que defender os pontos do AO e Buenos Aires se não vai cair no ranking ainda mais.
Ah, deve ser isso. Sentiu pressão, aí estourou a lombar em um problema já recorrente. Cada tese.. ele só está machucado e tem que saber lidar com isso na carreira.. agora, é sim preocupante se for algo recorrente na carreira. Tem que contratar muita gente boa de fisios e médicos para tentar agir antes de estourar.
Mas se ele não defender os pontos cai abaixo do top 30. Aí não é mais cabeça de chave né.
Sim. Isso pode ter um impacto momentâneo, mas se formos projetar o potencial e intenções dele, brigar por ser cabeça de chave não será bem um alvo na carreira. O ranking dele pode e deve flutuar esse ano, antes de ter uma trajetória ascendente. Claro que há agora alguma dúvida sobre como esse problema lombar vai pertubá-lo, mas esperemos que seja superável ou administrável. Mas não tem nada a ver com pressão por defender pontos. Pontos bem e vão e você não precisa defender exatamente os que ganhou no ano anterior. Isso é para a projeção semanal apenas. Se torneio seguinte ele for bem, tanto faz onde ganhou os pontos.
Parei de criar qq expectativa e para piorar não temos mais nenhum tenista brasileiro para assistir e torcer. Thiago Mont. em final de trajetória e wilde simplesmente sumiu!
Pronto, começou. Estava bom demais para ser verdade. Um brasileiro talentoso, pé no chão, com boa estrutura, sem dar chilique. Mas vejamos: no amo passado já reduziu a participação em torneios, achei que seria uma forma de preservar, devido ao crescimento da estatura (5 cm em 2025) e musculatura. Mas… será que não seria esse problema nas costas que, junto com punho e quadril são as lesões que mais destroem carreiras no tênis? Notícia chata demais, já saio da cama triste com isso…
5 cm em 1 ano…em homem com 18 anos….
Desculpa mas vc deve estar muito enganado
Segundo o site da atp foram 3 cm, de 1,85ma 1,88 m. Deve estabilizar até 1,90 m no máximo, o que é uma altura perfeita para o tênis. Falta é entender profundamente esse problema lombar, pode ser até mesmo falta de fortalecimento nos músculos de apoio. Acho ele ainda muito deficiente de uma musculatura de elite. A coxa dele parece de juvenil ainda, falta tempo e trabalho de academia para aguentar o ritmo frenético do profissional.
Eu duvido que ele tenha 1.88, ele do lado da Bia com calçados similares parecia do mesmo tamanho basicamente ou a Bia tem mais de 1.85 ou o João tem menos de 1.88.
Aí já não sei, você pode ter razão. Só trouxe o dado oficial da bio dele na atp.
Acredito que o aspecto preparação física seja bem importante nessa discussão do desenvolvimento da carreira e dessa lesão do João.
ouvi do repórter da ESPN no ano passado, em novembro… de 1,83 para 1,88
Ok, mas você deveria ser mais cético. Conhece alguém que tenha crescido depois dos 18 anos? Ganhar 5 cm nessa idade é praticamente como acertar na Mega-Sena (um caso raríssimo).
Depois dos 18 anos, o crescimento é nulo ou praticamente nulo para a grande maioria das pessoas. Um ganho de 1–2 cm já é algo muito raro.
Vai se recuperar. Está em um nível, atualmente, que tem os melhores médicos e fisioterapeutas à disposição e o melhor de tudo, é novo demais ainda!!
Vamos, João!!!
Ok. É isso.
O João tem condições de tratamento desde sempre. Se não consegue superar deve ser algo mais sério,então prá que insistir e ter que desistir às vésperas de cada torneio?
Nossa,é uma chance alta de ficar fora
Tomara que consiga jogar
No tênis, mais que em outros esportes, a exigência do físico só aumenta. Não tem como “se poupar”.
Esses 50% de chance de ficar fora do Australian Open tá “cheirando” 100%.
Boa recuperação e bola pra frete.
Pode esquecer. Zero chance!
Vish, olha só, é cada coisa que a gente n sabe sobre os atletas, eu n diria que o Fonseca tem um problema crônico nas costas, achava que era 100%, achava que essa lesão era uma comum, não um problema crônico, complicado isso
Quando assisti aos jogos do ano passado, percebi o incômodo nas costas, que associei ao quadril. Disse aqui, há pouco tempo, que o quadril é difícil de curar, vide casos de Magnus Norman, Andy Murray e Gustavo Kuerten. Sendo um problema crônico nas costas, Fonseca terá de aprender a jogar com dor, como foi o caso de Rafael Nadal ao longo da carreira. Terá força mental para isso? Aguardemos. Ah, uma observação: os haters, os fanáticos religiosos que frequentam este espaço, não vão gostar do meu comentário, obviamente.
Está explicado o motivo de ter pulado tantos torneios aos 18, 19 anos.
é… saúde em primeiro lugar. óbvio. é o que precisamos. mas que é frustrante após TODA expectativa (não apenas do Brasil, mas do mundo) em cima dele… aahhh é um balde de água fria. na verdade, congelante. valeu por tudo Fonseca, fique bem.
É verdade que estávamos numa grande expectativa, e essa possível ausência na Austrália é bem frustrante. Mas a questão é o que você colocou primeiro, “saúde em primeiro lugar”. Depois de se recuperar, ele vai voltar a brilhar. Como ele pontuou, já conhece o problema e tem que tratar, não deixar evoluir.
A expectativa antes era de um big3 junto com o Alcaraz e Sinner. Agora temos de baixar a expectativa para quem sabe um top20 regular…
Vixi!
Já?!?!?!?!!?
A ideia do ídolo no Brasil se constrói como na Odisseia…
O “escolhido” atende a um chamado popular (muitas vezes pela carência), sofre privações e dificuldades, parece que vai perder o brilho que desponta do seu coração, mas vence.
Quando tudo indica que ele está no lugar certo, pronto para usufruir das conquistas, nosso herói passa por novas dificuldades, luta, mesmo mostrando suas deficiências, no final consegue superá-las e fechar uma narrativa vencedora, construída no imaginário popular.
Assim é o herói brasileiro…
Ulisses Fonseca.
me parece que você jamais leu Homero. Não há nenhum “chamado popular”, “brilho que desponta do seu coração” muito menos uma “narrativa vencedora, construída no imaginário popular” ao longo do poema. Você está confundindo o aedo grego com algum autor do romantismo melodramático piegas ou com algum coach pilantra de “auto-ajuda”
Olá Zé Carlos…
Vc deve ser o “Palamedes” do portal.
Nunca se sabe.
ficou tristinho porque quis citar uma obra que você nunca leu e deu ruim? Visite a biblioteca mais próxima, existem diversas boas traduções de Homero em português, tanto em prosa quanto em verso. Aí quem sabe vc deixa de se prestar a fazer esse papel ridículo em caixas de comentários citando autores que você jamais leu ou compreendeu.
Olá Zé (conforme sua agressividade aumenta..seu nome diminui)
Tristinho???
Hoje é sábado…dia errado.
Vc não compreendeu a última resposta.
Noto uma certa agressividade infantil, um verdadeiro “psicólogo” de boteco.
Para alguém, num sábado, chamar alguém de “tristinho” (em caixas de comentários).
Sintomático.
Relaxa,liberdade poética vale!
Kkjkkkkk lâmina afiada! Liberdade poética,claro!
Se é um problema que ja era de conhecimento, diz ele de nascença, então seria melhor ter ido ao College americano mesmo. O circuito é duro de mais para quem não tem as condições ideais.
Enfim tendo a concordar com você…
E digo mais, se já tinha esse problema de nascença deveria ter escolhido uma profissão que não precisasse de usar o físico com tanta performance…
Talvez seguir a profissão do pai…
Ou não…
Talvez tenha sido esperto e já fez um pézin de meia considerável… kk…
Exatamente. Não sei se é verifico essa coisa de nascença, senão o cabra poderia seguir qualquer carreira e ter o tenis como lazer ou como no circuito universitário. Mas enfim, talvez não seja algo tão grave. Muitos tenistas convivem com deficiências, como o Nadal, Zverev diabético ou a inglesa Jones
Não precisa,rico de berço. Não precisa disso e não tem culpa disso! Imagino que só não deve projetar expectativas para a “plebe rude”! Nós!!! Rs
O cara ja fez $ pra vida em 1 ano
Nao tem como achar que ele errou na escolha. Se ele encerrar carreira daqui 1 ano ainda sera jovem e podera fazer o que quiser mas com bons milhoes de dolares na conta.
Ele fez “dinheiro pra vida” talvez pro nosso patamar. Mas não para o patamar dele que nasceu em familia bem estruturada e rica.
Se ele encerrar a carreira, já foi melhor que os dois Thiagos e de vários tenistas homens brasileiros que estão no ranking atualmente!
Ganhou ATP 500, ATP 250, primeiro e único sulamericano a vencer Next Gen invicto, foi top 25, ganhou de Top 10.
Então isso por si só, já valeu a pena!
Mas enfim, seria triste vê-lo parar com 19 anos…
Thiago Monteiro com 31 anos nunca ganhou um ATP 250, Thiago Wild um único 250, o restante nada de ATP. Se juntar todos os brasileiros do top 1000, não dá um João Fonseca.
Não necessariamente. Monteiro nunca ganhou ATP, mas já ganhou muitos Challengers, foi top 100 ininterrupto por vários anos, e se não me engano já tem mais de 4 milhões de reais acumulados em prêmios na carreira.
Se isso é pouco…sinceramente nem sei o que dizer…
É que precisa dar os pesos corretos… para um tenista, o que ele conseguiu foi pouco. Mas imagino que voce esteja espelhando ele na sua situação, então talvez ele tenha conseguido grande êxito. Mas o correto não é medir o êxito conosco e sim entre tenistas.
Nada a ver. Não me comparo a tenistas. Primeiro porque isso é algo sem noção; segundo porque simplesmente tenho uma vida financeira estável e não preciso ficar sonhando com o dinheiro dos outros (ou sonhando em viajar pros EUA).
Monteiro tem mais de 4 milhões de dólares de premiação na carreira. Isso dá mais de 20 milhões de reais em prêmios. É SIM premiação de um tenista vencedor. 90% dos tenistas da ATP ainda não ganharam (e talvez nem ganhem) esse prize money.
Quem nega isso é hater. E hater quebrado, que fica sonhando com a grana dos outros.
Não precisa do tênis para viver! Família abastada!
Que comentario mais, mais 3 ou 4 exibições que ele fizer com o Alcaraz ele compra uma universidade americana inteira. Se não fizer mais nenhuma e quiser comprar uma vaga em Harvard agora, basta doar uns 2 milhoes de dolares que terá sua vaga e uma cama na ala que sera renomeada para Fonseca´s Room
Ô louco! Exagerado!
Mas não está cedo para saber se não será uma questão administrável? Ano passado ele ficou a maior parte do tempo saudável, sem grandes problemas nisso. Nadal tinha um problema do pé e soube cuidar. Sim, poderia ter ido ao college, e também corrido o risco de deixar uma carreira brilhante pela frente por um problema seria passageiro ou administrável.
Só o que ele já fez até agora já valeu muito mais do que dois anos na universidade. E tomara que consiga se recuperar e viver bem com essa questão física, tem tudo pra conseguir muitas outras coisas boas no tênis profissional antes de parar.
Grande João. Não é fácil lidar com algo crônico, quem tem sabe como é. Mas se chegou onde chegou, com certeza pode ir mais longe. A questão é essa, enfrentar o problema, manter sob controle, respeitar os limites. Na torcida para que consiga superar o mais rápido possível e voltar a brilhar.
O problema e que o número dois do Brazil está ladeira abaixo, saindo dos 200 e chegando nos 300. Tomara que meu time va bem no Brasileirão e demais torneios
Esqueça,fora o João não teremos ninguém nós próximos anos!
Moiô
Vai ter que fazer sparring feminino e ser youtuber como seu idolo
Já que que João Fonseca e família sabiam há tempos deste problema crônico de nascença, foi erro desprezar o tênis universitário americano…
Verdade vacilou ter ido pro profissional e ganhado 1 mi de dolares aos 18 anos
E vc acha que o tênis universitário é moleza? A diferença é que ganharia menos dinheiro somente.
Agora já dá para parar de dizer que quer ser número 1 do mundo… Ou não caiu a ficha que com esse problema crônico nas costas não tem como pontuar no ranking para ser número 1 do mundo, hein???
Dá para você viver sua vida e deixar um atleta que cresceu muito, com uma excelente equipe técnica, lutar pelo próprio objetivo.
Se na sua vida o mote é desistir, não projete sua visão limitada sobre o outro.
vc está certa quando afirma que cada um escolhe livremente segundo suas próprias expetativas pessoais….
… mas ele (o Sandro) se refere ao fato da enorme/prematura e até exgerada esperança nacional de JF ser o próximo Nº1…. (até porque esperança muitas vezes é ‘uma espera com ânsia’)
kkk
Brasileiro tem essa mania de querer não “desistir nunca”, mas é algo errado. As pessoas bem sucedidas estão recheadas de desistências, fracassos e mudanças de rumo. Mas é preciso saber quando é hora de parar ao invés de passar a vida insistindo em algo que não vai pra frente. Se o João está nessa, é pq não é algo tão grave assim
Exatamente. Ele já tinha esse problema, e chegou onde chegou, fez uma temporada excelente ano passado. Ou seja, é algo que pode ser tratado, administrado.
Diagnóstico não tá muito bom não. Muitos problemas crônicos permitem ser número 1 do mundo.
Nadal que o diga.
Vai ter que jogar já meio aposentado como Nole, escolhendo torneios, com essa super explosão física que ele usa não vai suportar esse calendário absurdo e ainda com exibições, davis, cups, jogo do milhão, etc etc, torcendo para ganhar pelo menos 1 GS na carreira, se o problema for crônico como parece ser !
Achava que ele devia largar mão desse atp250 dos hermanos que, espertamente torcem para ele ir, pois assim chega mais baleado no RJ que vale mais, deveria priorizar o atp do RJ enquanto ainda a saúde aguenta e ter pelo menos 1RJ500 na carreira como lembrança!
Será q um rapaz com toda essa fragilidade física devia se desgastar jogando essas exibições caça níquel e torneios amistosos como a Laver Cup?
O que tem a ver com as Calças, meu caro ? . Eles treinam as vezes com dois sparrings do outro lado. Exibição é bem mais light . Se já eras nascido, vais lembrar das N jogadas por Federer e Nadal. Os jogadores adoram a competição Oficial por Equipes, que faz parte do Calendário ATP , valendo muita grana e contando h2h .De amistoso somente para os desinformados. Se não gostas, não veja . Laver Cup continuará rodando o Mundo. Abs !
Devia. Independente de problemas físicos ou não. Eu jogaria na posição dele. Voce nao?
Obvio que sim, vai jogar ATP250 de Buenos Aires pra se rachar por 100 mil dolares ou fazer teatrinho com o Alcaraz por 1 milhao?
Força Fonseca.
Tem que acreditar que as dores vão embora, não pode duvidar.
É gritar e jogar na esquerda
hahahahahahahahahahahahaha
Eu falei isso aqui semana passada em outra postagem do canal. É melhor abrir mão do inicio da temporada do que coloca-la em risco. Só ver os casos do Fils ano passado, e do Draper. Começa o ano no saibro mesmo, que é o piso que vai dá mais ritmo de jogo pra ele, e vida que segue.
João, nosso Pancadão, onde ninguém mais pode te ajudar é aí que Deus está. Você não usa esse escapulario à toa. Deus é Maior, confia e trabalha. Você vai ser um grande campeão nas quadras.
Ah tá!
Que pena, quando enfim surge um grande talento,o cara tem um problema crônico que volta e meia irá tirar ele dos torneios,era bom demais pra ser verdade
É um grand Slam. Sério que não vai jogar por estar 50% de algo que ele já sabe que tem?
A equipe dele acha que ele vai jogar 100% sem dor na carreira dele toda? Acha que algum atleta profissional joga sem sacrifício?
Bota a cabeça positiva no lugar e vai garoto.
Puxa, q triste! Nadal tb convivia com um problema crônico, não deve ser fácil! Que Deus ajude João
Que chato essa notícia. O Guga pelo menos conquistou algo antes de se estourar… agora o João tão novo e já temos de modelar novas expectativas.
Algo??? O Guga teve que ralar e comer muito “terra”(saibro) prá ser enorme no mundo do tênis e aí parar rico por conta de lesões insanáveis ainda relativamente jovem!
Dava pra perceber que alguma coisa não estava bem com João. Começando ficar mais claro as nebulosas. De qualquer maneira, com todos problemas físicos, ele está anos luz dos demais brazucas. Mesmo jogando mal, joga melhor que todos os nossos outros juntos.
Na verdade, não sabemos a gravidade do problema. Vamos torcer para ele se recuperar e jogar os torneios de 2026 em alto nível. 19 anos, é o início da jornada. Não dá pra acabar, antes de começar.
Força, João Fonseca.
Guardadas as devidas proporções, evidentemente, lembrei do meu falecido avô, que falava tanto no maior fenômeno e esperança do turf nacional, o puro-sangue ITAJÁRA, um dos melhores do mundo na sua época, mas que teve carreira curta, devido à problemas de saúde, se não me falha a memória. Mas espero que nosso querido João Fonseca tenha vida longa e gloriosa no Tennis.
O Itajara era um cavalo paraguaio?
Nadal ainda jovem como Fonseca, tinha um problema no pé. No qual todos diziam que teria carreira curta. Mas vimos o decorrer da história. Ele jogou até perto dos 40. Espero que o João supere esse problema de nascença dentro das quadras e confirme o sucesso que esperamos dele!
Ihhhhhhhh aff
Ihhhhhh começou…. affff
Com certeza não é por sobrecarga de competicoes pois deve ser um dos tenistas que menos torneios disputa no circuito!
Agora com a confissão do atleta de que é portador de uma morbidade congênita (???) que o impede de está 100% na prática esportiva que escolheu e que não será possível saber se estará presente na próxima competição ou mesmo na próxima partida dentro de um determinado torneio. E os contratos de patrocinadores estavam cientes disso? E a ATP como vai lidar com isso?
Nadal também teve um problema sério que conseguiu ser contornado, espero que aconteça o mesmo com o João! Força e que Deus te abençoe, guri!
Bixado, infelizmente.
Esses rumores de problema mais sério nas costas já circulavam (pelo menos no Rio de Janeiro) e achei bacana da parte dele, confirmá-los.
Do título no US Open Juvenil até hoje, Fonseca cresceu sete centímetros, é algo realmente expressivo.
Vamos ver como as coisas se sucederão. Grandes nomes do esporte conseguiram resultados mesmo com questões físicas sérias, ainda que naturalmente isso tenha os afetado e em alguns casos, abreviado carreiras.
Tecnicamente, Fonseca é um unicórnio. Nos resta torcer pelo melhor.
Oxi…. E aquele papo de lutar pra ser número 1…. Agora isso…
É por isso que é ruim demais deixar criar expectativas….