Piracicaba (SP) – Depois de ter passado por um quali com duas rodadas, Daniel Dutra da Silva aproveitou o embalo e estreou com vitória na chave principal do challenger de Piracicaba, torneio com premiação de US$ 82 mil que está sendo disputado nas quadras de saibro do Clube Cristóvão Colombo. O experiente paulista de 35 anos e 472º do ranking passou pelo argentino Santiago Taverna, cabeça 4 no evento e 203º do mundo, por 4/6, 6/4 e 7/5 em 3h11 de partida.
A campanha até as oitavas de final está rendendo 10 pontos na ATP para Daniel Silva, são 4 pontos das vitórias no quali e mais 6 pelo resultado na chave principal. Com isso, ele já está recuperando até 40 posições no ranking. A melhor marca de sua carreira é o 207º lugar, alcançado em agosto de 2022.
O adversário de Daniel nas oitavas será o italiano Alexander Weis, 308º do ranking, que venceu o argentino Federico Agustin Gomez por 4/6, 6/4 e 6/3. O único duelo anterior foi vencido por Weis em dois tiebreaks, no ano de 2021.
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Taverna ainda no início da partida. O argentino saiu vencendo por 3/1 e administrou a vantagem até o fim do set, enfrentando apenas dois break-points. Com duas quebras no segundo set, Daniel igualou a disputa. Já na última parcial, o experiente paulista escapou dos cinco break-points que enfrentou e aproveitou a chance de quebra no último game da partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Pucinelli vence a primeira na temporada
Quem também estreou com vitória nesta terça-feira foi Matheus Pucinelli. O jovem paulista de 22 anos e 343º do ranking superou o suíço Damien Wenger, 395º colocado, por 6/2 e 6/4 em apenas 1h36 de partida. É o primeiro torneio que Pucinelli disputa na temporada. Ele enfrenta nas oitavas o canhoto italiano Edoardo Lavagno, 235º do ranking, em confronto inédito.
Outro brasileiro nas oitavas é o paulista Mateus Alves, que enfrenta o argentino Camilo Carabelli, cabeça 2 do evento. Já o pernambucano João Lucas Reis foi superado ainda na rodada de estreia. O jogador de 23 anos e 309º do ranking caiu diante de Juan Bautista Torres, 432º colocado, por 6/4, 2/6 e 7/6 (7-5) em 2h45 de partida.
Mateus Alves marca a primeira vitória brasileira em Piracicaba
Parabéns pro Daniel. Baita zebra. Decepção com o João Lucas. O bicho é forte, joga bem, mas não engrena.
João Lucas é sempre esse filme repetido: 9 em 10 vezes q vai sacar com um 5×4 ou 4×5, 6×5 ou 5×6; entrega a rapadura, claramente é muito mais uma questão psicológica doq tenistica, uma pena..
Daniel merece sim todos os parabéns por essa vitória mas, esta escancara a fragilidade dessa geração atual do tênis BR: esse Taverna ganhou os últimos SETE jogos contra tenistas nossos entre 21 e 25 anos e, agora tá ae, perdendo pra um, sim, grande batalhador mas, um cara com 35 anos q nunca foi sequer top 200..
Se essa rapaziada n acordar pra vida e perceber q tão fzd mtaaaaa coisa errada, não vai sair dessa faixa de ranking em q se encontram..
E por fim, feliz pelo retorno com vitória do Puccineli, teve um 2023 pavoroso mas, tem só 21 anos, já foi top 200, é um cara com todas as condições de, ao menos, voltar a essa faixa de ranking pra entrar nos Qualys de Slams..
Esse honra a pátria,joga com raça… parabéns!!!
como lutou o Daniel. Impressionante. Salvou uns 15 BP. No 5×5 do 3 set salvou varios BP. Taverna baloeiro hein rs. Depois perdeu a cabeça total. 3h de partida! Parabens Daniel.
Hailander, o cabra vai jogar até os 80 anos.
Grande resultado do Daniel! Que continue assim.
Parabéns ao Daniel, bela vitória. Esse Taverna é um mala em quadra, tem vários episódios dele desrespeitando público e adversário, tem o filme queimado até com os argentinos.