Piracicaba (SP) – O paulista Mateus Alves marcou a primeira vitória brasileira no challenger de Piracicaba, torneio com premiação de US$ 82 mil que está sendo disputado nas quadras de saibro do Clube Cristóvão Colombo. Convidado para a chave principal, Alves venceu um duelo nacional contra Nicolas Zanellato, 492º do ranking, por 7/5 e 6/2 em 1h34 de partida.
Alves está com 23 anos e ocupa o 402º lugar da ATP. Ele está bem próximo da melhor marca da carreira, a 395ª posição, alcançada em abril de 2022. Na partida desta terça-feira, ele disparou seis aces e sofreu apenas uma quebra de serviço, conseguindo quebrar quatro vezes o saque de Zanellato. Seu próximo adversário pode ser o argentino Camilo Carabelli, cabeça 2 do evento, ou o espanhol Carlos Taberner.
O gaúcho Eduardo Ribeiro, 403º do ranking, e o paulista Pedro Sakamoto, 334º colocado, foram eliminados na rodada de estreia. Sakamoto perdeu para o sul-coreano de 19 anos Gerard Campana Lee, 373º, com parciais de 7/5 e 6/1. Já Ribeiro foi superado pelo russo Ivan Gakhov, cabeça 3 do torneio e 179º colocado, que marcou um duplo 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Quem também se despediu ainda na rodada de estreia foi o gaúcho Orlando Luz, 363º do ranking. Ele fez um jogo de dois tiebreaks contra o britânico Felix Gill, 382º colocado, que marcou as parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-5). A partida teve três quebras para cada lado, sendo que Luz não teve bom aproveitamento nos break-points, já que teve 12 oportunidades ao longo da partida.
Outros três brasileiros vão jogar nesta terça-feira. O paulista Matheus Pucinelli enfrenta o suíço Damien Wenger, o também paulista Daniel Dutra da Silva joga contra o argentino Santiago Taverna, enquanto o pernambucano João Lucas Reis estreia contra o argentino Juan Bautista Torres.
O único brasileiro que venceu foi porque enfrentou outro brasileiro. Que fase.
primeira vitória e até o momento a única, e foi contra outro brasileiro! torcer para que mais possam ir pelo menos ao R2!
A princípio, as derrotas foram normais. Sakamoto e Luz tinham jogos equilibrados. Mas poderia ter vindo para o lado dos brasileiros. Precisamos começar a surpreender, ou não vamos ver esses caras evoluindo no ranking.
Vixi….. será que não vai passar mais nenhum brasileiro??? Só passou um até agora pq o adversário era brasileiro. Que fase!!!