Iasi (Romênia) – No encontro entre duas jogadoras romenas, Jaqueline Cristian levou a melhor sobre Elena Ruse para chegar às quartas de final do WTA 250 de Iasi, em quadras de saibro. Cabeça 3 do torneio e 61ª do ranking, Cristian venceu uma disputa de 3h02 com parciais de 6/4, 6/7 (1-7) e 6/2 nesta terça-feira.
A classificação poderia ter vindo de forma mais tranquila para Cristian, que depois de vencer o primeiro set, também liderava a segunda parcial por 5/4. Ruse forçou o tiebreak e igualou a partida, mas a reação parou por aí. No terceiro set, a rival conseguiu três quebras, chegou a abrir 5/0, e definiu a disputa.
“Foi um jogo muito mental. Nós duas somos boas jogadoras e ela luta muito. Disse a mim mesma para pensar positivo e continuar acreditando. Fiz o melhor possível e lutei muito”, disse Cristian, de 26 anos, e que será a única romena nas quartas.
A fight to the very end! 💥
Jaqueline Cristian fights for her spot in the quarterfinals after defeating Ruse 6-4, 6-7(1), 6-2! #UniCreditIasiOpen pic.twitter.com/E7Hd2uKVze
— wta (@WTA) July 23, 2024
A adversária de Cristian nas quartas de final será a russa de 21 anos Elina Avanesyan, cabeça 5 do torneio e 76ª do ranking, que apostou em sua regularidade nos ralis de fundo para superar as variações da croata Petra Martic por 6/2, 5/7 e 6/4. Filha de armênios, Avanesyan está em processo de troca de nacionalidade no circuito profissional. A jovem de 21 anos chegou recentemente às oitavas de Roland Garros.
Do mesmo lado da chave, está garantido um duelo francês nas quartas. Chloe Paquet bateu a suíça Simona Waltert por 6/1 e 7/5, enquanto Selena Janicijevic superou a convidada local Miriam Bulgaru por 6/2 e 7/6 (8-6).
Andreeva segue sem perder sets no torneio
A principal cabeça de chave Mirra Andreeva venceu mais uma partida em sets diretos e segue com apenas sete games perdidos na semana. A jovem russa de 17 anos e 32ª do ranking derrotou a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 78ª colocada, por 6/1 e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Andreeva enfrenta a croata Lea Boskovic, de 22 anos e 202ª do ranking. Ela entrou na chave como lucky-loser e derrotou a norte-americana vinda do quali Varvara Lepchenko por 6/3 e 6/4.
Ainda na parte de cima da chave, a sérvia vinda do quali Olga Danilovic derrotou a romena Anca Todoni por duplo 6/1. Canhota de 23 anso e 148ª do ranking, Danilovic tem um título de WTA, conquistado em Moscou ainda em 2020. Ela enfrenta a húngara Anna Bondar, que bateu a espanhola Marina Bassols por 7/5 e 6/4.
Nova geração chegando, Cristian, Andreeva e Avanesyan principalmente. Mirra Andreeva vai longe. Bia tem que se cuidar.