Madri (Espanha) – Depois de se tornar o mais novo a vencer um jogo de Masters 1000 desde 2018, o carioca João Fonseca viu sua campanha em Madri terminar neste sábado, na segunda rodada. O britânico Cameron Norrie foi o algoz do tenista de apenas 17 anos, triunfando em sets diretos, com o placar final de 6/1 e 6/4, em apenas 68 minutos de partida.
Classificado para a terceira rodada pelo terceiro ano seguido, o cabeça de chave 29 Norrie terá pela frente o vencedor da partida entre o sérvio Miomir Kecmanovic e o norueguês Casper Ruud, quinto pré-classificado, que vem em grande forma depois de fazer final no Masters 1000 de Monte Carlo e conquistar o título no ATP 500 de Barcelona.
Apostando mais na consistência, Norrie terminou o jogo com menos bolas vencedoras que o promissor brasileiro (10 a 15), mas também cometeu menos erros não forçados (11 a 15). O saque do canhoto britânico fez a diferença, com 76% de aproveitamento contra apenas 59% de Fonseca, que não converteu uma chance de quebra sequer e perdeu três dos cinco break-points que encarou.
Ocupando atualmente a 242ª colocação no ranking, a melhor da carreira até então, Fonseca dará um bom salto com sua vitória solitária na competição, subindo provisoriamente para o 225º lugar na próxima lista da ATP. O carioca aparece no top 100 da corrida da temporada, subindo para 97º e segue firme como o sexto na briga por uma vaga no Next Gen Finals.
Norrie passes the Fonseca test ✊
No.29 seed @cam_norrie prevails 6-1 6-4 to reach R3 in Madrid for the third straight year.#MMOpen pic.twitter.com/gXjiuRfxR3
— Tennis TV (@TennisTV) April 27, 2024
Começo muito abaixo de Fonseca
Fonseca até que começou bem na partida e confirmou seu primeiro game de serviço com autoridade, só que daí em diante fez um set muito apressado, cometeu oito erros não forçados, muitos deles da linha de base, e teve apenas quatro winners. Norrie praticamente não errou, anotou duas quebras seguidas e levou apenas 20 minutos para abrir 1 a 0.
Equilíbrio maior no segundo set
Menos afoito em quadra, o jovem carioca passou a trabalhar mais os pontos na segunda parcial, ao mesmo tempo que o saque lhe rendeu alguns pontos mais tranquilos. Do outro lado, Norrie manteve a consistência e aguentou as trocas de bolas pesadas, se movimentou bem para os dois lados e ainda desferiu algumas curtinhas muito bem colocadas.
O jogo ficou mais parelho, a definição veio apenas na reta final e nos detalhes. Norrie conseguiu pressionar no nono game, teve três break-points e no terceiro conseguiu a vantagem. Em seguida, Fonseca lutou para evitar a eliminação, teve quatro chances de devolver a quebra de desvantagem, mas não as aproveitou e viu o britânico selar a vitória no segundo match-point que teve.
Com um milhão de erros não forçados é difícil vencer. Mesmo errando ele insiste em tentar paralelas arriscadas. Cadê o técnico pra mandar ele trocar mais bolas cruzadas, pegar mais ritmo
Uma pena, mas hoje Joãozinho estava descalibrado. Errou como nunca mas vai lhe servir de aprendizado. Vamos torcer por ele em Roma e Paris agora.
Normal que ele passe por algumas oscilações, ele está em desenvolvimento. João é um talento nato, mas isso não quer dizer que irá ganhar todas as partidas.
O João Fonseca tem 17 anos e vc cobrando experiência de um Norrie que tem 30. Esse é o estilo de jogo dele tá insatisfeito acompanha Pigossi que é uma grande jogadora foi top 100, mas joga mais nos erros dos adversários.
Perfeito kkkk
Ele está certo em continuar na tática dele. Tem que anos pô. Vai adquirir essa experiência ainda.
Estilo de jogo agressivo é uma coisa e tentar winner em toda bola é outra coisa. Hoje, o João estava mais para essa segunda hipótese. O garoto é jovem e talentoso, fica o aprendizado, tem o tempo ao seu favor, vai evoluir cada vez mais, tenho muita esperança que será um tenista de muito sucesso.
Concordo. Até o Federer trocava mais bolas, tinha mais paciência.
Falei que ia fazer ele errar, para descer um pouco, e aprender com humildade nos Challenger.
Fala serio… na próxima derrota vai sugerir que ele foque em ITFs. É cada uma.
Gusmao é assim mesmo. Ele é o tipo de pessoa que se anima com 4-20 pontinhos no ranking e iria comentar como se tivesse muita razão se ele passasse de 225 para 214 entre uma semana e outra.
O lugar do João já são nós ATP 250 o que é uma questão de tempo para ele ter ranking para disputar os qualis
Deixei o Norrie a vontade para vencer.
Garoto tem somente 17 anos e já chegou onde está. Take it easy!
Acho que já está na hora de trocar de técnico, você não acha?
Pensei em mandaram essa mensagem aí….a galera tem tolerância zero com z maiúsculo. Kkkk….cadê o técnico??? Kkkkkk
Perfeito, pensava exatamente isso. Tem que lembrar que a tática principal é VENCER e pra isso a vezes temos que sair de “zonas de conforto”. Impor seu próprio estilo se, e somente se, ele estiver funcionando.
Nossa acho que vc devia ser técnico. Ia ganhar mais do que ficar comentando aqui.
Coitado (a) do atleta …
Resultado normal! Norrie é muito inteligente e versátil! Serviu de grande aprendizado pro nosso menino de ouro!
Concordo plenamente. O norrie fez um jogo taticamente perfeito: 90% das bolas no backhand do Fonseca; conseguiu baixar a bola, sem prejuízo da potencia, tirando o fonseca da zona de conforto de bater a bola na subida a altura do ombro. E pra completar sacou muito bem. Como consequencia o fonseca jogou incomodado o tempo todo. Uma crítica que eu faria ao desempenho do Fonseca é que parece que não o avisaram que o norrie é canhoto. Ele encheu o forehand do cara de bola. Mas está de parabéns, caiu lutando com dignidade.
o segundo set foi muito bom. hoje foi aprendizado.
João Fonseca é um fenômeno de audiência. Impressionante o carisma e a qualidade de seu jogo. Norrie de parabéns, pois suportou um estádio contra!
Fonseca de fato eh um talento. subiu mais de 400 posições em 2024 ( em 4 meses ). ainda comete erros de um juvenil, afinal ele tem só 17 anos e 8 meses. Ele precisa ser menos afoito e reduzir erros não forçados. Quando chegar nesse nivel será top 20/10.
Não é demérito nenhum perder para o britânico,mas o João começou o jogo muito nervoso, cometendo muitos erros não forçados,oque lhe custou o primeiro set.No segundo jogou melhor,mas o britânico continuou firme e não permitiu que o Fonseca voltasse para o jogo,é pegar as lições e aprimorar para o próximo torneio,valeu demais garoto,bora pra próxima!
Poxa, uma pena agora será que o brasileiros vão continuar vencendo agora que o fonsequismo acabou?
Amigo quem puxou o fonsequismo foi o sucesso do Wild. Bora dar os créditos de pioneiro a quem realmente o fez, e ele se chama Thiago Wild!
Hoje ganhou uma aula de tênis, que certamente ajudará muito no crescimento para os próximos meses… Vale lembrar que há 3 meses atrás o João estava jogando ITFs… o nível dos adversários cresceu absurdamente, então é claro que ainda precisa de tempo pra se adaptar…
Resultado absolutamente normal. Norrie é um enrolao na quadra, um tipo de jogo muito difícil de jogar, faz parte. Bora pra próxima
Cameron Norrie é aquele clássico “carne de pescoço”. Canhoto, estilo de jogo exótico, backhand reto e chapado, com aquela preparação nada ortodoxa. Tipo de adversário que leva um tempo para os mais jovens se acostumarem a enfrentar.
João Fonseca está de parabéns pela postura e pelo trabalho que vem fazendo!
Excelente para um jovem de 17 anos . Pode demorar mais para amadurecer que ALCARAZ ? . Claro que sim mas seu destino já está traçado. João Fonseca já e’ um fenômeno a lapidar . Chamo atenção para o garoto que Djokovic fez questão de levar pra treinar dias com ele em Belgrado. Jakub Mensik , apenas 11 meses mais velho que João , e que bateu Rublev em Doha e Dimitrov hoje em Madrid . Atualmente Top 74 ( chegou ao 69 ) , outra fera que vai ajudar aos que gostam de comparações…rs . Abs!
“Apenas 11 meses” é uma vida nesse nível. Fonseca tem tudo pra estar lá daqui 1 ano. Há 6 meses, Fonseca era metade do que é hoje. O crescimento é exponencial.
Thiago . O problema é o ranking um está entre os 100 do mundo .o João e 225.entao o Joao tem muito a evoluir
Em 11 meses o João também estará lá no Top 100. Devemos nos lembrar que a primeira virada de chave dele ocorreu a apenas alguns meses e que ele está em pleno desenvolvimento físico, tático e mental. Parem com as comparações e essa ânsia de querer um super campeão da noite para o dia, vamos respeitar o processo e curtir cada passo, suas vitórias e derrotas. Paciência é uma virtude!
Sinner levou mais tempo que Alcaraz e hoje é o cara a ser batido, fica a reflexão.
O norrie jogou muito.vamos para próxima joao
João abusou nos erros hoje, uma pena. Mas mostrou que vai dar muito trabalho para os jogadores de ranking mais alto daqui pra frente.
Parabéns ao Fonseca pela campanha. Está dando o seu melhor e procurando aprender o máximo. Acredito que a receita para crescer é continuar disputando os grandes torneios, porque o jogador aprende mais quando enfrenta os melhores. Acho que não precisa disputar torneios menores pra mostrar que tem humildade. Pra mim, ter humildade é jogar sempre o seu melhor, independentemente do adversário, reconhecer os próprios erros e reconhecer o valor dos adversários, não importando o nível de torneio que se está disputando.
Carlos. Agora é certo que vai jogar ATPs e em nível menor será os challenger 175. Subiu de patamar. Quanto a Roland Garros não acredito em.convite e se tiver convite vai ser “comprado”. Torcer pra convite no master 1000 de Roma. Mais 4 meses deve ser top 100 no meu entender sem precisar mais de convites.
Ok. Realmente, por enquanto talvez o ranking do João Fonseca não permita participar de torneios maiores sem ser por convite. Nesses casos, terá que jogar Challengers. O curioso é que, devido ao seu sucesso precoce nos torneios de ATP, quando jogar um Challenger entrará como favorito e aí as expectativas e pressão sobre ele serão maiores. Que ele consiga tirar grandes aprendizados dessas situações.
Já tem ranking para quali de GS. Mas ainda depende de convite para entrar nos torneios nível ATP, até mesmo quali de 250. Vai precisar ainda disputar alguns Challengers, a fim de continuar subindo no ranking.
Fonseca cometeu muitos erros não forçados e não soube explorar o backhand do adversário. Ele tem apenas 17 anos, e a oscilação é absolutamente normal e faz parte do processo de aprendizado. Tudo tem seu tempo. Aos 18 anos, Alcaraz, Sinner tiveram diversas derrotas contra jogadores de ranking muito pior do que o do Norrie na atualidade.
O lado positivo da derrota é que hoje não tem comentarista mãe Dinah cravando que ele irá igualar ou superar o Guga, como se fosse possível ter certeza que algum jogador de 17 anos irá vencer 3 Grand Slams e se tornar n⁰1 do ranking.
Engraçado o título da matéria “acaba com festa de Fonseca”. Que festa? Todo mundo sabia que seria duro até o primeiro jogo dele e ele ganhou! Contra o Norrie, apesar dos muitos erros do João (normal também) ainda jogou bem sim! E contra um 30 do mundo, rodado no circuito há anos! E o garoto tem apenas 17 anos! Entrou totalmente sem pressão nesse torneio e óbvio que até muito mais pra ganhar experiência! Parabéns João!
de acordo um titulo muito infeliz para o caso.
A bola com topspin do Norrie incomodou bastante o João, é dificil atacar bolas assim no saibro, foi uma estratégia inteligente do time do britanico pro jogo.
E.o João no segundo set melhorou muito e conseguiu entrar no jogo, a cada partida ele melhora! Se adapta muito bem às adversidades da partida, tem uma leitura de jogo que é um assombro pra idade dele. Vamo pra proxima!
Nervosismo, afobação, jogo contra atleta cascudo, atleta canhoto. Tudo que só a experiência poderia encarar hoje. Era jogo pra um Monteiro jogar. Tem jogo mais contundente que Norris mas a experiência, a consistência fala mais alto. Ainda acredito que perdeu pelo nervosismo e afobação no 1 set e no último set o fator experiência, ser canhoto e consistente brecou a reação do Fonseca. No ano passado no Rio o Fonseca perdeu para o Molcan. Falei que seria uma única vez que perdia pro Molcan. Hoje também acho que o Norris não ganha mais outra do Fonseca. E se ganhar só se for ainda nessa etapa juvenil 2024. Daí pra frente vai virar freguês.
Primeiro set bem errático do Fonseca, melhorou consideravelmente no 2° set mas, vdd seja dito, o Norrie estava mtooooo inspirado quase o tempo todo, usou com maestria o seu forehand de canhoto pra fugir do poderoso forehand do Fonseca e, qnd inspirado, é um jogador q sabe trabalhar com o peso da bola do rival..
Clr, aquela pontinha de decepção pela oportunidade q se perdeu de pormos 3 BRs numa terceira rodada de ATP Masters mas, absolutamente normal no seguimento da promissora carreira do João.
A real é que pra pachecada aqui do site o Fonseca é “apenas um juvenil” quando perde e “parecido com o Sinner e o Djokovic” quando ganha. Na real ele é apenas um sujeito talentoso que pode (ou não) vingar no circuito nos próximos dois anos. Até o presente momento ele tem um total de zero títulos e conseguiu perder prum jogador limitadissimo como o Heide numa final de challenger em Assunção. Aguardemos para que ele nao venha a ser um novo Thiago Wild.
Ótimo comentário
Teve Pacheco colocando o menino na final
Outros cravando ser melhor que o GuGa
Risível
Uma chuva de erros não forçados. Precisa usar esse jogo como modelo do que não fazer. Precisa fazer o adversário jogar mais.
Pior exibição do João na curtíssima carreira. Sentiu muito a pressão, cada erro trazia um monte de fantasma. Muita dificuldade de retomar a concentração e os ENF acumulando. Não conseguiu se sentir minimamente confortável em momento nenhum. Que sirva de aprendizagem. Deveria ter desfrutado mais a partida e entrar um pouco mais relaxado a final, tudo nesse momento é aprendizado. Grande perigo é estarem permitindo a pressão por resultado chegar no João. Se isso estiver rolando podem colocar tudo a perder.
JOÃO NÃO CURTIU JOGO MOMENTO ALGUM. ERA PRA TER DESFRUTADO A PARTIDA E JOGADO MAIS SOLTO. MAS ELE DEMONSTROU ESTAR SE PRESSIONANDO PELO RESULTADO. ISSO NESSE MOMENTO É PERIGOSO E
Coitado do João, ter que carregar a pachecada nas costas não vai ser fácil…
Muita ansiedade… Joãozinho foi com muita sede ao pote. Queria partir a bola no meio e errou demais. Que fique de experiência que tem que começar devagar com jogadas menos arriscadas e deixar baixar a adrenalina. Uma pena pois ele tranquilamente teria condições de rivalizar com o experiente norrie.
Tomou PAU !!!! Normal neh ?!?!?! Menos pessoal… menos ?!?!?!?!
Norrie era o pior adversário possível pra essa etapa da carreira do João. O britânico usa toda força do adversário e é muito experiente.
Qto ao brasileiro, joga demais. Será top ten em pouco tempo
É lamentável que muitos “que se dizem torcedores” venham aqui criticar João Fonseca por uma derrota absolutamente normal para Norrie o número 30 do mundo. O garoto tem apenas 17 anos e joga uma enormidade. Derrotas serão frequentes na sua caminhada, e são absolutamente necessárias para seu aprendizado. Fez um grande torneio , vendeu muito caro acredita no segundo set e merece todo o nosso apoio e respeito. Vai muito longe e tem muito talento. E quanto ao estilo , quem não gostar, vá torcer para os passadores de bola …
Gente vamos resumir a parada, Fonseca vai ser top, mas a equipe precisa trabalhar os defeitos corriqueiros. Nervosismo no inicio do jogo, e a enormidade de erros não forçados precisam ser corrigidos pra já. O menino, por sua idade, é um tanto afoito, haverá correção.
O SESC SANTOS É MUITO LEGAL, OS FUNCIONARIOS SÃO TODOS BEM SIMPATICOS E EDUCADOS, EU RECOMENDO A TODOS MORADORES DE SANTOS CONHECEREM, EM 2025 EU SEREI O NOVO DIRETOR DE TÊNIS DE MESA DO SESC, E FAREI O MEU MELHOR PRA CONTINUAR QUE O SESC SANTOS CONTINUE A SER UM PONTO DE ENCONTRO À TODOS QUE JOGAM TÊNIS DE MESA. MAS TAMBÉM IREI PROPORCIONAR ALGUMAS NOVAS ATIVIDADES ESPORTIVAS, DEIXANDO ASSIM MEU LEGADO PARA A FUTURA GERAÇÃO SANTISTA E BRASILEIRA. VENHAM TODOS CONHECER O SESC SANTOS, EU TENHO TODA CERTEZA QUE TERÃO UM DIA BEM AGRADÁVEL E REPLETO DE SURPRESAS E FELICIDADE PRA TODOS ! QUERO APROVEITAR PRA DIZER QUE TODOS TENHAM UM 2024 REPLETO DE PAZ E ALEGRIA !!!
ATENCIOSAMENTE,
YAN PRIETO SAVIETTO, O GÊNIO DO TÊNIS DE MESA KKKKKKK
Nao sei o que mais me deixou irritado … O joao forçando erros atras de erros, ou aquela narradora totalmente desconectada com o jogo, sem saber regras basicas do tenis… transmitindo emoção zero !
@Dalcim qual o próximo torneio do Fonseca?
Ele não divulgou, Marcelo