Nova York (EUA) – Pela segunda vez em sua carreira profissional, Sorana Cirstea disputará as quartas de final de um Grand Slam. Vinda de uma grande vitória sobre Elena Rybakina na última sexta-feira, experiente romena de 33 anos e 30ª do ranking voltou a eliminar uma cabeça de chave no US Open, superando neste domingo a suíça Belinda Bencic, 13ª do mundo, por duplo 6/3 em apenas 1h25.
Cirstea repete seu melhor resultado em Grand Slam, que havia sido alcançado há 14 anos, no saibro de Roland Garros em 2009. Apenas a croata Mirjana Lucic passou mais tempo entre duas grandes campanhas em Slam, foram 18 anos entre Wimbledon de 1999 e o Australian Open de 2017.
Para superar Bencic pela terceira vez em quatro jogos, Cirstea disparou cinco aces, enquanto a suíça fez cinco duplas faltas. A romena colocou pressão constante sobre os games de saque da rival, criando 10 break-points para obter seis quebras. Ela liderou a contagem de winners, e cometeu 14 erros contra 32. Além disso, a romena conseguiu uma revanche, contra sua algoz na edição passada do torneio.
🇷🇴 Sorana Cirstea wins the first set 6-3 over 🇨🇭 Belinda Bencic. pic.twitter.com/wVwTdb6HOm
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2023
Com um ótimo trabalho ao lado do sueco Thomas Johansson, Cirstea tem recuperado posições ao longo da temporada. Em março, a romena aparecia apenas no 83º lugar, antes de emendar boas campanhas como as quartas em Indian Wells e semifinal em Miami. O melhor ranking de sua carreira é o 21º lugar.
A adversária de Cirstea nas quartas será a tcheca Karolina Muchova, número 10 do mundo e finalista de Roland Garros. Muchova, de 27 anos, agora tem quartas em todos os Grand Slam. A tcheca lidera o retrospecto contra a romena por 3 a 1, e buscará sua segunda semifinal em torneios deste porte.
Por outro lado, Bencic tinha a chance de fazer mais uma boa campanha no US Open. A suíça foi semifinalista do torneio em 2019 e chegou outras duas vezes às quartas, a última em 2021.