Cash vê calendário equilibrado como o maior desafio para Djokovic

Foto: Simon Bruty/USTA

Londres (Inglaterra) – Não é segredo que o sérvio Novak Djokovic, aos 37 anos, esteja na reta final de sua carreira e já não consiga ter o mesmo desempenho físico de outrora. Com uma temporada bem mais reduzida em 2024, os títulos também minguaram e ele só não passou em branco porque conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Para o australiano Pat Cash, equilibrar o calendário é o que pode fazer a diferença em 2025.

“Os jogadores mais velhos caem nesta armadilha sempre que tentam salvar os seus corpos e nem sempre conseguem um bom equilíbrio jogando jogos suficientes. Ver jogadores mais velhos começando a perder partidas de cinco sets ou a ter mais dias ruins é natural. É uma decisão difícil, sei que Novak disputou muitas partidas ao longo de sua carreira, mas ele ainda precisa ser duro diante de uma melhor de cinco nos Grand Slam”, disse Cash para o Tennis 365.

Para o australiano, se Djokovic chega com poucas partidas nos Slam, pode sentir falta de ritmo nas rodadas iniciais e assim terá jogos mais longos, o que pode comprometer seu desempenho nos duelos decisivos. “Costumamos dizer que não se pode dar ao luxo de jogar duro cinco sets na primeira semana, pois você precisa se manter fresco, especialmente quando você envelhece”, argumentou o vencedor do torneio de Wimbledon em 1987.

“Se você não tiver partidas suficientes em seu currículo e jogar uma partida longa no início, você vai sentir isso lá na frente”, acrescentou o australiano, que dá como exemplo o novo treinador do sérvio, o ex-número 1 do mundo Andy Murray. Mesmo com problemas físicos no final da carreira, o britânico sempre jogou bastante em suas preparações.

“Andy sofreu muitas lesões, mas sempre tentou jogar muitos torneios até o final da carreira. Para mim, esse é o grande segredo de Novak no próximo ano. Se ele conseguir acertar sua agenda e ter a quantidade certa de partidas em seu currículo, pode vencer novamente. Andy acabou de sair do circuito, então ele conhece muito bem os jogadores e isso vai manter Novak motivado”, concluiu.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.