Santiago (Chile) – Ídolo local e campeão do ATP 250 de Santiago em 2021, seu último título no circuito, o chileno Cristian Garin conquistou sua primeira vitória em uma partida de saibro em nível ATP em 10 meses, batendo o argentino Juan Pablo Ficovich por 2/6, 6/4 e 6/4 na noite de segunda-feira.
“Eu estava realmente nervoso no começo, um pouco lento e ele estava jogando muito bem, batendo reto e fundo. No segundo set, tentei fazer pontos mais longos e peguei o ritmo da partida. Eu estava realmente tenso, mas estou muito feliz com a forma como joguei nos últimos games”, celebrou Garin.
O chileno, que converteu apenas três das 16 oportunidades de quebra que teve contra Ficovich, aguarda o vencedor do duelo entre o argentino Tomas Martin Etcheverry, quinto mais bem cotado ao título, e o francês Hugo Gaston.
Mais cedo, o sérvio Laslo Djere derrotou o convidado peruano de 20 anos Ignacio Buse por 6/3 e 6/4 para chegar à segunda rodada. Ele terá agora pela frente o espanhol Pedro Martinez, quarto mais bem cotado ao título, que entra adiantado na chave. Será o quarto embate entre eles no circuito e Djere venceu os outros três.
O alemão Yannick Hanfmann, duas vezes quadrifinalista em Santiago, conquistou apenas sua segunda vitória na temporada superando o argentino Facundo Diaz Acosta com o placar final de 7/5 e 6/3. O germânico desafiará outro argentino na próxima fase, quando cruzará com o cabeça de chave número 1 Francisco Cerúndolo.