Bruxelas (Bélgica) – Classificado pela primeira vez na carreira como cabeça de chave em um torneio na elite do circuito, o carioca João Fonseca conheceu o seu caminho na disputa do ATP 250 de Bruxelas, que acontece a partir desta segunda-feira no piso duro e coberto da Bélgica. Sétimo principal inscrito, o tenista de 19 anos abre campanha diante do holandês Botic van de Zandschulp, ex-número 22 do mundo e atual 84º colocado no ranking.
Os dois já se enfrentaram uma vez e Fonseca levou a melhor, em duelo pelo fase de grupos das finais da Copa Davis em 2024, em Bolonha, na Itália. Na ocasião, o brasileiro triunfou por 6/3 e 7/6 (7-3), também em quadra rápida e coberta.
Quem avançar enfrenta o espanhol Pedro Martinez ou um tenista vindo do qualificatório. Já em um eventual duelo de quartas de final, a principal ameaça é o canadense Félix Auger-Aliassime, campeão em 2022, que entra direto na segunda rodada e aguarda pelo vencedor do duelo entre o italiano Federico Cina e o bósnio Damir Dzumhur.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No mesmo quadrante e potenciais nomes para chegar à semifinal estão nomes como os anfitriões Zizou Bergs e David Goffin, além do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que também entra adiantado como cabeça 4.
Do outro lado da chave está o italiano Lorenzo Musetti, principal nome da competição, que estreia apenas na segunda rodada e pode ter um confronto nacional com Mattia Bellucci, que aguarda por um qualifier. Neste setor está também o francês Giovanni Perricard, quinto pré-classificado.
Por fim, outros destaques que completam o sorteio são o tcheco Jiri Lehecka, cabeça 3 e forte candidato às semifinais, o argentino Sebastian Baez, o norte-americano Reilly Opelka e o espanhol Roberto Bautista Agut, atual vencedor do torneio.
O ATP 250 de Bruxelas acontece entre os 13 e 19 de outubro no Brussels Expo, na capital belga. O torneio oferece uma premiação total 706.850 euros, sendo 107.490 euros para o campeão e 62.720 euros para o vice.
Thiago Wild desistiu de toda a gira sul-americana? Alguém tem notícia? Parece que se retirou de tudo…
Desistiu sim.
Bom jogo
Pedreira, desanimou um pouco, mas torcer pro garoto estar inspirado.
Uai, mas não tem jogo fácil. Se não for “pedreira”, vai ser “pedreira” do mesmo jeito. Se o lance é escolher adversário, nunca chegará ao topo.
Botic joga muito, mas não vem em boa fase, e já perdeu pro João. Da pra vislumbrar um jogaço com o Aliassime nas quartas.
A falta de ritmo de competição vai ser o maior adversário, vamos torcer para o talento prevalecer
Concordo contigo, vem de um longo período de treinos, mas jogo é jogo. Agora tem 03 torneios na sequência, para adquirir um bom ritmo é importante conseguir avançar algumas fases. Vamos torcer para a “preparação” estar correta. Quem sabe vai longe. Apesar de difíceis, os adversários não são invencíveis.