Xangai (China) – Apesar de ter deixado a quadra central do Masters 1000 de Xangai com um sorriso e agradecendo ao público, Novak Djokovic saiu frustrado com a derrota para Valentin Vacherot, número 204 do ranking ATP, por 6/3 e 6/4, na semifinal do torneio chinês. O sérvio vivia a expectativa de disputar sua sexta final no evento e ir busca do quinto título, mas não conseguiu superar o monegasco.
Após a partida, Djokovic falou brevemente com os jornalistas e respondeu a poucas perguntas. Sem querer detalhar os problemas físicos que o incomodaram ao longo do torneio – incluindo dores na coxa, no ombro direito e o desgaste causado pela intensa umidade – o sérvio manteve o foco na vitória do adversário.
Beautiful moments ❤️@DjokerNole @val_vacherot #RolexShanghaiMasters pic.twitter.com/nkhFRRv4Cm
— Tennis TV (@TennisTV) October 11, 2025
“Quero felicitar a Valentin por chegar à sua primeira final de Masters 1000. Ele veio do qualificatório, é uma história incrível. Eu disse a ele na rede que teve um torneio incrível, mas principalmente que sua atitude é muito boa e que o jogo dele também foi espetacular. Desejo tudo de melhor na final, e hoje ganhou o melhor jogador”, declarou o ex-número 1 do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao ser questionado sobre seu estado físico após uma semana de altos e baixos e de uma partida em que precisou de atendimento médico, Nole se esquivou e foi direto: “Não. Próxima pergunta, por favor.”
Agora eliminado em Xangai, Djokovic deve se concentrar na continuação da temporada indoor europeia e na exibição Six Kings Slam, que será disputada na Arábia Saudita entre 15 e 18 de outubro. Em Riad, ele terá as companhias de Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Alexander Zverev, Taylor Fritz e Jack Draper.
The most successful player in the tournaments history departs with grace 👏
Another week of Novak Djokovic doing the extraordinary was a joy to watch #RolexShanghaiMasters pic.twitter.com/0wWCL2YJUg
— Tennis TV (@TennisTV) October 11, 2025
As lesões fantasmas de Djokovic. Ninguém viu, ninguém sabe o que aflige o sérvio.
Até por isso ele não quis entrar em detalhes rsrs
Vai postar USG de suas diversas lesões na Internet? Nao proxima pergunta por favor kkkkkkk
Força Djokovik.
Barco pata frente.
Na Temporada permanece na terceira posição.
Djoko continua com a técnica e mental de campeão intactos, só que a natureza é implacável! O corpo suplica por aposentadoria! 2026 será a última dança do sérvio, a não ser que aconteça algo muito atípico
Caramba conseguiu perder esse WTA125
Até na entrevista demonstra hombridade e dignidade. Hombridade ao elogiar quem se saiu melhor no jogo, e dignidade pra não culpar as supostas lesões, pelo insucesso. Quando o cara é diferenciado, é diferenciado e pronto. Faltam adjetivos pra classificar o melhor de todos os tempos.
Aqui, tenho que criticar. Não é não responder sobre a lesão que torna a lesão suposta. Ele pediu atendimento médico e ficou se arrastando em quadra. Então, não responder mostra que não quer dar ênfase e não que ela foi suposta. Caso contrário, ele fingiu no jogo, e falou verdade na entrevista. Não tem meio termo. Eu prefiro acreditar que foi real e que você se equivocou no “suposta”.
Alguns tenistas do circuito não compreenderam a mudança do jogo.
No confronto de Djokovic e Vacherot, o sérvio conquistou 9 Winners, Vacherot 22.
No jogo entre Medvedev e Rinderknech, o russo teve 11 Winners, o francês 48.
Quando digo que o jogo mudou, os números demonstram, o jogo de troca de bola, espera de um erro, foi enterrado.
O jogo agressivo de Carlos Alcaraz mudou muito o tenis (em pouco tempo).
Hoje, jogadores como Medvedev ou Djokovic não conseguirão resultados no tênis, não apenas pela idade, mas principalmente pela forma de jogar, o sérvio nunca foi agressivo, sempre foi um tenista de contra ataque, o russo é da escola da consistência (do popular, mais uma bola).
O russo ainda tenta mudar, o sérvio não tem mais como fazer mudanças, a condição física precária, não permite.
Apenas os agressivos sobreviverão…
Game over.
Eu concordo
JClaudio, vc tá de zueira né? Misturar alhos com bugalhos! Djokovic varria geral no seu auge! Agressivo, defensivo, sacador etc… podia vir quem fosse! Rinderknech e Vacherot também seriam surrados pelo sérvio naquela época! O cara é veterano, meu caro! Pelo amor!
Caminha para uma decadência,seria melhor parar,tá velho ,já fez muito e o corpo já demonstra q não vai corresponder ao lado mental ,por mais q lute ,2026 não ganha mais nada ,já está acabado,desista Nole vc foi gigante ,o maior de todos.
Semifinal de Masters Mil é decadência em que planeta???
Tão sem noção esse tipo de comentário! Vá dizer isso ao Sinner que apesar da idade, saiu mancando e não conseguiu nem chegar nas oitavas ou aos que não conseguem nem se classificarem. Vc não parece entender que está falando de um cara que chegou na semi-final.
Djoko não conseguia bater a esquerda já no terceiro game do primeiro set. Foi muito educado em não mencionar qualquer lesão, assim como no cumprimento de rede (uma marca do sérvio), mas quem assistiu ao jogo (sem ser hater claro) percebeu sua evidente dificuldade ao se mexer para o lado esquerdo.
É um processo irreversível para o maior de todos. Se por um lado ele é um monstro tecnicamente, a ponto de se segurar com facilidade no top 5 do ranking mundial, por outro lhe falta físico e assim fica impossível performar contra qualquer tenista profissional.
Ele pode se cuidar, como sempre o fez e ainda faz, treinar bem, mas a tendência com essa idade bem avançada é ter um desgaste acumulado, o corpo já está surrado depois de 20 anos em altíssimo nível.
Acredito que ele vai seguir tentando, o sérvio é muito competitivo, mas a qualquer momento o físico deve deixá-lo na mão. Em Shanghai isso aconteceu logo em seu segundo jogo, em que precisou terminar a partida à base de remédios, então complica.
O lado “bom” do Djoko segue sendo a parte técnica. Eu vi Nadal e Federer ruirem nos aspectos físicos e técnicos, tiveram choques de realidade e foram “obrigados” a parar, mas Novak, caso esteja inteiro fisicamente, consegue performar muito bem, por isso ainda chega em fases agudas desses grandes eventos.
Pra mim ainda é um privilégio ver o maior de todos jogar, Djoko vai fazer muito falta quando parar e fico satisfeito dele ter sido parado por um fator natural, algo que acontece com quem tenta desafiar o tempo. Situação bem diferente ocorreu com seus rivais diretos, que ainda eram bem novos quando foram superados por ele.
É uma pena vê que muitas pessoas ainda não entenderam a mensagem que Djoko manda de forma gratuita pra todos. NUNCA DESISTAM. Nao importa quantas pessoas digam nao, nao da, o corpo nao aguenta, ja ta velho, agora é ladeira abaixo…. parem de falar e comecem a ouvir. Terão muito mais sucesso na vida de vcs.