Los Angeles (EUA) – Billie Jean King será homenageada na próxima semana como a primeira atleta feminina a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O evento de segunda-feira será apresentado por Ellen K, uma colega da Calçada da Fama e apresentadora de rádio. Jamie Lee Curtis e Earvin “Magic” Johnson serão palestrantes convidados.
“Como nativa do sul da Califórnia, é um sonho que se tornou realidade”, disse King em postagem no Facebook em junho de 2023.
King será a 2.807ª estrela da Calçada da Fama, marcando o mais recente reconhecimento histórico que a lenda do esporte recebeu. Ela também foi a primeira atleta feminina a receber a Medalha Presidencial da Liberdade em 2009 e a primeira atleta feminina solo a ganhar uma Medalha de Ouro do Congresso no ano passado.
Desde a década de 1960, King terminou a temporada profissional no posto de número 1 do mundo seis vezes e ganhou o recorde de 20 títulos de Wimbledon e 39 títulos de Grand Slam de simples, duplas e duplas mistas.
Além das marcas esportivas, King fez seu nome defendendo a igualdade de gênero. Em 1973, ela pediu por prêmios em dinheiro iguais no US Open para homens e mulheres, marcando o primeiro grande torneio a premiar ambos os sexos com a mesma quantia.
Merecido!
Verdadeiro gênio do tênis feminino.
39 Slams no total, não é brincadeira.
Ela deve ter uma sala especial para estes 39 canecos!
Bonito exigir prêmio igual e não exigir jogar igual (melhor de 5 sets).
Feminismo radical e esporte não combinam, ao meu ver.
Só quem é alinhado ideologicamente ou fracos para dar atenção.
Se eu fosse diretor de torneio, ignoraria solenemente ou mostraria os números financeiros que justificam premiações diferentes.
Então para você, o ideal seria um torneio único, com chave única, entre homens e mulheres?
Claro que não, Sr. Victório.
Pra mim, o ideal é quem gera mais, ganhar mais.
Assim funciona o mundo. Se o tênis feminino tivesse mais público e gerasse mais receita, seria justo as mulheres ganharem mais, mesmo jogando menos (no caso dos Slams).
Se a receita gerada for igual ou quase, aí sim, premiação igual.