Nova York (EUA) – Cofundadora da WTA e lenda do tênis, Billie Jean King, usa sua ampla plataforma para impulsionar outras pessoas há mais de 50 anos. Nesta semana, seu empenho foi retribuído ao ser selecionada para a lista inaugural Time100 de Filantropia pela revista Time.
A lista é a mais recente expansão da franquia Time100, que seleciona as pessoas mais influentes do mundo há mais de duas décadas. Além da lista principal, que este ano incluiu Serena Williams, a revista também homenageia influenciadores em IA, clima e saúde, que, segundo ela, são “áreas prestes a moldar significativamente o nosso futuro”.
O jornalista Harry Booth, da revista Time, relata como US$ 5.000 em financiamento inicial ajudaram a dar origem à organização que hoje é conhecida como Women’s Sports Foundation em 1973 — um ano marcante para King, que também incluiu a criação da WTA, a promoção do US Open para que a premiação fosse igual para homens e mulheres e a vitória na famosa “Batalha dos Sexos” contra Bobby Riggs.
“Nas cinco décadas seguintes, ela permaneceu dedicada à defesa da igualdade no esporte e à filantropia que apoia o poder do esporte para transformar vidas e promover mudanças sociais”, escreve Booth, acrescentando que a “doação inicial refletiu a fusão característica de ativismo e construção institucional inteligente” que perdura até os dias atuais.
King escreveu nas redes sociais que estava “muito orgulhosa de ser incluída” na lista inaugural de filantropia, que inclui seleções de 28 países. A editora sênior da revista, Ayesha Javed, selecionou repórteres, editores e colaboradores do mundo todo e agrupou os homenageados nas categorias de titãs, líderes, pioneiros e inovadores. Outras inclusões notáveis do mundo dos esportes incluem David Beckham, o jogador de basquete Steph Curry, Ayesha Curry, e o skatista Tony Hawk, além de figuras transcendentes como Lin-Manuel Miranda, Dolly Parton e Oprah Winfrey.