Sevilha (Espanha) – A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou nesta quinta-feira uma mudança no formato da fase final da Billie Jean King Cup, que será disputada entre os dias 12 e 20 de novembro, em Sevilha, na Espanha. A competição entre 12 países não terá mais uma fase de grupos e será exclusivamente eliminatória até a definição das campeãs.
A mudança faz com que os quatro países cabeças de chave entrem diretamente nas quartas de final, a partir de 15 de novembro. Já as outras oito equipes disputam uma primeira fase eliminatória, distribuída entre os dias 12, 13 e 14 de novembro. De acordo com o anúncio oficial, a alteração de regulamento atendeu pedidos das jogadoras, capitães de equipe e emissoras de TV.
Os duelos das quartas serão nos dias 15, 16 e 17 de novembro, sexta, sábado e domingo. As semifinais estão marcadas para os dias 18 e 19. Já a final acontecerá no dia 20 de novembro, uma quarta-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Estão classificadas para a fase final da Billie Jean King Cup o Canadá (atual campeão), a Itália (vice em 2023), a Espanha (país sede), a República Tcheca (convidada) e mais oito países que venceram os confrontos do Qualificatório Mundial: Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Polônia, Romênia, Eslováquia e Estados Unidos.
Coincidência de datas com a Copa Davis
Com a mudança de formato na competição feminina, haverá uma coincidência de datas com alguns confrontos da fase decisiva da Copa Davis, que acontece entre 19 e 24 de novembro em Málaga, também na Espanha. Os confrontos das quartas da Davis serão nos dias 19, 20 e 21 de novembro. As semifinais serão na sexta-feira, dia 22 e no sábado, dia 23, com a final marcada para domingo, dia 24 de novembro, encerrando oficialmente a temporada do circuito profissional.