Bia será uma das 16 primeiras cabeças de chave na Austrália

Foto: Luiz Candido/CBT

Melbourne (Austrália) – Embora não tenha conseguido vencer suas partidas na United Cup na primeira semana da temporada, Beatriz Haddad Maia vai subir pelo menos uma posição no ranking da próxima segunda-feira. E isso será de fundamental importância para a definição das cabeças de chave do Australian Open.

Bia iniciou o ano como 17ª do mundo, mas vai ultrapassar Jelena Ostapenko no ranking. Isso porque a letã, atual 15ª colocada, tinha 108 pontos a defender na primeira semana da temporada, mas foi eliminada na estreia em Brisbane pela tcheca Marie Bouzkova. E nenhuma das concorrentes diretas do top 20 tem como alcançar os atuais 2.554 pontos que a brasileira tem atualmente e vai manter para a próxima semana.

O ranking da segunda-feira, dia 6 de janeiro, é o que vale para indicação das 32 cabeças de chave em Melbourne. E as tenistas que estão até o 16º lugar não podem enfrentar adversárias do top 8 nas três primeiras rodadas em Melbourne. Há ainda uma subdivisão nesse grupo das 16 melhores, já que as tenistas do top 4 podem enfrentar nas oitavas (ou quarta rodada) alguém entre o 13º e o 16º lugar. Já as tenistas entre 5º e 8º lugar potencialmente cruzam o caminho de alguém entre a 9ª e a 12ª posição.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Existe a chance até de Bia terminar a semana como número 15 do mundo. Para isso, a jovem russa de 17 anos Mirra Andreeva teria que perder seu jogo das oitavas de final em Brisbane para a tcheca Linda Noskova na madrugada desta quinta-feira. Andreeva é hoje a 16ª do ranking, mas tem pontos das quartas de final a defender nesta semana e será ultrapassada pela brasileira se não repetir a campanha do ano passado.

Paulista de 28 anos, Bia já disputou cinco vezes a chave principal do Australian Open e teve sua melhor campanha no ano passado, quando chegou à terceira rodada. Este é o único Grand Slam em que ela nunca alcançou as oitavas, com destaques para a semifinal de Roland Garros em 2023 e quartas do US Open no ano passado. Antes de seguir para Melbourne, a atual número 1 do Brasil joga o WTA 500 de Adelaide, em busca das primeiras vitórias na temporada.

Subscribe
Notificar
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marco Aurelio
Marco Aurelio
2 dias atrás

Força, Bia!!! Estamos com você!!!

Marco Aurelio
Marco Aurelio
2 dias atrás
Responder para  Marco Aurelio

Rumo ao seu primeiro Grand Slam, Bia!

Daniel
Daniel
2 dias atrás

Ótima notícia! Pra cima delas, Bia!

Paulo A.
Paulo A.
2 dias atrás

Que bom seria se ela aproveitasse essa chance…

Fabio
Fabio
2 dias atrás

Vamos reviver a Estherzinha ! Vamos Bia!!

Rockton
Rockton
2 dias atrás

A tendência perder na primeira rodada.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
2 dias atrás

Sei não…prefiro a Bia como azarã. Favoritismo não é com ela não. Claro q é apenas uma sensação minja desprovida de qualquer evidência. Rs. Espero q vá longe no torneio. Só acho q ela sente um pouco o peso do favoritismo.

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  Guilherme Corrêa

Só não seria cabeça se estivesse abaixo de #32 do mundo . Sendo cabeça , vai jogar jogar as duas primeiras rodadas contra não-cabeças , e com favoritismo ( pelo ranking ) . Isso não muda nada .
Só que agora nao corre risco de pegar as 16 primeiras cabeças na R3 . Em compensação , é certo que pega uma das 4 primeiras cabeças numa R4. Isso se todas as cabeças avançarem .

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás
Responder para  Guilherme Corrêa

Como assim sem evidências ??? Beatriz Haddad era muito favorita contra Gao Costa e Laura Sugismund na United Cup… Esses favoritismos não são evidências ???

Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás
Responder para  SANDRO

Não. Dois exemplos isolados, como os jogos mencionados, não permitem generalizações. Não tem representatividade para uma análise estatística.

Daniel de Souza
Daniel de Souza
2 dias atrás

Vamos com cautela! Bia, como sempre, pode nos surpreender para o bem ou para o mal.

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás

Se jogar o que jogou na UNITED CUP, não adianta ser cabeça de chave que cai na primeira rodada…

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  SANDRO

Se jogar o que jogou no 2o set contra a alemã , chegará na R4 !

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás

Para Bia tanto faz ser cabeça de chave ou não… Já que andou perdendo para a chinesa número 175 e para a alemã número 80 do ranking nos últimos dias…

Oscar Riote
Oscar Riote
2 dias atrás

Infelizmente, ser cabeça de chave não muda nada para ela. Sempre acaba sofrendo contra jogadoras mal ranqueadas

João Sawao ando
João Sawao ando
2 dias atrás

Será que ela ganha da mirra Andreeva….?

Rockton
Rockton
2 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Provavelmente não. Vai sentir a pressão de ter que ganhar de uma adolescente

Marsgene
Marsgene
2 dias atrás

Ainda creio em ti; Bia, sua linda!!! Por favor, meu amor, pelo menos chegue até as oitavas, sim, tu consegues, tu podes, tu sempre travas a boa batalha!!! Te amo pra sempre!!!

Sergio
Sergio
1 dia atrás

Vamos lá Bia. Quem sabe não dá uma deslanchada num grande torneio.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.