Tóquio (Japão) – A estreia de Beatriz Haddad Maia no WTA 500 de Tóquio está marcada para esta quarta-feira. A número 1 do Brasil e 10ª do mundo enfrenta a canadense Bianca Andreescu, a partir das 5h (de Brasília). Em dois duelos anteriores, cada jogadora venceu uma vez. Bia levou a melhor num jogo realizado ainda em 2016, enquanto Andreescu venceu a partida mais recente, no US Open de 2022.
Adversária de Bia em Tóquio, Andreescu teve a melhor temporada da carreira em 2019, quando conquistou o US Open e também os WTA 1000 de Indian Wells e Toronto para chegar ao quarto lugar do ranking. Mas pouco depois, a canadense sofreu uma grave lesão no joelho que a deixou fora das competições por mais de uma ano. Desde então, teve mais dois longos afastamentos, o primeiro para cuidar da saúde mental e o segundo por uma fratura por estresse nas costas que a deixou dez meses sem jogar. Por tudo isso, a jogadora de 24 anos aparece atualmente apenas no 159º lugar do ranking.
A vitória de Andreescu sobre a japonesa Mei Yamaguchi por 7/5 e 6/3 na última segunda-feira foi sua primeira no circuito desde os Jogos Olímpicos de Paris, em julho. Com apenas nove vitórias e oito derrotas em uma curta temporada de 2024, a canadense tem como melhor resultado do ano a final do 250 de ‘s-Hertogenbosch, em quadras de grama.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Cabeça de chave 2 em Tóquio, Bia entra diretamente na segunda rodada. E se vencer, já avança as quartas de final. As possíveis adversárias seriam a britânica Katie Boulter, cabeça 9 do torneio e superada pela brasileira na semana passada em Ningbo, ou a japonesa Kyoka Okamura. Esse jogo só acontece na quinta-feira.
A rodada em Tóquio começa às 23h (de Brasília) de terça e avança durante a madrugada e primeiras horas da manhã da quarta-feira. Outras cabeças de chave, como a canadense Leylah Fernandez e a russa Diana Shnaider também estarão em quadra.
Confira a programação do WTA 500 de Tóquio
Estádio principal – 23h
Varvara Gracheva (FRA) vs. [8]Leylah Fernandez (CAN)
[6]Diana Shnaider vs. Viktoriya Tomova (BUL)
Não antes de 2h
[Q]Sayaka Ishii (JAP) vs. [Q]Zeynep Sonmez (TUR)
Não antes de 5h
[C]Bianca Andreescu (CAN) vs. [2]Beatriz Haddad Maia (BRA)
Vamos Bia ganhar esse jogo da Bianca
Se mantiver o nível de tênis e o mental como tem feito nos últimos torneios, vai passar!
Nos últimos 11 torneios só caiu na primeira rodada 1 vez, em Cincinnati…
VQV BIA!
Alguém poderia explicar, se como ela estréia na segunda rodada, recebe os pontos da primeira?
Sim, essa é a regra. Quem sai de bye e perde, recebe pontos de primeira ridada
Por regulamento, se a tenista tem Bye na 1R, ela obrigatoriamente precisa vencer um jogo para começar a somar pontos. Caso contrário, poderia gerar uma vantagem indevida no ranking, já que as jogadoras bem colocadas ganhariam pontos no ranking sem precisar jogar. Apenas a premiação em dinheiro de segunda rodada que já é garantida pra ela.
Por favor, alguém saberia informar se poderá ser visto, esta partida
Obrigada