Washington (EUA) – O convite oferecido para a chave principal do WTA 500 de Washington foi muito bem aproveitado por Paula Badosa. A ex-número 2 do mundo finalizou sua ótima semana no torneio preparatório para o US Open com a quinta vitória seguida e o título. A espanhola superou neste domingo a tcheca Marie Bouzkova, 43ª do ranking, com parciais de 6/1, 4/6 e 6/4, em jogo com 2h24 de duração e que teve duas paralisações por chuva.
Este é o quarto título de WTA da carreira de Badosa, que nunca perdeu uma final. Ela foi campeã em Belgrado e Indian Wells em 2021 e também em Sydney no começo de 2022. Atual 62ª do ranking, a jogadora de 26 anos ficou fora do circuito durante todo o segundo semestre de 2023 por depois de uma fratura por estresse nas costas e chegou a sair do top 100. Com o título, retorna ao grupo das 40 melhores do mundo.
Durante a semana em Washington, Badosa venceu duas campeãs de Grand Slam, a norte-americana Sofia Kenin na estreia e a britânica Emma Raducanu nas quartas. A espanhola também eliminou a russa Liudmila Samsonova, número 13 do mundo e vencedora do torneio em 2022, além de ter dominado a semifinal contra a anfitriã Caroline Dolehide. Ela recebe 500 pontos no ranking e um prêmio de US$ 142 mil.
The moment @paulabadosa went from wildcard to Washington warrior 😍#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/4Jig4oaSq0
— wta (@WTA) August 4, 2024
Também com 26 anos, a vice campeã Marie Bouzkova disputou sua sétima final da carreira, mas segue com apenas um título, conquistado em Praga no ano de 2022. Na atual temporada, a tcheca também foi finalista no saibro de Bogotá. Ex-número 24 do mundo, ela volta ao top 40 com os 325 pontos. E também recebe US$ 87.655.
“Sinto que voltei a ser uma atleta”, diz a campeã
Badosa relembrou o afastamento do circuito e comemora sua recuperação. “Um ano atrás eu estava no sofá. E agora sou um atleta novamente”, disse a espanhola. “Antes do torneio, eu estava me sentindo bem, estava confiante, mas precisava ganhar algum título grande. Por causa da minha personalidade, eu não estou sempre feliz com finais e semifinais. Eu quero ganhar títulos”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu sou muito perfeccionista. Claro, isso às vezes me deixa para baixo, mas nos momentos importantes é o que me dá aquele extra. Eu senti que precisava muito desse momento, especialmente depois do que eu passei no ano passado. Ganhar um títulos contra algumas das melhores jogadoras do mundo e competir contra elas novamente significa muito”.
Final de Washington teve duas paralisações por chuva
Apesar de ter sofrido uma quebra logo no game de abertura, Badosa logo assumiu o domínio das ações no primeiro set. A espanhola buscou o empate imediatamente e só perderia mais dois pontos no saque até o fim da parcial. Além disso, conseguiu duas novas quebras e chegou a vencer seis games seguidos. No fim do set, ela tinha 7 a 4 nos winners, mas cometeu apenas 6 erros contra 15 da rival.
When @paulabadosa says no 🙅♀️#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/Wg4qTVyMpt
— wta (@WTA) August 4, 2024
Logo no início do segundo set, a partida precisou ser interrompida. Embora não estivesse chovendo, havia incidência de raios nas proximidades do torneio. Na volta, Bouzkova encarou games longos no saque e se livrou de seis break-points. Mas na reta final do set, a tcheca começava a ser mais efetiva nas devoluções.
Quando Bouzkova liderava por 5/4, ela contou uma dupla falta de Badosa e acertou dois winners de forehand na paralela para chegar ao set-point. A espanhola encaixou dois ótimos saques, mas o game continuava e a tcheca teve uma nova chance de conseguir a única quebra do set para empatar a partida.
A chuva paralisou a partida no início do terceiro set. Na volta, uma quebra para cada lado. Mas depois disso, Badosa voltou a confirmar seus serviços de forma bastante segura, enquanto Bouzkova sofria pressão constante no saque, enfrentando cinco novos break-points. A espanhola voltou a quebrar, fez 4/2 e sustentou a liderança até o final para conquistar o título.