Paris (França) – Com uma grande virada neste sábado, os australianos Matthew Ebden e John Peers conquistaram a medalha de ouro nas duplas masculinas. Eles venceram uma final equilibradíssima contra os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram por 6/7 (6-8), 7/6 (7-1) e 10-8. A dupla dos Estados Unidos, que venceu o primeiro set, chegou a liderar a segunda parcial por 4/2, mas permitiram a reação dos australianos.
Ambos de 36 anos, Ebden e Peers repetem a conquista de Todd Woodbridge e Mark Woodforde nos Jogos de Atlanta em 1996. A Austrália tem agora sete medalhas olímpicas no tênis, sendo duas de ouro, ambas em duplas masculinas. Já Krajicek, de 34 anos, e o veterano Ram, de 40 anos, conquistaram a 25ª medalha dos Estados Unidos desde que o tênis voltou ao programa olímpico, nos Jogos de Seul em 1988, e a 40ª no geral. Nas duplas masculinas, os norte-americanos têm cinco medalhas, duas de ouro.
A decisão da medalha de bronze acontecerá na sequência, com os também estadunidenses Taylor Fritz e Tommy Paul enfrentando os tchecos Tomas Machac e Adam Pavlasek. Houve uma inversão na ordem dos Jogos deste sábado e a final foi realizada mais cedo, porque Machac foi campeão de duplas mistas na sexta à noite e não poderia jogar no primeiro horário no dia seguinte. Os tchecos buscam a 10ª medalha olímpica na história do país.
Dois tiebreaks e um match-tiebreak na final
O primeiro set da final teve uma quebra para cada lado. Apesar de Krajicek e Ram terem escapado de break-points logo no início da partida, eles mantiveram o serviço e pouco depois conseguiram a quebra. Os australianos buscaram o empate no oitavo game. Mas ainda assim, os rivais definiram a parcial no tiebreak.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A dupla dos Estados Unidos começou o segundo set confirmando rapidamente os saques, permitindo apenas um ponto nos três primeiros games de serviço. E eles conseguiram mais uma quebra, para novamente liderarem por 4/2. Ebden e Peers buscaram o empate e chegaram a vencer três games seguidos para fazer 5/4. Mais confiante, os australianos dominaram o segundo tiebreak da partida.
Já no match-tiebreak, até 10 pontos, Ebden e Peers chegaram a fazer pontos seguidos e abriram 7-2 no placar. A tensão era evidente entre as duas equipes e alguns erros foram comuns, como um smash de Krajicek para fora, que permitiu à dupla australiana abrir grande vantagem. Com 8-5 no placar, Ebden venceu uma disputa do fundo de quadra com Ram e a Austrália chegou ao match-point. Krajicek se redimiu dos erros, com um winner de devolução e dois bons saques. Os norte-americanos diminuíram a diferença, mas a dupla da Austrália conseguiu definir a disputa.
Ebden foi varrido pelo GOAT no individual e agora mostrou seu valor nas duplas.
Grande Vitória dos australianos