Mérida (México) – Pouco mais de três meses depois de vencer seu primeiro WTA 250 em Mérida, no Mécico, a turca Zeynep Sonmez voltou ao palco de sua inédita conquista, agora para jogar um WTA 500. E logo na estreia, ela venceu a grega Maria Sakkari, 30ª do ranking, por 7/5 e 6/2 em 1h42 de partida nesta terça-feira.
Sonmez, de 22 anos é a atual 88ª do mundo e está com o melhor ranking da carreira. Ela debutou no top 100 depois de vencer a edição passada do torneio mexicano. Sua próxima rival será a polonesa Magda Linette, que superou a italiana Elisabetta Cocciaretto por 6/4 e 6/0.
“É muito especial voltar. Esse cidade e esta quadra têm um lugar especial no meu coração, porque eu nunca perdi aqui e venci o meu primeiro torneio da WTA. Quando entrei em quadra, fiquei arrepiada e estou muito feliz por ter vencido hoje”, disse Sonmez, na entrevista em quadra.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Não comecei tão bem a partida, mas estava muito focada no meu plano de jogo e tentei ser agressiva. Ela é muito agressiva, sempre gostei de vê-la jogar e me sinto privilegiada por dividir a mesma quadra que ela. E hoje fui mais consistente e estou muito feliz pela vitória”, acrescentou a turca, que fez 21 winners contra 7 e cometeu 33 erros contra 36 de Sakkari.
The title defense begins 💪@ZeynepSonmez__ converts her second match point to beat Sakkari 7-5, 6-2 and begin her title defense!#MeridaOpenAKRON pic.twitter.com/4v4pgeb8fc
— wta (@WTA) February 26, 2025
Com a queda na estreia em Mérida, Sakkari segue com apenas quatro vitórias no ano, uma delas no quali de Adelaide. Nos dois primeiros WTA 1000 do ano, a grega avançou uma rodada em Doha e caiu na estreia em Dubai. Ela também perdeu na estreia do Australian Open.
O dia também marcou a despedida da ucraniana Marta Kostyuk, cabeça 6 do torneio, que perdeu por 6/4 e 7/6 (8-6) para a australiana Daria Saville. Nas oitavas, Saville enfrenta a também ucraniana Anhelina Kalinina.
Badosa e Vekic estreiam nesta quarta
Quem estreia nesta terça-feira é Paula Badosa. Segunda cabeça de chave em Mérida e número 11 do mundo, a espanhola entra em quadra por volta das 23h (de Brasília) para enfrentar a romena Jaqueline Cristian, que liderava o placar contra a lucky-loser ucraniana Yuliia Starodubtseva por 6/4 e 4/1 quando a rival se retirou por lesão no joelho. Mais cedo, às 21h, a croata Donna Vekic também fará seu primeiro jogo no torneio. Cabeça 5 no México, ela enfrenta a australiana Maya Joint.
Martic desafia Navarro nas oitavas
Principal cabeça de chave do torneio, Emma Navarro já tem adversária definida para sua partida de estreia. A atual número 10 do mundo enfrentará a croata Petra Martic, que evitou um duelo norte-americano ao vencer a experiente Sloane Stephens por 6/2 e 6/3. Navarro só joga na quinta-feira, assim como a brasileira Beatriz Haddad Maia, que enfrenta a eslovaca Rebecca Sramkova.
Essa Sakkari não ganha de ninguém…Em 2025 foram 11 jogos…Sendo 8 derrotas e 3 vitórias…Dessas 3 vitórias…2 foi por desistência…Se colocar uma criança pra jogar com ela…Ela perde