Paris (França) – Assim como aconteceu na semana passada no ATP 500 da Basileia, o carioca João Fonseca saiu atrás do canadense Denis Shapovalov, mas no final acabou com a vitória. Apesar das dores e do atendimento médico no terceiro set, o tenista de 19 anos triunfou de virada, marcando parciais de 5/7, 6/4 e 6/3 para superar a estreia no Masters 1000 de Paris.
Depois da batalha de 2h04, apenas dois dias depois de levantar o troféu na Suíça, a sensação brasileira medirá forças na segunda rodada contra o russo Karen Khachanov, cabeça de chave número 10. Será a primeira vez que Fonseca enfrentará o campeão do torneio em 2018, quando disputado em Bercy. O duelo está marcado para quarta-feira às 16h30 (horário de Brasília).
Esta foi a quinta vitória seguida de Fonseca, que se tornou o primeiro brasileiro a vencer um jogo no Masters parisiense desde o paulista Thomaz Bellucci, em 2015. Ele também é o segundo mais jovem a triunfar na competição em uma década, ficando atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz, então 18 anos, em 2021.
Ocupando atualmente a 28ª colocação no ranking, a melhor da carreira até agora, o carioca aparece virtualmente na 24ª posição, ainda 248 pontos atrás do próprio Shapovalov. Dessa forma, precisará atingir pelo menos as semifinais, que dão 400 pontos, para ter evolução ainda maior.
Shapovalov larga com tudo
Logo no começo da partida, Shapovalov mostrou que iria para cima do brasileiro, mostrando um tênis agressivo. O canadense também esteve afiado com o saque e não deu brechas para Fonseca, vencendo 70% com a primeira bola e 71% com a segunda. Ele anotou cinco aces na parcial inicial e não cedeu break-points.
Ainda se adaptando às quadras parisienses depois de realizar apenas um treino no dia anterior, Fonseca não esteve no mesmo nível que o levou à conquista na Basileia, na semana passada, mas jogou um tênis sólido o suficiente para deixar as coisas bem equilibradas no primeiro set, que acabou sendo definido nos detalhes.
Shapovalov viu sua agressividade ser recompensada com leve vantagem nos números, anotando uma bola vencedora a mais do que o jovem carioca (8 a 7) e dois erros não forçados a menos (11 a 13). Sem ceder break-points, ele conseguiu pressionar Fonseca no 12º game e converteu a primeira e única chance de quebra que teve para abrir 1 a 0.
Joao on fire 🔥@RolexPMasters | #RolexParisMasters pic.twitter.com/hc98rlIxoZ
— ATP Tour (@atptour) October 28, 2025
Fonseca muda e se recupera
O segundo set teve uma baixa de nível do canhoto canadense, que venceu apenas dois pontos nos dois primeiros games e viu Fonseca conseguir uma quebra de vantagem abrindo 2/0. A partir daí, as coisas voltaram a se equilibrar até que o brasileiro anotou mais uma quebra para cima de Shapovalov.
Entrando mais nos pontos de devolução, muitas vezes bloqueando o saque do rival, Fonseca chegou a marcar 5/2 e sacou para fechar, mas oscilou um pouco no oitavo game e perdeu um dos breaks de frente. Ele manteve a calma e logo em seguida voltou ao serviço e desta vez não deixou a chance passar.
Fonseca levou a pior nos winners na parcial, com dois a menos (8 a 10), mas foi mais consistente e cometeu cinco erros não forçados a menos (9 a 14). Sua mudança de postura na devolução ajudou a complicar Shapovalov, que viu seu aproveitamento cair de 73% para 54%.
Fonseca levels the match winning the second 6-4 set v. Shapovalov 🏹@RolexPMasters | #RolexParisMasters pic.twitter.com/w3rAEWGpZT
— ATP Tour (@atptour) October 28, 2025
Dores e virada do brasileiro
Na virada para o terceiro set, o brasileiro falou com o juiz de cadeira sobre um atendimento médico, em um aparente desconforto nas costas, e pediu para ir ao banheiro. Na volta, ele foi visto conversando com a equipe médica, mas sem receber qualquer tipo de tratamento.
Ainda assim, com bolas ofensivas, abriu a parcial decisiva com quebra de zero e isso se mostraria essencial. Em seguida, Fonseca sofreu para confirmar, salvando cinco break-points para fazer 2/0. O desconforto físico fez com que o carioca pedisse um atendimento de três minutos antes de sacar em 3/2, recebendo massagem na região lombar perto dos glúteos de ambos os lados.
Fonseca seguiu firme na partida e manteve o nível, inclusive pressionando o saque de Shapovalov, que salvou um break-point no sétimo game e no nono foi quebrado, perdendo assim a partida. O brasileiro terminou com dois winners a menos (23 a 25), mas compensou com 12 erros não forçados a menos (27 a 39) e com desempenho superior no saque (65% contra 52% de aproveitamento).
Into Round 2 😤
Joao Fonseca comes back from a set down to defeat Shapovalov 5-7 6-4 6-3@RolexPMasters | #RolexParisMasters pic.twitter.com/ErMguksBUO
— ATP Tour (@atptour) October 28, 2025
 
								

 
											
 
								




 
								



João Fonseca, continua surpreendendo.
Mesmo com parada para atendimento, voltou e ganhou a partida.
Orgulho.
Agora vem o CX9, se estiver recuperado, João tem ótimas chances de passar.
Amanhã já? Sem dores já é pedreira, mas sou mais João.
Jogo já é amanhã, tempo curto de recuperação. Sei não viu
Ganhar do shapovalov jogando mal e baleado não é pra qualquer um!
Sim, só um geniozinho como ele. Cheguei a pensar até que ele poderia desistir…
João é resiliente, e não desiste nunca! Pelo menos não, até aqui.
João voando, menos agressivo, parece algum incômodo…e mesmo assim suficiente para bater o fregues Shapo,
Reduziu nro de winners do João, claramente por esse desconforto, e foi inteligente para explorar os ENF’s do canadense.
Shapo deve ter arrepios quando sabe que vem o João…kkkkkk
Shapo vai ser freguês do JF como alguns grandes fregueses do BIG 3.
Já era pra ser top 10 da história se não tivesse descansando tanto na temporada ,agora vamos ver esse fim de ano se ele vai jogar mais campeonatos , ele é craque tem que focar nisso
É sério que você ainda não virou esse disco, do “ah, não poderia ter ficado tanto tempo parado”?
Corrigindo era pra ser top 10 no ranking de hoje e nao história claro
Se você fosse o técnico dele e montasse o calendário dele, certamente ele já seria número 1 do mundo.
Mais que isso! Provavelmente melhor tenista de todos os tempos, superando a somatória de Djoko, Nadal e Fed.
Descansar faz parte, hoje o tenis está exigindo mais o físico, tem que poupar um pouco mesmo pra não ter lesões , e acabar a carreira cedo , exemplo é o Thiem , aposentou cedo um grande jogador
Grande João!!!
Cada vez mais empolgando os fãs do tênis
Vitoria complicada, devido a condição física do JF. Foi nítida a dificuldade de alguns golpes, mas a resiliência e força fizeram essa vitória muito importante. Contra o Krachanov será outra pedreira, porque além do cansaço, vai pegar pegar o aniversário descansado. Tamo na torcida. VQV.
Ele não deve estar tão cansado assim, creio.
Contra o Caixa vai ser muito difícil, senão possível, dadas as condições físicas adversas. E o jogo deve ser amanhã, quando tem que ser completado o round de 32. Se pelo menos houvesse um dia de descanso..
…
Esse João tá danado mesmo. Vai fechar o ano com as metas devidamente cumpridas.
Vitória gigante. Tava claramente cansado desde o começo, sacando a 80%. Mal no primeiro set, no segundo e terceiro botando muito mais bola na quadra. Mentalmente muito forte hoje, e leu muito bem o jogo.
Exato. Um grande jogador mesmo no dia ruim encontra as soluções para vencer. Parece que João não vai ter limites para seus objetivos a partir de agora.
João Foguete segue voando! Parabéns e força contra o Kxa9.
Entrou na cabeça do Shapo pra sempre
Shapo será o novo Fritz…
Shapovalov se tornando freguês do canarinho. A partida de hoje me fez lembrar as partidas do Guga quando este apresentava algum desconforto mas jamais desistindo.
Estamos ficando mal acostumados
Sejamos justos. O Shapovalov é freguês de quase todos bons tenistas do circuito. Um talento que não floresceu…
O Shapo… Ja vai virando Freguês de vez kkkk dessa vez ele nao desistiu.kkk boa Fonseca… Agora o Caixa 9 dificil mais vamos pra cima !
Duelo difícil e resultado empolgante… acredito que os planos de 2025 já foram alcançados (iniciar AO/26 como cabeça-de-chave), o que vier agora é lucro e não deve ter cobranças… ele está evoluindo, e oscilações são normais principalmente nesse esporte :)
Foi um ótimo teste! Tomara que essa dor nas costas não seja nada de grave.
Boa, João!
Mesmo cansado, o brasileiro conseguiu mais uma vitória de virada contra o Shapovalov.
Isso dará muita confiança para seguir no torneio.
Agora é descansar, tentar se recuperar e seguir adiante.
Grande João Fonseca!
Fonseca melhorou muito a movimentação e regularidade no jogo. Mudou de nível. Tá jogando como TOP 10
Mesmo cansado e sem a adaptação necessária ao piso de Paris,o João ganhou, nosso garoto é mesmo diferenciado.
Já pode tirar férias de novo, pois se a cada vez que ele parar, voltar e fizer o que tem feito, já me dou por satisfeito, ranking é consequência, e com tudo feito e não feito só está subindo, deixe isso para os desesperados! Se não tivesse parado, teria ficado um bagaço final de ano, ele tem muito físico, tem que preservar, é diferente de um Learner Tien e que já ultrapassou e usaram ele como comparação que o João e equipe tavam errados!
Shapovalov tem tudo para ser o bom freguês do JF. Mesmo com uma atuação irregular do brasileiro, foi preciso nos momentos decisivos. JF com as mãos no queijo, na faca e na goiabada para ser cabeça de chave no AO.
Toma cuidado Nine Box…
O desconforto físico é a prova que o JF não é o superboy. É preciso dosar esse esforço para não parar cedo como muitos (Guga, Dominic Thien,). Não estou nem considerando ainda o desgaste psicológico pela pressão das vitórias, responsabilidade com equipe, família, etc.
Imparável o homi
Hoje acredito que para ganhar do João tem que ser estilo Dimitrov, De Minaur e Draxl. Os demais o João vai ter vantagens nos confrontos. Não digo virarem fregueses mas João deverá dominar nas vitórias. Agora ganhar de Sinner e Alcaraz aí é o passo pra ser número 1.
Sublime
Parabéns mais uma vez ao Fonseca.
Mesmo se adaptando a quadra, teve Paciência e Força para se manter no jogo.
Agora precisa se preocupar, e fazer um jogo de variações contra o próximo adversário.
Força Fonseca.
Deixa que fazemos ele errar o saque.
Espero que ele consiga tratar essas dores para seguir avançando