Nova York (EUA) – Menos de dois meses depois de protagonizarem a final de Wimbledon, que ficou marcada pelo atípico placar de duplo 6/0, Iga Swiatek e Amanda Anisimova voltaram a se enfrentar nesta quarta-feira, em jogo válido pelas quartas de final do US Open. E depois da conquista da polonesa nas quadras de grama, a norte-americana conseguiu se recuperar jogando em casa e venceu por 6/4 e 6/3 em 1h36 de partida.
Com 24 anos recém-completados, Anisimova chega à sua segunda semifinal de Grand Slam. A atual número 9 do ranking vive a melhor temporada da carreira. Além da final de Wimbledon e a semi em Nova York, ela também conquistou seu maior título no WTA 1000 de Doha. A vaga na semifinal garante, no mínimo, um sexto lugar.
A adversária de Anisimova na semifinal desta quinta-feira virá da partida entre a japonesa Naomi Osaka, bicampeã do US Open e 24ª do mundo, e a tcheca Karolina Muchova, 13ª do ranking. A norte-americana venceu os dois duelos contra Osaka. Ela também superou Muchova em Roland Garros em 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Swiatek, campeã do US Open em 2022 e vencedora de seis títulos de Grand Slam, iguala a campanha do ano passado e defende 430 pontos da última edição. A atual número 2 do mundo tem chance de diminuir a diferença para Aryna Sabalenka, líder do ranking e atual campeã, que precisa defender 2 mil pontos e está na semifinal contra Jessica Pegula.
Fearless ❤️🔥
Amanda Anisimova takes out Swiatek 6-4 6-3 to move into her third career Grand Slam semifinal! pic.twitter.com/OlgbYajG1e
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2025
Anisimova começou atrás nos dois sets
A partida começou com uma quebra para cada lado. Swiatek saiu na frente, aproveitando o nervosismo de Anisimova, mas não sustentou a liderança. A norte-americana ainda escapou de dois break-points quando o placar estava empatado por 2/2. Em uma dessas chances, errou o forehand em um ponto que dominava. Com direito a um ace de segundo saque e algumas bolas na linha, a tenista da casa manteve o game de serviço.
Passado esse momento de maior risco, Anisimova passou a confirmar seus serviços de forma mais tranquila até o fim do primeiro set. E a norte-americana também foi muito precisa quando teve que subir à rede. Na reta final do set, ela tentou pressionar o segundo serviço de Swiatek desde as devoluções. A polonesa salvou um break-point quando perdia por 4/3, sendo bastante agressiva. Mas a quebra viria dois games mais tarde parra que Anisimova vencesse o primeiro set.
A confident start from Amanda Anisimova! pic.twitter.com/UhfRz47U0t
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2025
A segunda parcial também começou melhor para a polonesa, que saiu vencendo por 2/0, mas Anisimova logo conseguiu se recompor e fez três games seguidos. A norte-americana voltou a quebrar no oitavo game, depois de duas boas devoluções e com uma dupla falta de Swiatek. Sacando para o jogo, encaixou mais uma vez um bom segundo serviço na hora certa para chegar aos primeiros match-points.
Anisimova fez quase o dobro de winners, 23 a 13, e cometeu 12 erros contra 15 de Swiatek. A a norte-americana criou 9 break-points e conseguiu quatro quebras, duas em cada set. Já a polonesa quebrou apenas duas vezes, no início em cada parcial.
Anisimova apagou o cacete que elevou em WB. Nada como um dia após o outro. Dessa vez não voltou de bike pra casa. Jogou pra cima, gostei.
Maravilhosa!!!
Anisomova está em grande fase. A semifinal contra a Muchova ou Osaka vai ser um jogão.
Correção: é a terceira semifinal de Anisimova em Grand Slams. Ela chegou à SF de Roland Garros em 2019.
Não vi o jogo devido a horário de expediente que só agora vi, acho que ninguém imaginava que a Anisimova iria ganhar hoje depois daquilo de Winbledom, vamos ser sinceros aqui porque se alguém achar que esperava a vitória da americana hoje então vão me desculpar porque não acreditarei.
Por essa ninguém esperava
Eu falei recentemente que a Anisimova ganharia da Iga e muitos não acreditaram. Dito e feito. Sou fã da polonesa, mas a americana não deu chances pra Iga e quando elas as teve, não soube aproveitar.