Nova York (EUA) – Pela segunda vez em sua carreira profissional Félix Auger-Aliassime disputará a semifinal do US Open. O canadense de 25 anos e 27º do ranking igualou a campanha de 2021 ao superar nesta quarta-feira o australiano Alex de Minaur, número 8 do mundo, por 4/6, 7/6 (9-7), 7/5 e 7/6 (7-4) em 4h10 de partida.
Aliassime amplia a vantagem no histórico de confrontos contra De Minaur, agora com três vitórias e apenas uma derrota. Ele também venceu seu 22º jogo contra top 10 na carreira e o segundo no US Open, depois de também eliminar o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, ainda na terceira rodada.
Vencedor de dois torneios da ATP na temporada, em Adelaide e Montpellier, Aliassime tem sete títulos no circuito e busca a 19ª final da carreira. Neste ano, ele também foi finalista em Dubai. Ex-número 6 do mundo, o canadense está recuperando posições e iguala a pontuação de Casper Ruud, 12º do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O próximo adversário de Aliassime virá do duelo italiano entre Jannik Sinner, líder do ranking mundial e atual campeão do US Open, e Lorenzo Musetti, décimo colocado. O canadense lidera o histórico de confrontos contra Sinner por 2 a 1, mas perdeu um duelo neste ano em Cincinnati. Seu histórico contra Musetti é negativo, três vitórias e quatro derrotas.
Soaring FAA 🚀
Auger-Aliassime survives De Minaur in four sets to reach the final four! pic.twitter.com/5B7iy3eDBX
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2025
Já De Minaur buscava a primeira semifinal de Grand Slam da carreira aos 26 anos. Esta é a sexta vez que o australiano para nas quartas de um torneio deste nível e a terceira no US Open, repetindo as campanhas de 2020 e também do ano passado.
Canadense se recuperou após início complicado
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por De Minaur no sétimo game, depois de três erros não-forçados de Aliassime com o forehand. O canadense teve duas oportunidades de devolver a quebra no game seguinte, mas o australiano sobreviveu, mesmo oscilando entre aces e duplas faltas e não teve mais o saque ameaçado até o fim do set.
Aliassime também precisou se recuperar na segunda parcial. Ele esteve com quebra atrás, quando perdia por 3/2, salvou um break-point no 5/5 e até mesmo um set-point no tiebreak. Com sete aces no set e muito mais agressivo em quadra, com 20 winners contra 9, ele conseguiu igualar a partida ao vencer o tiebreak.
Felix’s forehand clips the line on break point! 😱 pic.twitter.com/z2yQqYIOcI
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2025
Os sacadores vinham confirmando no início do terceiro set até que Aliassime conseguisse a quebra para fazer 4/2. Ele chegou a liderar por 5/3 e embora tenha cometido uma dupla falta quando sacava para fechar, contou com uma dupla falta e uma sequência de erros do australiano para passar à frente.
De Minaur reagiu no quarto set, sustentava alguns longos ralis e abriu uma grande vantagem, chegando a liderar por 5/2. Quando o jogo parecia se encaminhar para um quinto set, o australiano perdeu um game de saque de zero com quatro erros. Foi a deixa para que Aliassime buscasse o empate. O tiebreak começou com uma sequência de duplas faltas, mas depois o canadense conseguiu aproveitar o melhor momento na partida para assumir a liderança e vencer em quatro sets.
Jogo “animado”, chama atenção a quantidade de duplas faltas, foram 22 (11 de cada), acho que não teve jogo no USOpen 2025 com tantas.
Muitos erros não forçados, quase chegando na marca centenária.
O australiano é um bom tenista, mas não tem golpes, nem qualidade para ser um top 10.
Felix tem golpes, é um jogador que poderia mais, falta “sangue nos olhos”.
Em alguns momentos, minha tv balançou, de tanta tremedeira dos dois tenista.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Imagina o Aliassime com o Sinner. Será que ele leva um set?
O Aliassime teve um hype gigante quando era juvenil, vencendo jogos em challengers ainda aos 14 anos. Com 19 já era top 20, mas o potencial pra ser um top 5 ficou pelo caminho. Seria ótimo vê-lo com mental mais forte e com maior consistência, voltando ao top 10.
Concordo, tenis ele tem pra isso.
Comentei isso outro dia. Ele não concretizou o nível de hype que teve, mas ainda é novo e, mesmo considerando hoje, pode-se dizer que tem uma baita carreira. Torço por ele!
Acho meio desrespeitosa a forma de cumprimentar do Aliassime, ele nem olha pro cara direito, estende a mão e mira em sua equipe, já tinha reparado isso contra o Zverev.
Esse é mais um caso de ranking que não condiz com a qualidade técnica, esse rapaz tem tênis pra estar no top 10. A campanha dele é excelente, mas ainda me parece pouco firme para encarar o Sinner. Até então apenas o Shapo conseguiu segurar o peso de bola do italiano, durante 3 sets. Ao menos salvou o Dimenor de um Bublik/Ruud número 2.
Grande dia. DeMinaur é muito regular, dificilmente passa das quartas de final.
Caso El Torero consiga o feito de pela 3ª vez seguida (e 100% das vezes nas sintéticas) saborear fígado bovino, vou torcer muito para Mestre Splinter roer o Cenourão, mas é altamente improvável.
Provavelmente você vai torcer primeiro contra o Sinner, pq vão por alcaraz e Djokovic na sessão noturna pelo menos penso assim
Dá-lhe! Acho que pode dar trabalho pro Sinner sim.
[…] – O australiano Alex de Minaur viu sua campanha no US Open chegar ao fim nesta quarta-feira, após derrota de virada para Félix Auger-Aliassime, parciais de 4/6, 7/6 (9-7), 7/5 e 7/6 (7-4), nas quartas de final da competição. O número 8 do […]