Adelaide (Austrália) – Depois de cinco conquistas em torneios disputados em quadras duras e cobertas, o canadense Félix Auger-Aliassime enfim faturou o seu primeiro título em um evento ao ar livre. Neste sábado, o jogador de 24 anos e atual número 29 do ranking superou o norte-americano Sebastian Korda, 22º colocado, na decisão do ATP 250 de Adelaide, marcando as parciais de 6/3, 3/6 e 6/1, em 1h49 de jogo.
Este é também o primeiro troféu de Aliassime em mais de um ano, já que sua conquista mais recente havia sido na Basileia, em outubro de 2023. Sua melhor temporada da carreira aconteceu em 2022, quando foi campeão em Roterdã, Florença, Antuérpia e Basileia, chegando ao sexto lugar do ranking em novembro daquele ano.
Um dado curioso é que Aliassime soma agora dez vitórias em dez jogos contra tenistas norte-americanos desde o início de 2024. Somente nesta semana, o canadense fez três vítimas em sequência, passando por Marcos Giron nas quartas de final, Tommy Paul na semi e Korda na decisão. Além disso, seu retrospecto diante do rival deste sábado continua positivo, agora com três vitórias (duas delas em finais) e uma derrota.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O título na Austrália renderá uma premiação US$ 103,5 mil ao canadense e 250 pontos no ranking. Com isso, ele ganhará seis posições na lista da ATP, aparecendo no 23º posto na atualização desta segunda-feira. Aliassime segue agora para a disputa do Australian Open, onde deverá estrear apenas na terça-feira contra o alemão Jan-Lennard Struff.
Por sua vez, Sebastian Korda amarga o vice-campeonato em Adelaide pela segunda vez na carreira, repetindo o resultado de 2023, quando caiu de virada na decisão para o sérvio Novak Djokovic. O norte-americano de 24 anos segue com dois títulos de ATP na carreira, conquistados no saibro de Parma em 2021 e no piso duro de Washington na temporada passada.
Ex-top 15 e atual número 22 do mundo, ele se manterá na mesma posição, já que no ano passado fez semifinal no mesmo torneio e, com isso, somará apenas 80 pontos. Pela campanha nesta semana, ele recebe um cheque de US$ $60,2 mil. Em Melbourne, ele estreia diante do eslovaco Lukas Klein.
Canadense diminui erros para triunfar
Depois de cometer 61 erros não forçados no triunfo sobre Tommy Paul na semifinal, Félix Auger-Aliassime reduziu drasticamente essa contagem para apenas 21 diante de Korda, o que fez grande diferença no resultado final.
Ainda no começo da partida, o canadense precisou salvar quatro break-points, três deles no primeiro game e outro no terceiro. No sexto, aproveitou muito bem a primeira oportunidade que teve e quebrou o serviço do rival de zero. Daí para frente, ele dominou as ações, venceu 17 dos 20 pontos seguintes e abriu 1 a 0 no placar.
No segundo set, Korda equilibrou o jogo e precisou salvar dois breaks no quinto game, antes de superar o serviço de Aliassime no oitavo e sacar para empatar a partida. Na parcial decisiva, Félix dominou as ações e fez a diferença com o saque, vencendo 17 dos 18 pontos disputados nos games de serviço. Com duas novas quebras, conquistou a vantagem necessária para selar a conquista.
Nome do ano…. Todo cuidado é pouco
Excelente jogador. Mas, acho que se perdeu um pouco nos últimos anos. Não sei se foi devido a contusões ou fatores extra quadra. É um tenista ainda bem jovem, se continuar evoluindo pode voltar ao TOP 10.