Roterdã (Holanda) – Depois de conquistar o título de Montpellier no último domingo, o canadense Félix Auger-Aliassime abandonou sua partida de estreia no ATP 500 de Roterdã nesta quarta-feira. Ele havia vencido o primeiro set contra o italiano Andrea Vavassori por 7/6 (7-3) e perdido o segundo por 6/4, quando solicitou atendimento do fisioterapeuta e logo depois se retirou de quadra. Segundo a organização do evento, foi identficada lesão no pé.
Com o resultado, Vavassori avança para enfrentar o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo e principal cabeça de chave do torneio, nas oitavas de final desta quinta-feira às 15h30 (de Brasília). O italiano de 29 anos e vindo do quali tem como prioridade o circuito de duplas, modalidade em que é o número 11 do ranking e disputou duas finais seguidas no Australian Open, além do WTA Finals em Turim ao lado de Simone Bolelli. Em simples, ocupa o 317º lugar.
“Sinto muito pelo Félix, ele é um jogador inacreditável e foi uma honra jogar contra ele”, disse Vavassori após a partida. “Este é o melhor torneio indoor da temporada, e sou muito grato por estar aqui. Tento mostrar que os especialistas em duplas também são bons jogadores de simples e estou muito orgulhoso de estar nesta posição. Veremos como será contra o Alcaraz, é uma grande oportunidade”.
Get well soon, Felix 😔
2022 champ Auger-Aliassime is forced to retire at one set all, sending Vavassori through to the second round#abnamroopen pic.twitter.com/6xepAQZC7s
— Tennis TV (@TennisTV) February 5, 2025
Berrettini é eliminado na estreia, Fils vence duelo francês
A rodada diurna em Roterdã só não foi perfeita para o tênis italiano porque Matteo Berrettini foi eliminado na estreia pelo holandês Tallon Griekspoor com o placar de 6/3, 6/7 (2-7) e 7/6 (7-4). Griekspoor enfrenta o grego Stefanos Tsitsipas, número 12 do mundo, em jogo marcado para às 10h30. Tsitsipas venceu o único duelo anterior contra o holandês, durante o Australian Open de 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Aqui em Roterdã, a chave é muito forte, com tantos jogadores bons. Matteo é um adversário de muita qualidade, então eu sabia que tinha que cuidar dos meus próprios games de saque e esperar por uma chance. Foi uma batalha do primeiro ao último ponto”, disse Griekspoor após a partida. Semifinalista na edição passada, o holandês espera contar com o apoio da torcida. “Eu amo jogar nesta quadra. É de longe a minha quadra favorita no mundo. Já tive lindas vitórias aqui e eu vivo para esse tipo de jogo”.
Fitting way to finish 🔥@Griekii overcomes Berrettini in a tight battle 6-3 6-7 7-6 to move on in Rotterdam#obnamropopen pic.twitter.com/HYOUgmGDLW
— Tennis TV (@TennisTV) February 5, 2025
Já em duelo francês, o cabeça 7 Arthur Fils venceu Constant Lestienne por 6/7 (4-7), 6/2 e 6/1. Fils enfrenta o alemão Daniel Altmaier, que entrou na chave como lucky-loser e eliminou o norte-americano Aleksandar Kovacevic por 1/6, 6/4 e 6/3. Ainda nesta quarta-feira, o húngaro Fabian Marozsan venceu o alemão Jan-Lennard Struff por 6/3, 4/6 e 7/6 (7-3), garantindo o duelo com o russo Andrey Rublev às 9h (de Brasília) desta quinta.
A rodada das oitavas começa com a partida entre o australiano Alex de Minaur, cabeça 3 do torneio e número 8 do mundo, e o jovem tcheco de 19 anos Jakub Mensik, 47º do ranking, que se enfrentam a partir das 7h. O dia ainda prevê a partida entre o dinamarquês Holger Rune e o espanhol Pedro Martinez no encerramento da programação.
Não sei exatamente se é o tênis de hoje que está extremamente físico e assim exigindo demais dos jogadores ou se os jogadores estão um tanto frágeis demais, porque o que mais vemos hoje em dia é o campeão de um torneio, em certa medida, pequeno, como um 250, não ter condição física para o torneio seguinte, pequeno ou não. Isso não acontecia (ou acontecia muito menos) há… 6 ou 7 anos atrás. E isso tem acontecido com jogadores super jovens, como o Aliassime. Que pena..