PLACAR

Além de Iga, Polônia terá um finalista também no juvenil em Paris

Tomasz Berkieta (Foto: Daniel Kopatsch/ITF)

Paris (França) – Além do domínio recente de Iga Swiatek em Roland Garros, com três títulos nos últimos quatro anos e a chance de conquistar o Grand Slam pela quarta vez no próximo sábado, a Polônia ainda pode ter um campeão no juvenil. Tomasz Berkieta garantiu vaga na decisão e vai decidir o título contra o norte-americano Kaylan Bigun.

Berkieta, de 17 anos, venceu nesta sexta-feira o italiano Lorenzo Carboni por 7/6 (7-3), 4/6 e 7/6 (7-4). Ele se torna o primeiro polonês na final do juvenil em Roland Garros desde Jerzy Janowicz em 2008. Mas a única campeã juvenil do país na história do torneio é Agnieszka Radwanska em 2006.

“É muito importante para mim chegar à final, especialmente aqui. No ano passado estive na semifinal da Austrália e nas quartas de Wimbledon, mas sempre parecia que faltava alguma coisa no meu jogo”, disse Berkieta.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Lorenzo é do tipo de adversário mais difícil para mim porque é um ótimo jogador em quadras de saibro. Ele não é muito alto, mas seu saque é perigoso e seu jogo também. Ele desliza muito. Ele corre muito, então não há respostas fáceis contra ele por aí. É uma luta constante”.

Norte-americano vence duelo de canhotos

Na outra semifinal, o norte-americano de 18 anos Kaylan Bigun venceu um duelo de canhotos contra o austríaco Joel Schwaerzler, cabeça 2 do torneio, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4. Ele pode ser o primeiro jogador de seu país a conquistar o título juvenil em Paris desde Bjorn Fratangelo em 2011.

Apesar de ser um jogador de formação em quadras duras, Bigun chegou a Roland Garros vindo de título no ITF J500 de Milão. “É ótimo. Estou me sentindo muito confortável me movendo e deslizando no saibro e jogando com muita variação de spin. Eu nunca me consideraria um especialista em quadras de saibro, mas agora posso dizer que me sinto mais confortável nisso. Eu só tenho que tentar continuar”.

A final de duplas terá os principais cabeças de chave. O austríaco Joel Schwaerzler e o norueguês Nicolai Kjaer enfrentam o japonês Rei Sakamoto e o italiano Federico Cina.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] foi disputada na quadra Simonne-Mathieu. Berkieta, 34º do ranking juvenil, natural de Varsóvia, salvou três match-points na semifinal contra o italiano Lorenzo Carboni e chegou a largar na frente na […]

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Alcaraz e Murray: treino entre campeões em Queen's

Os melhores lances da campeã Boulter na grama de Nottingham

PUBLICIDADE