Barcelona (Espanha) – O retorno do espanhol Carlos Alcaraz ao ATP 500 de Barcelona, onde foi campeão em 2022 e 2023, segue em grande estilo. Depois de ficar de fora do torneio no ano passado, o número 2 do mundo já está nas quartas de final. A classificação veio nesta quinta-feira com uma vitória em sets diretos para cima do sérvio Laslo Djere, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h11 de partida.
Esta foi a 12ª vitória seguida do tenista da casa no saibro catalão, onde não perde desde a queda na estreia em 2021 para o norte-americano Frances Tiafoe. Ele também manteve a invencibilidade contra Djere, repetindo o triunfo de dois anos atrás no em Buenos Aires. Alcaraz segue em grande forma na terra batida, anotando a 19ª vitória nos últimos 20 jogos que fez neste piso.
Tentando ampliar a boa sequência no saibro, o espanhol enfrentará na próxima rodada o vencedor da do confronto entre o quinto favorito Alex de Minaur e o lucky-loser Jacob Fearnley. Ele leva vantagem no retrospecto com o australiano, tendo vencido os três jogos anteriores entre eles, o primeiro deles na semi de Barcelona em 2022. Já contra o britânico de 23 anos e atual 74 do mundo o duelo seria inédito.
Consistência define o vencedor
Alcaraz mostrou estar muito mais calibrado do que o rival sérvio no embate válido pela segunda rodada do torneio. O tenista da casa anotou quase o dobro de bolas vencedoras (15 a 8) e teve 10 erros não forçados a menos (17 a 27). O desempenho com o saque também fez diferença, com ele vencendo 71% dos pontos, contra apenas 51% de Djere.
Terceiro maior vencedor do ano no saibro em nível ATP, o sérvio começou o jogo confirmando o serviço de zero, mas então levou duas quebras seguidas e perdeu os próximos cinco games. Depois de vencer só um game na primeira parcial, Djere foi bem melhor na segunda e chegou a abrir 4/2 e saque, mas então empacou no placar e mais uma vez amargou dois breaks seguidos e com isso foi superado.
Alcaraz engatou mais uma marcha. Uma coisa que chamou atenção. Djere estava extremamente desanimado, a ponto que eu acho que deveria ter tomado algum warning de falta de competitividade. Hoje, nesse mundo de apostas, os jogadores e os árbitros não podem se dar ao luxo de ficarem vendo bolas passarem, desistirem de pontos em que têm chances. Além do desrespeito aos torcedores e espetáculo, genericamente falando. Houve uns 4 ou 5 lances ali que ele largou mão do ponto em que poderia ter ido na bola.
Carlitos hoje foi pura poesia em movimento — tranquilo, firme e com uma vibe positiva que nem o sol de Múrcia explica. Primeiro serviço afiado, zero duplas faltas (repito: zero), e menos de 20 erros não forçados. O garoto simplesmente mandou o recado. Em casa, ele não joga — ele desfila. Vitória fácil, rápida e com aquele charme de quem sabe que é o momento dele.
Será que conseguirá passar pela consistência do Ratinho no próximo jogo?
Passará, sem dúvidas. O Ratinho é muito consistente, mas a terra batida não é sua melhor superfície — ele bate fofo demais pra competir com o Carlitos. Se vai ser em dois ou três sets, vai depender do desempenho do espanhol amanhã. A real preocupação é uma semifinal contra o Fils.
Fils foi uma decepção em Monte Carlo… espero que em Barcelona ele cumpra a missão, caso você esteja certa sobre o jogo com o Stuart Little.
Então, se prepara para se decepcionar de novo, kkkkkkk. Se Deus quiser, o Stef vai eliminar o Fils antes de uma possível semifinal contra o Charly. Mas, se por acaso o francês passar, o meu murciano vai estar mais que pronto para despachar ele de novo. E, se o Carlitos chegar na final, aí já era, porque ele vai deixar qualquer um da outra chave comendo poeira.
É bem capaz, rs. Que falta fazem os bons saibristas, hehehe. O jeito é torcer pro Cenoura evoluir bem neste piso e para surgirem novos fenômenos.
Eu torço para que ele conquiste o saibro com a mesma fúria e elegância que o Rafa. Sei que igualar os feitos do rei será tarefa quase impossível… mas se ele chegar à metade, meu coração já se dá por vencido.
Carlitos joga de mais,grandes chances de mais 1 título
Qual canal está transmitindo o torneio?
Aplicativo da Disney
Até as oitavas, exclusividade do Disney+. Mas a partir das quartas (sim, amanhã!), o ESPN 2 entra no jogo também. Finalmente, né?
Carlitos é um dos dois fenòmenos do tênis atual.Muito dificil escolher entre ele e o Sinner
Por que escolher se vc pode apreciar e torcer pelos dois? Há os que gostam do esporte e há quem prefira se alinhar a algum fã-clube.
Porque eles devem jogar entre si dezenas de vezes. Natural ter um preferido para torcer toda vez. Me parece meio neurodivergente torcer ora pra um, ora pra outro rs.
como joga esse espanhol… creio que já pode ser considerado o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer
Djere tinha 14 x 4 no saibro, um especialista no piso.
Alcaraz jogou bem, sacou melhor que ultimamente.
O jogo com De Minaur será um bom encontro, o australiano tem jogado bem na terra.
(Um raro encontro entre os top 10 em 2025).