Monte Carlo (Mônaco) – Abrindo as semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo neste sábado, o espanhol Carlos Alcaraz oscilou menos do que em suas partidas anteriores e derrotou o compatriota Alejandro Davidovich Fokina em sets diretos, marcando parciais de 7/6 (7-2) e 6/4 para garantir um lugar na decisão do torneio depois de 2h09 de batalha.
Alcaraz espera agora pelo vencedor do embate entre o australiano Alex de Minaur e o italiano Lorenzo Musetti, que se enfrentam na sequência. Ele leva vantagem no retrospecto contra os dois possíveis oponentes, bateu De Minaur nas três vezes que se enfrentaram e venceu Musetti em quatro dos cinco encontros.
Na primeira semifinal 100% espanhola em Masters 1000 desde 2022, quando Alcaraz foi derrotado por Rafael Nadal em Indian Wells, o jovem tenista não perdeu mais para compatriotas e a partir de então vem em uma sequência que agora é de 13 vitórias contra tenistas de seu país, ampliando a série ao derrubar Davidovich Fokina.
Too hot to handle 🥵@carlosalcaraz unleashes a 101mph forehand missile! 🚀#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/tTTzv4EZ7t
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2025
O atual número 3 do mundo vai disputar sua 23ª final de ATP, a segunda na temporada, depois do título em Roterdã. Ele se tornou o 12º espanhol a alcançar a decisão em Monte Carlo e assim empatou com David Ferrer entre os tenistas do país com mais finais de Masters 1000, ambos com sete e atrás somente de Nadal, que tem 53.
Esta é a terceira final consecutiva de Alcaraz no saibro, que venceu 16 das últimas 17 partidas disputadas neste piso. Neste período, ele venceu Roland Garros e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta de 21 anos vai em busca de sua sexta conquista em Masters 1000, a terceira no saibro neste nível e a primeira desde que levantou a taça em Indian Wells no ano passado.
Silky skills on show 🎪@carlosalcaraz #RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/YImpVz7mrQ
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2025
Começo bom e oscilações no 1º set
Tônica de sua campanha até então no torneio, Alcaraz desta vez não repetiu as partidas anteriores com um começo bem lento. Ele até levou um susto no primeiro game e teve que salvar três break-points, mas respondeu rápido e obteve uma quebra no segundo, abrindo 3/0 na sequência. Porém, a oscilação seguiu perseguindo o segundo favorito no torneio e veio no sexto game, quando levou a quebra de volta.
Alcaraz tratou de reagir prontamente e logo no próximo game anotou mais uma quebra para cima do compatriota, abriu 5/2 e só não fechou o set no oitavo game porque Davidovich Fokina salvou dois set-points com o saque e sobreviveu. O jovem espanhol teve mais um set-point sacando em 5/3, mas amargou um break contra e acabou precisando jogar um tiebreak antes de fazer 1 a 0.
Things you love to see ☺️
Brilliant sportsmanship in the heat of battle ⚔#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/2Z0nT5HT38
— Tennis TV (@TennisTV) April 12, 2025
Firmeza na reta final para fechar o jogo
Na segunda parcial, Alcaraz foi bem mais firme, principalmente com o saque, venceu 75% dos pontos e não cedeu um break-point sequer ao compatriota. Além disso, ele pressionou bastante Davidovich Fokina e teve 14 chances de quebra, convertendo apenas uma, logo no primeiro game. Depois disso, bastou administrar a vantagem até o final para selar a vitória.
O desempenho superior de Alcaraz em quadra se refletiu também nos números, com ele conseguindo duas bolas vencedoras a mais que Davidovich Fokina (21 a 19) e anotando 12 erros não forçados a menos (40 a 28). Seu saque também foi superior, com 64% de aproveitamento contra 54% do adversário.
¡ yupi!
Ay, cariño!! Vamooooos, campeão já tem nome e sobrenome, e é o seu!
esse foquinha é um zero a zero mds.
Bom de mais,acho q vem o sexto master 1000
Carlos sabia que se oscilasse hoje era um abraço! O Fokina estava fazendo um torneio impecável! A tendência é que venha o De Minaur! Ou seja, será uma grande final!
Só precisou e lá elevar o nível um pouquinho para vencer seu compatriota.
Para a grande inveja de uns alcaraz rumo a mais um masters 1000
Pronto, motor pegou, vai até o fim de Wimbledom agora.
Se o DeMenor perder, Carlos é campeão. Na minha opinião.