Felipe Priante
Da redação
Apesar da pouca idade do espanhol Carlos Alcaraz e do italiano Jannik Sinner, os dois já têm dominado os Grand Slam em um nível que raras vezes se viu na história do tênis. Eles venceram os últimos oito títulos nos quatro principais torneios, que já é a terceira maior sequência desde o começo da Era Aberta.
Desde a conquista de Sinner no Australian Open de 2024, apenas ele e Alcaraz conseguiram triunfar em Slam. Cada um venceu quatro dos últimos oito , empatando com a sequência de Novak Djokovic e Rafael Nadal entre Roland Garros 2018 e o Australian Open 2020, na qual o sérvio venceu cinco e o espanhol três.
Apenas duas duplas conseguiram sequências mais dominantes do que essa na Era Aberta, uma delas justamente Nadal e Djokovic, que faturaram nove taças de Grand Slam seguidas entre Roland Garros 2010 e Roland Garros 2012, desta vez com o espanhol vencendo mais (5 a 4 para ele).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O maior domínio foi também envolvendo Nadal, que junto com Roger Federer levantaram nada menos que 11 títulos consecutivos de Grand Slam, numa sequência que se iniciou em Roland Garros 2005 e foi até o US Open de 2007. O suíço levantou oito taças no período e o espanhol as outras três.
Responsável por encerrar esse duopólio de Nadal e Federer, Djokovic já falou sobre o momento dominante de Alcaraz e Sinner. “Acho a rivalidade entre eles incrível. O que eles fizeram nos últimos dois anos é notável e obviamente há outros jovens jogadores que certamente vão desafiá-los”, disse o sérvio no último US Open.
“E espero que alguém consiga entrar na disputa. De certa forma, me solidarizo com o terceiro cara, porque já estive nessa situação com Federer e Nadal. Quero ver um terceiro cara entrando no jogo”, acrescentou Djokovic.
Maior número de Grand Slam seguidos
11. Federer e Nadal (2005 Roland Garros – 2007 US Open) – 8 Federer/3 Nadal
9. Nadal e Djokovic (2010 Roland Garros – 2012 Roland Garros) – 5 Nadal/4 Djokovic
8. Alcaraz e Sinner (2024 Australian Open – 2025 US Open) – 4 Alcaraz/4 Sinner
8. Djokovic e Nadal (2018 Roland Garros – 2020 Australian Open) – 5 Djokovic/3 Nadal
7. Laver e Ashe (1968 Wimbledon – 1970 Australian Open) – 5 Laver/2 Ashe











os dois maiores da história
A um pequeno equívoco na segunda sequência entre Djokovic e Nadal (9), até USOPEN 2012 . Craque Suíço levou Wimbledon 2012 , batendo Djokovic ( na Semi ) e Murray ( Final ) . De quebra retomou o N 1. Foi o Hepta no All England Club. Abs !
Realmente, a sequência terminou em Roland Garros 2012. A informação foi corrigida….obrigado!