PLACAR

A festa espanhola continua

Foto: ATP

Dois dias depois de Carlos Alcaraz conquistar o bicampeonato de Wimbledon com atuação espetacular e de a seleção de futebol conquistar mais uma Eurocopa, o mundo esportivo espanhol também pôde se deliciar com a volta triunfante de Rafael Nadal ao circuito. É a estrela absoluta em Bastad, onde o público se acotovela para ver seus treinos, superlotou o estádio principal para a estreia em duplas e ainda por cima o aplaudiu mais do que o filho de Bjorn Borg, na curiosa partida feita nesta terça-feira no saibro sueco.

Foi a primeira aparição de Nadal no circuito desde a derrota na primeira rodada de Roland Garros para Alexander Zverev e o saldo foi bem positivo, ainda que Leo Borg seja um teste frágil para o multicampeão. Aos 38 anos, Rafa começou um tanto enferrujado, demorou para soltar o saque, mas mostrou boa desenvoltura atlética nas pesadas condições de Bastad, uma região de muita umidade. Não permitiu nenhum break-point ao jovem adversário e brincou na entrevista de quadra, dizendo que levou 19 anos para voltar ao torneio e defender seu título de 2005.

Esta foi a vitória de número 480 de Nadal no saibro, elevando sua eficiência recorde no piso para 91%. O segundo com maior marca no piso foi justamente Borg, o pai, com 86%. Outro número assombroso de Rafa é o fato de ter vencido 95% de seus jogos após ganhar o primeiro set, menos de 1% atrás de Novak Djokovic e quase dois pontos percentuais sobre Roger Federer e Borg, que se aposentaram na casa dos 93% de aproveitamento.

Hoje mero 261º do ranking, Rafa utiliza as simples e duplas em Bastad para ganhar ritmo e chegar firme nos Jogos Olímpicos de Paris, onde muita gente aposta que fará sua despedida do circuito tradicional, apesar de nesta terça-feira ele ter sido listado no US Open com ‘ranking protegido’ e estar comprometido em disputar a Laver Cup de setembro. Seria sensacional se Rafa fosse longe nesta semana, já que seu 92º e último título da fantástica carreira foi o de Roland Garros de dois anos atrás. Porém a chave é dura. Na quinta-feira, fará duelo de canhotos contra Cameron Norrie, se passar deve encarar o ascendente Mariano Navone e quem sabe faria a semi contra seu parceiro de duplas Casper Ruud.

Alcaraz volta para casa e já pensa no saibro

O domingo de título ainda foi longe para Alcaraz. Depois de intermináveis entrevistas,esticou a noite e participou do obrigatório Baile dos Campeões, em que dançou com Barbora Krejcikova, mais uma tradição de Wimbledon. Isso claro antes de assistir e comemorar muito à vitória da Espanha sobre a Inglaterra na Eurocopa.

Por fim, desembarcou em casa na segunda-feira, deve tirar alguns dias de descanso e então começar a preparação para o retorno ao saibro. Na condição de atual campeão de Roland Garros, entra como o maior favorito para a medalha de ouro de simples, num torneio que promete ser muito competitivo contra Jannik Sinner, Djokovic, Zverev e Ruud. Isso se Nadal não estiver em plena forma. O calendário do número 3 do mundo permanece com inscrição nos Masters de Montréal e Cincinnati antes do US Open.

Abordagem que merece reflexão foi feita pela ESPN, no comparativo de Carlitos com o Big 3 na altura dos 21 anos e 70 dias:

Também muito concorrida foi a divulgação da mancada do campeão de Wimbledon, ao aparecer com a réplica do troféu quebrada!

Por fim, achei bem sacado este vídeo de Wimbledon:

Quem levou o Desafio

Desta vez, foi um tanto difícil apurar os três vencedores do Desafio de Wimbledon. Nada menos que 18 leitores cravaram a vitória de Alcaraz por 3 a 0 e então foi preciso avaliar quem retratou da melhor forma o andamento da partida ou se aproximou mais do placar final de 6/2, 6/2 e 7/6.

Então, optei por Júlio Marinho (6/2 6/3 7/5) e Eduardo Braga (6/4 6/1 7/5), por terem indicado dois primeiros sets mais fáceis e o terceiro, duro. E também Guilherme Daolio, único a acertar as três parciais, ainda que de forma invertida (7/6 6/2 6/2).

Os vencedores precisam enviar endereço completo e tamanho desejado para envio das camisetas TenisBrasil 25 anos. Pode ser aqui mesmo ou no email joni@tenisbrasil.com.br.

93 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás

Fale, Dalcim!
Mais de uma década e meia acompanhando o blog e agora ganhei uminha.. rsrs.. vou mandar no e-mail! Abraço!

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Oi Dalcim. Já encontrei o Post da premiação.
Acho que cheguei perto.
Parabéns aos vencedores.
E muito obrigado pelo retorno.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

A história se repete. Uma vez mais, os vencedores do desafio não fazem parte dos “arroz de festa” como eu, que muito escrevem e nada acertam. Parabéns aos vencedores.
E Nadal voltando.
Ou seja, + um pra, no US Open, complicar a vida do sérvio “number 2” e recordista de Slams/semanas no topo. Alcaraz, Sinner, ocasionalmente Medvedev, e agora a volta do baloeiro.
Moleza como este último chaveamento de Wimbledon, acho que nunca mais.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Verdade Luis, na hora de ganhar sempre aparece uns “desconhecidos” sortudos. Dessa vez até esqueci de votar da maneira escrita, só votei naquela geral. Mas cravei de maneira exata que Djokovic iria perder por 3 a 0. Sempre que Djokovic chega na decisão eu acredito que ele vai perder por 3 a 0, seja qual for o oponente. E desta vez acertei, Incrivelmente.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Parabéns pela persistência.
Vou lhe dar uma dica: se fizerem nova final Djokovic x Medvedev, podes apostar novamente em 3×0, porque, já fizeram três e todas foi por 3×0.
Só não saberei dizer para quem, da próxima vez.

Luiz Bessa
Luiz Bessa
1 mês atrás

Dalcim, onde vc pesquisa essas estatísticas, como a que cita aqui, de percentual de vitórias após vencer o primeiro set?
P.S.: Apesar de ser leitor aqui há muitos anos, escutei pela primeira vez hoje o podcast (o último episódio, sobre Wimbledon) e achei bom demais, parabéns!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Devo ir ao USO e não imaginava uma possibilidade real de poder vê-lo (rafa, claro) em ação. Será algo incrível se acontecer. Torço para q faça uma boa partida contra o magistral Norrie, mas vencer acho improvável, apesar de não impossível. Quem sabe não terei o privilégio de vê-lo em quadra em 2025, hoje eu não descarto mais isso…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Para o mundo q eu quero descer: Monteiro venceu Ruud!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Mas logo agora você quer descer? Vamos ver se ele mantém o embalo. Se ganhar + uma, acho que passa o Wild.
Deixa pra descer do mundo depois da Olimpíada. Quem sabe o seu ídolo não consegue uma medalha?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Sou muito realista pra acreditar nessa possibilidade, mas nunca se sabe, Ali não venceu Foreman no Zaire contra todos os prognósticos?

Carlos
Carlos
1 mês atrás

Bom dia !! Discordo um pouco da avaliação do resultado, (desafio)
O meu foi 6/3 – 7/5 e 7/6 .. mais tranquilo !!, “

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Carlos

Imagino que esteja brincando, né?

Tu deu 14 games a Djokovic, ele só fez 10. Passou longe rsrsrs. Os 3 primeiros cravaram os 10 games.

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Não é por game ,é por resultado, se fosse por game o 3 resultado teria sido o único ganhador. O Carlos tá certo, ele teria que ter ganho também, se o 2 ganhou

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Você está viajando Marcelo. O Carlos acertou o 3 set inteiro e o 2 não acertou nenhum set. Se o 3 ganhou ele deveria ter ganho tbm

Carlos
Carlos
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Vc leu a enquete?? Ou não sabe a regra do tênis ..
Ganhador quem fica mais próximo do resultado…
Além do mais já ganhei o livro do Djokovic em 2020.. Roland Garros

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Carlos

Eu conheço as regras. Mas entendi que a enquete levou em conta os games também. Veja:

O 1º errou só 2 games; o 2º, só 4 games e o 3º, nenhum game, mas ordem invertida.

Ou seja, os 3 primeiros deram 10 games a Djokovic. Você deu 14. Ao dar 14, está dizendo que o jogo foi mais parelho do que o que de fato ocorreu. Além disso, os 3 deram 19 games ao Alcaraz, o correto. Você deu 20.

Foi assim que raciocinei. Você pode discordar, mas há lógica no que eu digo.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Carlos

Qual a necessidade de insinuar que o outro não tem neurônio? Que feio…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Que bom que a moderação deletou este trecho. O mundo já está violento demais para ficarmos nos atacando/ofendendo de forma gratuita, não vamos a lugar algum assim. Prefiro focar sempre na contra-argumentação.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Ou pode ser que ele mesmo tenha editado…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Também achei Maurício, mas foi suprimida essa parte do comentário.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás

Saíram as médias de audiência desse Wimbledon (2024), na ESPN:

Final masculina 2024:

2.2 milhões de espectadores. Um decréscimo de, aproximadamente, 31% em relação ao WB de 2023, que teve 3.2 milhões de espectadores.

Final feminina: 1.4 milhão de espectadores. Acréscimo de 9% em relação ao ano passado, que teve cerca de 1 milhão 285 mil espectadores.

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
1 mês atrás

Será que nos jogos olímpicos ou no USO teremos um Djokovic x Nadal? Será fantástico se vermos esse confronto . Independente do nível que possam estar será sempre uma atração por tudo que já fizeram.

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás

Daniil Medvedev foi temporariamente suspenso pela agência Thierry T devido à sua falta de conquistas após Roma 2023. Seu contrato está atualmente em jogo se ele não vencer o US OPEN 2024.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás

EU CERTAMENTE FARIA O MESMO, ou seja, batalharia pra caramba, para não perder a amizade do CEO…

Jmsa
Jmsa
1 mês atrás

Dalcim ,eu entrei numa discussão com amigos meus e eles só vão me dar razão se você concordar comigo e eles vão ler a sua resposta kkkkkkk.
Eu comentei com eles que o que o big 4 fez é fora da curva do tênis ,que chegar numa final de grande slam já é surreal para um tenista e pelo fato de eles chegarem toda hora parece uma coisa banal ,concorda comigo ? E a outra questão foi a eterna falácia da entressafra do Federer ,eu digo que ele dominou o circuito assim como fez Nadal e Djokovic ,que conquistou títulos quando esses já estavam estabelecidos , não te parece mais desculpa esfarrapada pra menosprezar os feitos dele ?
E olha que sou fã incondicional do Djokovic .

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Maio de 2024: Juan Carlos Ferrero diz que deixará de treinar Carlos Alcaraz quando tiver 25 anos (aproximadamente).

Julho de 2024: Rafa Nadal (que está prestes a se aposentar) fala constantemente de Carlos e parece cada vez mais próximo dele.

Não precisa falar mais…

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

E o que Nadal acrescentaria tecnicamente ao jogo do compatriota?! Melhoraria o backhand, saque, voleio, drop!?!? Ou o espinzão de forehand, sendo que o do Carlito é bem agressivo e talvez não precise de muito spin? Talvez no aspecto mental….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Hummm, talvez no aspecto de fazer jogadores mais técnicos do q ele fregueses de caderneta? Ou como vencer 22 GS?

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Acho que não precisa de tanta ajuda assim. Já mostrou ser mais técnico que Rafa, ser mais jogador que Nadal na grama e hards e também será um gigante no saibro.. Ou seja, é melhor que seu conterrâneo em dois dos três pisos do esporte e chegará pelo menos perto no terceiro, se não for melhor também.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

E pode anotar , Gustavo. Nem os Irmãos Bryan conseguiram o BI Olímpico em Duplas. Quero ver tirar o BI do Touro Miura jogando ao lado do Tourinho Assassino rs . Treinador não acredito devido a extensa Agenda do milionário jogador . A conferir. Abs!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás

JOSÉ NILTON, a respeito de Wimbledon/2024, por que não teve lance promocional valendo camiseta na final feminina?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Prezado VALMIR, já que até o momento não vi resposta, peço licença pra me arriscar a responder.
Talvez porque seja muito + difícil acertar um placar de melhor de 5 sets do que um de 3 sets.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

MAURÍCIO LUÍS, você não precisa me pedir “licença” quando se reportar à minha pessoa, ainda que minha publicação seja endereçada a outrem, afinal, esta confraria é um espaço democrático e, portanto, também de debates. Sobre o motivo por você sugerido( !!!!! ), como explicação pela não realização do sorteio de camisetas motivado pela final feminina de Wimbledon/2024, acho uma tolice improvável a quantidade de sets do tênis feminino e do masculino ser a razão do tal preconceito de não inclusão, ou seja, por mais boa vontade que eu tenha com o seu parecer, minha avaliação é que se trata de uma tentativa, frustrada, de livrar JOSÉ NILTON da saia justa na qual se meteu. No mais, grato pela sugestão e principalmente pela demanda educada…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás

QUE A OPINIÃO DO COLEGA COLABORADOR JEOVAN DOS SANTOS( sim, pelo menos ele tem ) sirva de aprendizado para que nós colaboradores desta confraria reflitamos sobre até onde somos discernidos a ponto de nos atermos à imparcialidade e à isenção, e que isto valha também para o competente administrador do nosso blog. É o mínimo que se espera, em se tratando de juízo, mediante a importância dada a JEOVAN, ao ter seu nome reiterado pelo menos dezessete vezes, na pasta anterior deste blog. Que assim seja…

Última edição 1 mês atrás by Valmir da Silva Batista
Marco Aurélio Fernandes Galdur
Marco Aurélio Fernandes Galdur
1 mês atrás

Dalcim, tenho percebido uma evolução tática gigantesca no Monteiro. Hoje foi um primor nesse sentido. Houve alguma mudança significativa na equipe que gerou isso sentido ou estamos falando da leveza da boa idade, capacidade de desfrutar da reta final da carreira e jogar solto?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

Alguns colegas internautas afirmando que o Dalcim não deveria ter considerado Nole favorito.
Ah, mas dizer isto ¨¨¨¨ d e p o i s ¨¨¨¨ que o jogo acabou, é fácil, né? Assim, até eu!
E quanto a dizer que ele é nolista, é impossível pra qualquer jornalista ser unanimidade entre os leitores. Já vi internauta acusando o Chiquinho Leite Moreira de ser nadalista.
No futebol, sempre tem os que falam que tal juiz é corintiano, é flamenguista, que roubou… (nova essa, hein? ” O juiz roubou…”).
São ossos do ofício de jornalista. Só espero que Deus dê paciência ao Dalcim pra aturar esses desprovidos de noção que trazem a frustração das suas vidas pessoais pro campo esportivo.
Discordar sim, desrespeitar não.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Dizer que o Chiquinho Leite Moreira é nadalista, não garanto, mas que ele não é Djokovista, tenho certeza, rsss.

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás

Haters: Nós odiamos você
Nole: isso diz mais sobre você do que sobre mim

Haters: Nunca iremos te apoiar
Djokovic: Eu nunca pedi

Haters: Você nunca será amado como Fedal
Djoko: Veja minhas redes sociais

Haters: Você não é o GOAT
Novak: Veja meus registros e estatísticas

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Na boa caríssimo Lucas F. Pensei que estas bobagens de ” haters ” do ” goat”, ficariam restritas junto a tua Turminha do extinto Fake TênisBrasil. Lamentável !!! rs . Abs!

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

os comentários dos federistas vibrando com a vitória do Alcaraz são apenas um exemplo dos haters do sérvio.

E como vc lê todos os comentários, vc os viu.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Federer parou em 2021, meu caro . A fila anda e exatamente no RIO OPEN 21 , ao vê-lo treinar, passei a admira-lo como muitos. Nada a ver ter o privilégio de torcer por um baita Tenista , com ” haters” do ” goat ” …Abs!

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Federer parou em 2021 mas seus torcedores não, meu caro. E seguem torcendo contra o sérvio que ousou tirar dele os mais importantes recordes no tênis.

Vc escreveu acima que Federer tem 8 títulos em Wimbeldon. Então qdo te interessa vc apresenta números para mostrar que Federer é o goat. Mas qdo os números são do djoko, não valem nada pq o q importa é a beleza do jogo.

Entende?

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Não foram só federistas, foram nadalistas e independentes também.

Por que, ninguém que já torceu pelo suíço pode torcer agora pelo espanhol.

O tênis não é que nem o futebol que o clube é “eterno”
No tênis, a vida do tenista é curta. Um termina a carreira e outro começa. E é normal que os admiradores do suíço passem a torcer por Carlos, que tem um estilo de jogo muito agressivo e bonito, bem parecido com Roger.

E não se esqueça que o próprio Alcaraz já declarou que foi no estilo de Federer que espelhou.

Cara, na boa. As pessoas torcem pra quem quiserem e se vc se incomoda, ou pare de ler os comentários nas páginas, ou vai pra outro esporte.

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Não sou bem eu q me incomodo com a torcida alheia… fale com o segio ribeiro sobre isso

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Qualquer jogo entre Federer ou Nadal x Novak, no estádio, tinha 90% da torcida ou para o suíço ou para o espanhol, que é o que vale.

Torcedor da poltrona não tem tanto valor, assim como as redes sociais repletas de fakes..

No mais, não foi o suíço ou o espanhol que organizaram torneios no auge da pandemia colocando em risco a vida de seres humanos, ou falsificaram documentos para poder entrar em paises, ou se reuniram com ditadores e etc….

Novak tem o comportamento de uma criança de 10 anos, mimado, desonesto e egocêntrico. .. E é admirado por algumas pessoas tão vazias quanto ele que invertem valores…

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Humm, entendi, cada um torce pra quem quiser mas quem torce para o djoko é vazio e com valores invertidos…

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Não são todos que torcem por Novak que invertem valores. Esqueci de deixar claro isso.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Engraçado você falar de pessoas vazias baseando-se em torcida por tenista A ou B. No entanto, esquece de mencionar que Federer e Nadal não criticaram a ditadura saudita. Inclusive, Federer disse que é só uma “questão de mercado”. Sua indignação seletiva me comove.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Hater é mais uma palavra que encontramos para dividir o mundo, e que só gera mais ódio no hater. São pensamentos assim que estão levando a esse nível de polarização atual, beirando uma guerra com radicais dos dois lados.
Abs

Lucas F.
Lucas F.
1 mês atrás

Djokovic é o único jogador a vencer todos os Masters 1000 pelo menos duas vezes e todos os Slams pelo menos três vezes, mas é Federer quem é um gênio da quadra…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Federer continua o terceiro da história, sem recordes relevantes e freguês dos rivais. A única mudança que pode ocorrer é ele cair pra quarto daqui a uns bons anos.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

É óbvio que para um fanático , OCTACAMPEAO de WIMBLEDON e Pentacampeão consecutivo do USOPEN, são recordes irrelevantes. Idem para 237 Semanas CONSECUTIVAS. Sei …rs. Abs!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio Ribeiro esses números são inconstentaveis…pa é turma da Kombi para…

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sem recordes relevantes ? Rapaz …

Maior vencedor de Wimbledon

Maior vencedor de torneios na grama

Maior sequência de semanas consecutivas como número 1

Devem ter vários outros …

Dessa vez a costumeira e bem fundamentada argumentação falharam.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Eduardo

Não deve haver vários outros, pois Djoko pegou quase tudo pra ele. Maior vencedor de Wimbledon e semanas consecutivas estão ok (embora não façam parte do top 5), mas títulos na grama somando um monte de 250 e 500? Rsrs.

Top 5: Slams, semanas #1, temporadas #1, Finals, Masters 1000.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Ao menos naquele mundinho virtual paralelo q alguns habitam ele pode ser kkkk…

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Lucas F.

Pois é. É isso mesmo! Novak foi o único a vencer 2 vezes os masters, recordista de slam mas o suíço é o gênio, assim como pensa a grande maioria.

Mas claro que o sérvio tem seu valor pelo que ganhou dentro de quadra. Sua disciplina, ambição, cuidados com a saúde apesar de seu comportamento lamentável, são elogiaveis.

Percebe que Novak sempre apronta uma pra chamar a atenção? Como uma criança mimada atrás de atenção também?

Não são seus títulos e recordes que incomodam, são suas atitudes e comportamentos?

Agora se não minha opinião e não opinião de muitos o jogo dele é chato e sonolento, é apenas uma questão de opinião e parece que vcs se importam muito com isso, pois haja choradeira!

No mais as pessoas torcem contra ou a favor de quem quiserem. Democracia!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Na abordagem da ESPN faltou colocar o número de Torneios disputados. Rafa Nadal disputou incríveis 43 Torneios ( 2005 , 2006) , daí um número de vitórias bem acima dos demais. Infelizmente RIO OPEN é passado para Carlitos. Largou a Gira de Saibro da A.do Sul e confirmou ao lado de SInner, Roterdã em 2025 . A verdade é que ninguém sabe dizer qual a superfície predileta do Tourinho rs. Hurkacz operou o joelho e acredita que estará dia 27 jogando pelo seu Pais nas Olimpíadas. Aguardemos… Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás

Tive uma surpresa o ver a foto, de uma projeção de um Big4 aos 21 anos.
Não que Carlos Alcaraz seja o primeiro, mas que Roger Federer é o #4.
Adianto que a conversa fiada de que o #3 “esquentou” banco até 2011 não cola. O que cola mesmo, é até onde ele foi, tal qual o #4.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Tu és confuso mesmo ou se faz de bobo , SR L.F 2 ??? . Milhares de vezes lestes neste espaço que Federer foi o menos precoce ( SLAM 1 aos 23 ) ,seguido por Djokovic. O Sérvio levou o primeiro aos 21 ( 2008 ) . Quando atingiu o N 3 em 2007 esquentou o banquinho até 2011 ( 24 anos ), ano que venceu o SLAM 2 e finalmente atingiu o N 1 . Não teve bola pra superar Federer e Nadal que lideraram o Ranking desde 2005 . Não cola é que através deste teu Celular, possas ser tão preguiçoso e não leias os comentários na íntegra. Pela mor …Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O GOAT Djoko levou o primeiro com 20 anos em janeiro de 2008. “Esquentou o banco” e hoje tem 428 semanas #1, o maior reinado disparado do esporte.

A conferir, rsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Quem não esquentou banco algum foram os Espanhóis. Jan/ Julho mais perto dos 21 incompletos. E somente foi levar o segundo em 2011. A verdade apareceu rapidamente. Alcaraz mais jogador do que TODOS do Big 3 com os mesmos 21. Se vai ter a longevidade dos demais, somente o Tempo vai dizer…Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Foi o que quis dizer para ele, mas o SR do Anéis insiste em ser o cara a ser batido, problema dele.
Nada mudou no Reino de Avilã!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

SR dos Anéis foi ótima! Kkkkkkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Na boa , Sr Fabriciano. Somente tentando ser engraçado… Rsrsrs, Abs !

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Ainda sobre Wimbledon, em 2025 Alcaraz pode se tornar o mais jovem tricampeão do torneio. Este é apenas mais um exemplo de como o jovem campeão segue conquistando recordes. Obviedades à parte, Wimbledon está para Alcaraz assim como RG esteve para Nadal. Porém o mais impressionante de tudo é que Alcaraz pode superar Rod Laver ao vencer os 4 slans num mesmo ano algumas vezes na carreira.

Marcilio Aguiar
Marcilio Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Ronildo, não me leve a mal. Assim como você, sou federista. Por favor, não antecipe o futuro do Espanholito. A amostra, com base nas suas previsões sobre o Djoko, não é nada animadora para o talentoso Alcaraz. Sorry… so para descontrair…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás

A TOLICE DA VEZ É A RINHA travestida de debate sobre quem foi ou é melhor tenista aos vinte e um anos de idade, se Carlos, Novak, Roger ou Rafael. Num cenário improvável, quando o primeiro mal havia saído das fraldas e talvez até mamasse no peito da mãe, ele é posto em quadra de forma precoce, mesmo com o trabalho infantil configurando crime. Em 2024, com testosterona pra dar e vender, Carlos ostenta vinte e um anos; em 2008, já com a saúde de ferro de um balcã, Novak tinha vinte e um anos; em 2002, mais laureado que o relógio, o canivete e o queijo suíços, Roger tinha vinte e um anos; e em 2007, azarando as menininhas com seu cabelão de popstar e seus bermudões fashions, Rafael tinha vinte e um anos. Pois é, e mesmo assim é possível avistarmos os quatro disputando a tapa a primazia de quem é melhor, em se tratando da quantidade de slams e de quem lidera o ranking da ATP. Segundo pesquisas de quem não tem mais o que fazer, Carlos faz Novak, Roger e Rafael se ajoelharem de vergonha, já que a trajetória de cada qual é medíocre e o que conta pra valer são mesmo os imprescindíveis vinte e um anos no lombo.

Última edição 1 mês atrás by Valmir da Silva Batista
Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Pois é, vamos reiterar toda essa tietagem a partir dos 35.
Pois esse é o número a ser batido, depois da performance astronômica dos três, nessa recente história do tênis.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

LUIZ FABRICIANO, Djokovic, Federer e Nadal não devem nada ao mundo do tênis nem um ao outro. Quanto a Alcaraz, tem potencial absurdo e pode chegar muito longe…

Eduardo Braga
Eduardo Braga
1 mês atrás

uma honra faturar esse prêmio, apostei firme do Miurinha e me dei bem. Valeu Dalcin e todos

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

A ESPN classificou os 100 melhores atletas profissionais desde 2000. Eles classificaram Novak em 11º lugar

Que classificação lixo…

Phelps, le bron, messi, Bolt, ainda posso entender mesmo que não concorde. Mas Biles, Serena, Woods, Brady, Federer superior a Novak é só uma piada

Nem dá para levar a sério a publicação da ESPN já q já chegou a premiar Coco como a melhor tenista

As conquistas devem falar mais alto q popularidade.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Até que é uma boa classificação pra quem acredita em Terra plana, saci-pererê, mula-sem-cabeça e coisas do tipo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Aí depende não é Gustavo?
Se foi uma classificação por popularidade, tudo certo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

“He won 20 Grand Slam titles and became the most beloved tennis player of all time. Gotta be Fed.”

Utilizaram o critério Miss Simpatia mesmo. Lamentável.

Um tanto curioso terem soltado essa lista após a perda do título de Wimbledon, não? Teriam guardado para outro momento mais oportuno caso o sérvio tivesse triunfado.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Tem razão.
Obrigado

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Segue a lista completa:

Ranking ESPN dos 100 maiores atletas do século XXI.

1 – Michael Phelps ‍♀
2 – Serena Williams
3 – Lionel Messi ⚽
4 – LeBron James
5 – Tom Brady
6 – Roger Federer
7 – Simone Biles
8 – Tiger Woods ⛳
9 – Usain Bolt ‍♂️
10 – Kobe Bryant
11 – Rafael Nadal
12 – Novak Djokovic
13 – Cristiano Ronaldo ⚽
14 – Stephen Curry
15 – Katie Ledecky ‍♀
16 – Tim Duncan
17 – Shaquille O’Neal
18 – Patrick Mahomes
19 – Lewis Hamilton ️
20 – Aaron Donald
21 – Diana Taurasin
22 – Sidney Crosby
23 – Kevin Garnett
24 – Albert Pujols ⚾
25 – Floyd Mayweather
26 – Peyton Manning
27 – Randy Moss
28 – Nikola Jokic
29 – Michael Schumacher ️
30 – Mike Trout ⚾
31 – Clayton Kershaw ⚾
32 – Marta ⚽
33 – Miguel Cabrera ⚾
34 – Tamika Catchings
35 – Dwyane Wade
36 – Maya Moore
37 – Ichiro Suzuki ⚾
38 – Barry Bonds ⚾
39 – Kevin Durant
40 – Justin Verlander ⚾
41 – Dirk Nowitzki
42 – G. Antetokounmpo
43 – Alex Rodriguez ⚾
44 – Mikaela Shiffrin ⛷️
45 – David Ortiz ⚾
46 – Max Scherzer ⚾
47 – Jimmie Johnson
48 – Thierry Henry ⚽
49 – Aitana Bonmati ⚽
50 – Zinedine Zidane ⚽
51 – Steve Nash
52 – Adruan Beltré ⚾
53 – Derek Jeter ⚾
54 – Alex Ovenchkin
55 – Luka Modric ⚽
56 – Alexia Putellas ⚽
57 – Calvin Johnson
58 – J. J Watt
59 – Mariano Rivera ⚾
60 – Candace Parker
61 – Ray Lewis
62 – Shohei Ohtani ⚾
63 – Allyson Felix ‍♀
64 – Mia Hamm ⚽
65 – Kylian Mbappé ⚽
66 – Jon Jones
67 – James Harden
68 – Phill Mickelson ⛳
69 – Jason Kidd
70 – Andrés Iniesta ⚽
71 – Manny Pacquiao
72 – Shaun White
73 – Mookie Betts ⚾
74 – Lisa Leslie
75 – Xavi Hernandez ⚽
76 – George ST-Pierre
77 – Shelly-Ann Fraser ‍♀
78 – Bernard Hopkins
79 – Bryce Harper ⚾
80 – Andy Murray
81 – Sheryl Swoopes
82 – Kohei Uchimura
83 – Chris Paul
84 – Lauren Jackson
85 – Kawhi Leonard
86 – Venus Williams
87 – Ronaldo Fenômeno ⚽
88 – Roy Halladay ⚾
89 – Annika Sorestam ⛳
90 – A’Ja Wilson
91 – Aaron Rodgers
92 – Pedro Martinez ⚾
93 – Rory Mcllory ⛳
94 – Ronaldinho Gaúcho ⚽
95 – Zlatan Ibrahimovic ⚽
96 – Darrelle Revis
97 – Virat Kohli
98 – Connor McDavid
99 – Ed Reed
100 – Charles Woodson

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Algumas figurinhas ao lado dos nomes mostrando qual o esporte do atleta não apareceram qdo
publiquei o comentário

Jose Yoh
Jose Yoh
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Melhor que o aval da Vogue… Mas veja como nao consideram só os números nesse tipo de avaliaçao. O negócio é tao subjetivo quanto a escolha do GOAT. Duvido que alguém concorde com essa lista; cada um vai puxar a sardinha para onde bem entender.
Abs

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Rafa venceu o magistral Norrie, aliás p mim de forma surpreendente. Como segundo alguns rançosos daquele segmento fora da realidade vencer esse rapaz seria um “divisor de águas” (aqui é diversão garantida kkkk), ele está no bom caminho…

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Não conheço segmento nenhum aqui que fale uma vírgula que seja do Rafael Nadal. Mas como vc é tribal e ama essa guerrinha vc vem com essa.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
1 mês atrás

VAGAS DE UNIVERSALIDADE…Que linda alcunha, lembra a ideia de união…

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás

Novak é o rei dos recordes. Vou votar dois: Foi o integrante do big 3 que mais tomou 3 x 0 em finais de slam e o que mais o que mais perdeu final de slam para oponentes diferentes?

Alguém citou aqui que o h2h de Federer x Muray foi apertado a favor do suíço mas…. O único a perder final de slam para o escocês, do big 3, foi Novak.. E foram duas!!! Contando um humilhante 3 x 0 em Wimbledon…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Só na Austrália, Murray é o maior vice-campeão de todos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Belarmino Ir

Típico comentário de quem não tem o que comentar.

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Eu comento o que eu quiser.

Marcilio Aguiar
Marcilio Aguiar
1 mês atrás

Saudações a Dalcim e demais participantes. Voltando a acompanhar o blog com mais frequência, depois de algum tempo afastado por falta de tempo, vejo que as velhas discussões sobre GOAT e BIG 3 ainda são calientes, apesar de já estarmos no limiar da nova era de Alcarazes, Sinners e quem mais vier. Não que eu despreze a historia do esporte e dos grandes esportistas, muito pelo contrario.

Dalcim, você tem avaliação sobre algum jovem que já esteja no circuito ou em fase de transição para o profissional com potencial para rivalizar com os dois citados, a curto ou médio prazo?

Pelo visto, a geração Danil, Zverev e Stefanos vai beliscar um ou outro grande torneio, mas vai ficar em segundo plano.

Por fim, muito obrigado pelas informações e análises com alta qualidade e isenção. Abc.

Marcilio Aguiar
Marcilio Aguiar
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Valeu Dalcim, muito obrigado! Tinha me esquecido do Rune, muito talento mas o emocional a ser trabalhado.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

PUBLICIDADE

VÍDEOS

ATP seleciona os 10 melhores lances do Masters de Cincinnati

Match-point de Draper contra Aliassime causa polêmica

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.