Málaga (Espanha) – Pela primeira vez em 104 anos de disputa da Copa Davis, a Holanda disputará a final da competição. Vindos de uma grande vitória sobre a Espanha de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz na última terça-feira, os holandeses venceram a Alemanha por 2 a 0 nesta sexta. A final será no próximo domingo, ao meio-dia (de Brasília), contra Itália ou Austrália, que se enfrentam na manhã deste sábado.
A série havia começado com uma vitória dramática de Botic van de Zandschulp, 80º do mundo, sobre o 88º colocado Daniel Altmaier. O holandês de 29 anos precisou de dez match-points para vencer a disputa por 6/4, 6/7 (12-14) e 6/3. Já no segundo jogo de simples, o 40º do ranking Tallon Griekspoor venceu Jan-Lennard Struff, 43º, por 6/7 (4-7), 7/5 e 6/4.
“Eu apenas tentei me concentrar no meu próprio jogo. Senti que ele estava jogando um tênis inacreditável e que não fiz muita coisa errada no primeiro set. Estou super orgulhoso de mim mesmo, super orgulhoso do esforço e muito feliz por conseguir a vitória no final”, disse Griekspoor, de 28 anos, e que marcou sua 11ª vitória em 21 jogos na Copa Davis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O jogo que definiu o confronto começou com um primeiro set inteiramente sem quebras ou break-points, com vantagem mínima para Struff no tiebreak, ao vencer dois pontos nas devoluções de saque. Os sacadores vinham prevalecendo no segundo set, mas Griekspoor escapou de dois break-points no oitavo game e aproveitou a chance de quebra no fim da parcial. O holandês aproveitou o bom momento, voltou a quebrar no início do terceiro set e só perdeu sete pontos em seus games de serviço, terminando a partida com 25 aces no total.
A moment of history for a @KNLTB 🧡#DavisCup pic.twitter.com/xn92H8RT7u
— Davis Cup (@DavisCup) November 22, 2024
Com as duas vitórias em simples, a Holanda não precisou disputar a partida de duplas, que teria o ex-número 1 da modalidade, Wesley Koolhof, ao lado de Botic van de Zandschulp. Já a Alemanha teria os campeões do ATP Finals, Kevin Krawietz e Tim Puetz. Até então, o melhor resultado holandês na Davis havia sido a semifinal de 2001. Nos últimos dois anos, o país caiu nas quartas. Na fase de grupos, a Holanda ficou em segundo lugar na chave que tinha Itália, Brasil e Bélgica, vencendo o time brasileiro por 2 a 1.
“Estamos sonhando com este momento há dois ou três anos”, acrescentou Griekspoor. “Tivemos chaves difíceis, mas sempre acreditamos muito em nós mesmos e sentimos que isso era possível. Agora parece inacreditável. Estou muito feliz pelo time e pela Holanda”.
Entre os outros dois semifinalitas, a Itália é a atual campeã da Davis e tem dois títulos na história. Já a Austrália acumula 29 conquistas na competição e busca a terceira final seguida, mas não consgue o título desde 2003.
Com os mesmos jogadores que quase foram eliminados na fase de grupos pelo Brasil?