Maceió (Alagoas) – A quarta edição do Macena Open será palco de uma acirrada disputa pela liderança do ranking mundial masculino de beach tennis com presença brasileira e de recordista mundial. A competição começa na próxima terça-feira, dia 26, e vai até o dia 1º de dezembro, de volta às origens, na Praia da Pajuçara, em Maceió, onde foi realizada a primeira edição, em 2021.
O italiano Michele Cappelletti e o catarinense André Baran assumiram o topo do mundo em setembro após a conquista do Campeonato Mundial em Cesenático, na Itália, em setembro, chegaram a perder a liderança por um período durante outubro, mas retomaram à ponta recentemente. Os dois somam nove conquistas na temporada e após o Mundial ganharam o BT 400 do Rio de Janeiro e no último final de semana o Sand Series de Aruba.
Michele Cappelletti tem o evento como especial. Ele e Baran venceram no ano passado e em abril deste ano no Pure Beach, somando dez vitórias seguidas em Alagoas. “O Macena Open representa para nós o título do ano passado, uma conquista importante e esse ano também. Esse ano teremos que defender os pontos. Essa briga pelo número 1 com o Gianotti e Spoto, ir bem em Maceió fará a diferença. Estamos felizes e motivados para jogar”, afirmou o hexacampeão mundial e que com 86 títulos é o maior vencedor do esporte.
“É uma briga pelo topo que nos deixa muito orgulhosos. Quando eu e o Baran começamos a jogar juntos 14 meses atrás, estávamos mais de 1 mil pontos atrás deles e conseguimos passar, isso é uma satisfação enorme e nos valoriza, pois Gianotti e Spoto fazem das melhores temporadas da carreira deles. Depois, no final do ano, veremos quem será a dupla número 1. Se for a gente, ficaremos felizes, se forem eles, vamos parabenizar. A briga é maravilhosa. Eles são dois talentos maravilhosos”, apontou.
A distância é de 270 pontos para o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, dupla campeã mundial do ano passado e que soma oito títulos nesta temporada.
Gianotti destaca a disputa: “Essa disputa pelo lugar do número 1 do mundo é legal com certeza pelo esporte, vai depender muito mais do Master (Sand Series Finals), que vale 600 pontos em dezembro. Estamos atrás com a vitória de Cape e Baran em Aruba, mas ainda podemos voltar e vamos dar tudo com isso. A gente defende o título esta semana em Viamão (RS) e eles defendem o troféu em Maceió (AL) na semana que vem, então será bem interessante.”
Cappelletti está animado para jogar pela primeira vez na Pajuçara. Ele esteve em Maceió há poucos anos dando clínicas, mas nunca disputou um torneio na capital alagoana: “Fico feliz de ir a um novo lugar, gosto muito da cidade, fico curioso como será o evento, acredito que será de sucesso como os demais Macena Open. Acho muito justo ter uma nova localização.”
O torneio será um dos principais do mundo da categoria BT 400, com premiação de US$ 35 mil (R$ 192 mil) e trará todos os top 10 do mundo, no masculino e no feminino, buscando importantes 470 pontos no ranking mundial. Até o momento estão confirmados atletas dez países (Brasil, Itália, França, Espanha, Rússia, Venezuela, Estônia, Portugal, Aruba e Lituânia).
As disputas acontecem entre os profissionais, primeiro com o BT 10 no dia 26 de novembro. No dia 27 será a disputa do qualifying do BT 400, valendo as últimas vagas na chave principal, que começa no dia 28 e vai até o sábado, 30. No dia 1º de dezembro o profissional será encerrado com mais um evento BT 10.
Com mais de 1.700 atletas em 2023, o evento é dos que mais chamam a atenção para os amadores e por isso eles também estarão na disputa nas categorias de Duplas Masculinas, Femininas, Duplas Mistas nas categorias A,B, C e D além de veteranos e juvenis. Esta edição terá mais de 1.500 atletas.
O fã do beach tennis que quiser acompanhar as feras poderá comprar o camarote disponível pelo Sympla no link https://www.sympla.com.br/evento/itf-bt-400-macena-open-2024/2580709?referrer=linktr.ee .
O torneio terá transmissão, na sexta-feira e no sábado,, dos canais ESPN e do streaming da Disney+ . Todo o evento será exibido pelos canais PlayBT no Youtube.