Antalya (Turquia) – Tentando chegar à segunda semifinal em seu quarto torneio profissional, Victória Barros acabou parando nas quartas de final no saibro do ITF W15 de Antalya. A potiguar de apenas 14 anos lutou bastante nesta sexta-feira e ficou 4h10 em quadra na derrota por 6/3, 6/7 (3-7) e 6/4 para a alemã Chantal Sauvant, cabeça de chave 3 e atual 595ª do mundo.
A campanha desta semana é a segunda melhor de Victória como profissional, igualando as quartas alcançadas no Egito em outubro. Seu melhor resultado foi uma semifinal na Tunísia em agosto. Também no mês passado, em outro torneio egípcio, caiu na estreia.
Com os três pontos somados em Antalya, a potiguar chegará aos 12 e aparecerá no ranking pela primeira vez. A única tenista mais nova que ela também é brasileira, a paulista Nauhany Silva, que completou 14 anos em março. Nenhuma outra jogadora com menos de 15 anos aparece no lista atual da WTA. Victória deverá aparecer entre 1.118ª e 1.135ª em sua estreia no ranking.
O longo jogo, com mais de quatro horas de duração, foi bastante equilibrado e com chances para ambos os lados em todos os três sets. No primeiro, Victoria perdeu um break-point no segundo game e mais cinco no quarto, ao passo que a adversária alemã foi melhor nos momentos importantes e converteu duas das três chances de quebra, no terceiro game e no nono e último.
Victória mostrou poder de reação na segunda parcial, saiu perdendo por 3/0 e então venceu quatro games seguidos, com duas quebras. Sauvant reagiu e empatou por 4/4 e a brasileira teve nova vantagem, sacando para fechar em 6/5. A favorita alemã mais uma vez devolveu o break, só que levou a pior depois no tiebreak e o jogo ficou empatado.
No terceiro e decisivo set, os break-points vieram em profusão, com 16 chances de quebras somadas. Sauvant acabou levando a melhor, converteu três dos nove break-points que teve a seu favor, enquanto Victória aproveitou duas das sete chances que teve e acabou eliminada do torneio.
Victoria e Nana, temos uma grande geração no feminino que está por vir!
Não foi uma derrota mas um grande aprendizado. Deixou tudo o que podia em quadra. Parabéns duplo pela campanha e a estreia no ranking! O futuro é brilhante.
Desculpe, mas, a classificação da Victória Barros não seria 1118? Parabéns Victória Barros pela sua breve,mas, brilhante carreira. Você nos orgulha.
Acredito que a Victoria vai decolar mais rápido que o Fonseca. Vai detonar com 16 e 17 anos( 2026). Tô profetizando. Kkkk
A ascensão no circuito feminino é, em teoria, menos difícil. O fator físico não é tão decisivo quanto no masculino…
Poxa, Leonel, que comparação! Sabe-se que as mulheres amadurecem fisicamente e mentalmente antes dos homens.
Verdade.
Guerreira!!!! Vamos q vamos!
O que mais impressiona é a maturidade com que joga contra qualquer jogadora do circuito. Parece estar aprendendo de forma intensiva nessa vivência na Europa !
Vai ganhar força, ganhar técnica, ganhar casca. Numa jornada normal vai estar jogando itf 25 ou mais em poucos meses. Aí vem convites pros challengers e torneios no Brasil ano que vem vai ser realidade pra Nana e Victoria. Quem é diferenciado, talentoso se juntar a disciplina então vai longe. Nana, Victoria, guto, Fonseca todos emplacando. E muitos outros virão, se não for pelo talento vai ser pelo trabalho, pela disciplina. Notem que outros da geração 2009 e 2010 pra frente estão despontando.
Não pude ver esse jogo, vi um jogo anterior dela. Ela procura adaptações quando o jogo não se encaixa com a adversária. Isso nesta idade já é um grande diferencial.
parabens! estou muito animado com a Vitoria Barros!