Turim (Itália) – Após a derrota inicial para Taylor Fritz, o russo Daniil Medvedev deu a volta por cima e fez uma apresentação bem melhor nesta terça-feira no ATP Finals, controlando o australiano Alex de Minaur. O vencedor do torneio em 2020 anotou sua primeira vitória na disputa deste ano marcando parciais de 6/2 e 6/4, depois de 1h18 de confronto. Ele terá pela frente na última rodada da fase de grupos o italiano Jannik Sinner.
Muito mais sério e diligente do que na estreia, o número 4 do mundo se mostrou muito mais afiado com o saque, perdeu apenas cinco pontos com a primeira bola e terminou a partida com 81% de aproveitamento, não cedendo um break-point sequer ao rival australiano. Além disso, Medvedev estava bem mais calibrado, cometeu apenas 10 erros não forçados e distribuiu 25 bolas vencedoras, quase o triplo das nove de De Minaur.
“Depois da última partida, estava muito cansado mentalmente para lutar do jeito que costumo fazer. Entrei hoje apenas tentando dar alguns golpes, até pensando no ano que vem. Entrei nessa partida bloqueando o barulho, até mesmo o meu. Eu realmente não me importava com o que estava acontecendo na quadra, apenas tentei jogar e foi uma boa sensação. Às vezes é bom bloquear (o barulho), e eu fiz isso bem hoje”, disse Medvedev na entrevista em quadra.
Logo no primeiro game da partida, o russo mostrou que seria um rival indigesto para De Minaur, que precisou salvar um break-point para confirmar o serviço. Medvedev se manteve firme em seus games de devolução e pressionou bastante o australiano, que acabou amargando duas quebras seguidas, uma no terceiro game e outra no quinto. A grande vantagem alcançada pelo quarto colocado no ranking foi administrada até o final e ele fez 1 a 0.
A segunda parcial foi bem mais parelha, principalmente pela evolução do australiano com o saque, saindo de 53% de aproveitamento para 68%. Essa diferença fez com que De Minaur praticamente não sofresse em seus games de serviço. A exceção foi no nono e penúltimo game, quando Medvedev voltou a ter um break-point, não deixando passar a solitária oportunidade. Após a quebra, ele confirmou o saque em seguida e selou a vitória.
Boa Malvadão, bora copar!!
Não ganha nada este ano.
Se ele vencer o Sinner e o Fritz vencer o De Minaur o italiano está fora?
Dependeria do número de sets e, nesse cenário, até mesmo do percentual de games vencidos por cada um deles na semana. Mas o Sinner só precisa de um set contra o Daniil para se classificar, embora o primeiro lugar do grupo ainda esteja em disputa.