Melbourne (Austrália) – Depois de ter vencido dois jogos longos neste Australian Open, Naomi Osaka anunciou sua desistência da competição, por lesão muscular na região abdominal. A ex-número 1 do mundo e bicampeã do torneio enfrentaria a australiana Maddison Inglis, 168ª do ranking e vinda do quali, que agora avança diretamente às oitavas e faz sua melhor campanha em Slam. A tenista da casa espera a vencedora entre Iga Swiatek e Anna Kalinskaya.
Osaka havia disputado seis sets nas duas primeiras rodadas, contra a croata Antonia Ruzic e a romena Sorana Cirstea. A japonesa declarou, por meio de comunicado, que não se sentiu apta fisicamente para continuar na disputa. Ela já havia sofrido com essa mesma lesão nos dois últimos anos, o que limitou seu calendário.
“Tomei a difícil decisão de me retirar porque algo no meu corpo merece atenção depois da última partida”, escreveu Osaka. “Estava animada para continuar essa campanha, que significa muito para mim, então é duro ter que abandonar, mas não quero arriscar ter qualquer outro dano para que eu possa voltar à quadra em breve. Obrigada por todo o apoio”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“É uma lesão que já tive algumas vezes antes e achei que conseguiria superar”, disse Osaka à imprensa. “Joguei minha última partida com um pouco de dor, e pensei que talvez, se descansasse um pouco antes da partida de hoje, conseguiria lidar com isso, mas durante o aquecimento a dor piorou bastante. Preciso fazer mais exames, e obviamente, voltando da gravidez, meu corpo mudou bastante. Então, preciso ter muito cuidado com isso. É algo recorrente”.
Vencedora das edições de 2019 e 2021, Osaka aparece atualmente no 17º lugar do ranking e havia começado a temporada com uma vitória e uma derrota na United Cup. De volta ao circuito após ser mãe, a japonesa de 28 anos teve bons resultados no segundo semestre da última temporada, a final do WTA 1000 de Montréal e a semi no US Open.














Posso estar errada, mas acho que essa retirada não é só pelo físico não. Provavelmente toda a situação após o jogo com a Sorana pesou no mental dela.
Concordo com você.
nunca saberemos 100%…. mas pode haver alguma influencia, sim
Agora, acho absurdo a campanha aberta do “proibir o come-on!” (largamente usado desde sempre por muitos/as tenistas como Sharapova, Serena, Paolini, entre tantas.)
O Lleyton Hewitt era o rei do “come-on”
Pode ser isso aí também, pois sabemos que a Osaka tem esses fantasmas.
Tb acho
E pior, situação que ela mesmo criou
Eu até acredito em seu problema físico, mas também acho coincidentemente estranho…
Deu para ver na entrevista ainda na quadra, pós jogo, que ela estava decepcionada e incomodada com o acontecido… para muitos o que importa é vencer … e a premiação que vai receber… que é bem considerável… de repente não para ela … que é muito introspectiva, teve depressão recente, mãe solteira de dois filhos que nasceram em 2021 e 2023… não é só tennis …
Chata e fresca pra caramba… Não vai fazer falta alguma.
Aposentada em atividade, boa de marketing!
aposentada com 14º no ranking? já queria qualquer tenista brasileiro/a ter esse lugar
Vejam se se situam e enchergam o seu lugar!!!
Concordo plenamente contigo! Já vai tarde…
Respeito quem gosta da Osaka mas ela é muito esquisita, com certeza precisa muito cuidar da saúde mental.
Ao menos não verei outra cena dantesca igual do último jogo com a melancia no pescoço
É meus amigos. A Lei do Retorno existe. Tirou sarro da adversária anterior onde claramente ela estava errada e agora tomou. Não vai nem jogar mais o torneio.
Gosto do tenis dela, mas se acha a rainha da cocada, pendura um buque de frutas e vai dançar.
Boa sorte.
boa sorte ela tem de sobra (14º do ranking) … Mas não foi por sorte que foi 1º do mundo e ganhou 4 G. S. além de varios master-1000… (além de uma fortuna que “muito bem obrigado”)
Precisa cuidar muito da saúde mental.
eu ja disse isto algumas vezes por cá: Ela voltou cedo demais depois do parto (recomeçou a jogar em alto nível só 5 meses depois). Não deu tempo suficiente para re-estabelecer a completa recuperação (ao nível anterior) para exigir o máximo da sua estrutura física interna.
Na gravidez as ligações internas dos músculos ficam se relaxando (para facilitar a concepção) e… demoram muito em retornar ao estagio anterior. Se vc apressa a exigência isto pode se transformar num resentimento muscular irreparável. Isso ocorre com qualquer lesão muscular que vc volte antes do tempo certo….
Na minha humilde opinião, ela “colocou o carro na frente dos bois” (produto típico da sua conhecida ansiedade)
Eu acho que a Bencic, por exemplo, esperou bem mais p/ voltar.
sim, exatamente
lesão nada! sentiu o golpe (que ela mesmo se aplicou) sendo tão sem noção. deveria é ser punida!!! e olha que falo sendo mulher! odeio hipocrisia!
Estou de acordo contigo Verridiana!
nada disso…. isso é só sua raiva de torcedora frustrada…. Penosa
Sorte da Iga….mas bom para a ” moda”
Pena. Preferia vê-la perder em quadra. Mas só de saber que não foi longe no torneio já é satisfatório.
éh… sentimento de torcedor de nada é triste… (uma mísera satisfação…com problema alhéio)
Aposentada em atividade não suportou a repercussão da sua deselegância na partida anterior e foi cuidar da saúde mental!
Segura a onda e bola pra frente, Naomi!! Todo mundo já fez alguma coisa que o adversário não gostou e protestou. Faz parte. Segura a onda!! Bola pra frente!
Acreditei muito, e principalmente me sensibilizei pra valer, quando Naomi Osaka se retirou do circuito por um tempo, para cuidar da saúde mental. Naquele instante, era possível notar que ela estava mesmo sofrendo com os desdobramentos da fama, por sua condição de tenista top. Por outro lado, o período sabático, que poderia nos devolver uma Naomi mais forte e reciclada, parece que acabou não sendo de grande serventia, e até a maternidade, que via de regra agrega mais equilíbrio e sensatez à mulher, não me parece ter lhe proporcionado algum benefício, em termos de atitude, apesar de ultimamente ter reencontrado a boa fase e de estar bem posicionada na listinha da WTA. O que quero dizer é que o tal período sabático, ao invés de fazer de Naomi uma profissional melhor, nos trouxe uma tenista provida de cinismo e mergulhada num universo pop, que a maioria de seus pares nega, mas vive a mercê da esparrela midiática. Suas atitudes ante a romena Sorana Cirstea, quando da partida entre ambas, dá bem a medida do cinismo a que me refiro, fazendo sombra em seu rame-rame de pobre menina rica. Dito isso, é no mínimo estranha sua retirada do Australian Open, no exato momento em que tem sido metralhada( e com razão ) por uma chuva de críticas, a reboque da falta de respeito para com sua colega romena. Contudo, não estou aqui afirmando que ela esteja blefando, ao se reportar sobre seu problema físico, mas que é estranho, é…
Parabéns pelo texto. Verdade nua e crua!
Lucas Mendes, muito obrigado, meu querido…
Osaka desistiu com medo da reação da torcida australiana, já que muitos consideram a Osaka mimada e intragável…
Essa sua avaliação acerca da desistência da Naomi Osaka do Australian Open 2026 não passa de uma grande bobagem, sobretudo porque o circuito está repleto de tenista mimado, seja no âmbito masculino, seja no feminino…
Não vai fazer falta alguma! Totalmente desrespeitosa com a Cirstea, tem mais é que ir embora mesmo. Não adianta querer disfarçar, certamente a consciência pesou uma tonelada pela atitude dela! Já vai tarde!
completamente em desacordo com essa pércepção errada. Interpretação eivada de amargura
Digamos que “eivada” salvou a penúria analógica…
Para quem joga tennis, palavras de incentivo, cera e atitudes que mexam no mental do adversário fazem parte da estratégia do jogo… a romena que foi uma má perdedora. A juíza foi bem clara, o Come on foi… entre os saques … não no meio do saque… daí sim uma atitude desrespeitosa ou anti jogo …
pois bem… menos mal que vejo que esse ataque de raiva contra a Naomi só aparece por cá.
Não vi isso em canais de outros paises (França, Italia, EUA, Argentina, Chile, Espanha, entre outros). Lá até justificame defendem a posiução dela n questão da Sorona.
E do visual até a Coco Gauff já deu o seu apóio
E ela é querida e respeitada em todo o circuito, por toda a sua história (como a Gauff e a Ons Jabeur já falaram)
A maioria (de fora acha normal os “come-on” como já muitas vezes gritados por atletas como Serena, Sharapova, Del Potro, Agassi, e tantas/os)
Mas por cá surgiou uma tempestade de antipatia para com Naomi (atacando coisas pessoais que nada tem a ver com a sua qualidade tenística)… Ou seja, se ela é meio “tam-tam”,,, qual é o problema? porqué desperta tanto odio em alguns torcedores brasileiros/as? …
… será que é válvula de escape de torcida frustada por não ter quase ninguém no top-100? e ai pegaram a quem é mais atingível (parece até bulling…. kkkkk)
Muito ódio e rancor faz mal ao coração…. rsrs
Acho que não tem nada a ver com ódio, a história da Naomi é digna de respeito, mas não entendo porque ela precisa de validação e afirmação. Ela foi desrespeitosa e reconheceu, isso é fato. Ela precisa tratar da saúde mental em alguns aspectos, pois tênis ela tem de sobra.
Pode ser seu ponto de vista, Sandra. Razoável, sim.
Isso é uma coisa…
E outra bem diferente, são os comentários que por cá proliferaram muito próximos ao acosso…uma imensidão incomensurável de ódio e destrato misturando coisas pessoais (como vc falou) ou simples discordâncias estéticas com desempenho no tênis.
Uma confusão esquisita, própria de torcida que ficou sem ídolo pra curtir e que, então, escampa para descarregar a sua frustração em quem acha vulnerável, procurando o defeito no que seja para poder malhar, construindo um escandaloso e anunciando o fim dos mundos…., ou até reivindicando punição eclesiástica…. Tenha dó
Melhor comentário, Sandra! Equilibrado e direto ao cerne da questão.
Como é que pode ser “Melhor comentário”, se a colega Sandra nem mencionou a lesão ou suposta lesão de Osaka?
“Ela precisa tratar da saúde mental” outra vez? Desse jeito não sobrará tempo para Naomi jogar tênis, não é mesmo, Sandra? A propósito, não foi ela que se ausentou do circuito outro dia, para cuidar da cabeça?
Ela é chatinha: quando vence, é protagonista de uma figura campeã que superou a depressão. Quando perde, é vítima da sua saúde mental. Mas, sabe avacalhar a adversária do slto da sua soberba!
Uma pena. Gosto da Osaka, tanto do seu jogo quanto da sua personalidade.
E?
Roupas muito feias machucam muito. Kkkk
Se vestisse roupas menos espalhafatosas não tinha se machucado.
A pessoa e o profissional são o que vestem, é isso?
Osaka se sentiu mal e não passou no 3° round, simples assim. Seria bom antes dela voltar para as quadras para refletir e meditar sobre ela mesmo.
“Seria bom antes dela voltar as quadras para refletir e meditar sobre ela mesmo”. Meu pai do céu, que diabo é isso?