Riad (Arábia Saudita) – O último encontro entre Novak Djokovic e Rafael Nadal como tenistas profissionais terminou com vitória do sérvio. Neste sábado, os dois se enfrentaram na disputa pelo terceiro lugar do Six Kings Slam, série de exibições que está sendo disputada na Arábia Saudita, e o atual número 4 do mundo levou a melhor sobre o rival espanhol pelo placar de 6/2 e 7/6 (7-5).
Apesar do apelo comercial do evento e da premiação recorde de US$ 6 milhões para o campeão, o torneio não conta pontos no ranking e nem é considerado para fins estatísticos. Sendo assim, Djokovic mantém o retrospecto de 31 vitórias e 29 derrotas contra Nadal. O último jogo oficial que eles realizaram foi na segunda rodada do Jogos Olímpicos de Paris, em julho, com triunfo de Nole em sets diretos.
Enquanto o sérvio agora seguirá para o último Masters 1000 da temporada, também na capital francesa, a partir de 28 de outubro, Rafa continuará sua preparação para a fase final da Copa Davis, que acontece em Málaga de 19 a 24 de novembro. Jogando em casa, o canhoto de Mallorca fará sua despedida do tênis, disputando o último torneio da carreira. O fato de a equipe sérvia não estar classificada impede que os históricos rivais se enfrentem uma vez mais.
Jogo morno, mas divertido
Dentro de todas as limitações físicas de Rafael Nadal, os dois jogadores entregaram um bom espetáculo na tarde deste sábado, em especial no segundo set, decidido apenas no tiebreak. Novak Djokovic teve um início dominante, vencendo a primeira parcial com certa tranquilidade e abrindo vantagem também no segundo set. O sérvio chegou a sacar para o jogo com 5/4 e teve até um match-point, mas, ao seu melhor estilo, Nadal não desistiu e buscou a reação, inclusive acertando bolas vencedoras na corrida, uma marca registrada.
O esforço do espanhol incendiou o público, que pôde ver um pouco mais dos dois multicampeões em ação. A série de desempate foi bastante equilibrada, disputada ponto a ponto, até que Djokovic conseguiu o mini break decisivo para fechar em 7-5 e colocar fim a uma história que durou 18 anos e teve 60 capítulos inesquecíveis .
Nadal recebe raquete de ouro
Entre tantas homenagens que vem recebendo nas últimas semanas, Rafael Nadal recebeu um presente um tanto quanto inusitado dos sauditas: uma raquete de ouro, simbolizando uma carreira repleta de conquistas e façanhas por mais de duas décadas.
A fitting send-off for a legend! ❤️
Nadal was presented with a gold tennis racket at the Riyadh Season as he prepares to retire 🎾 pic.twitter.com/yzi2I7ECfD
— 365Scores (@365Scores) October 19, 2024
Os dois maiores da história com 46 slam. Nenhuma outra combinação de confronto chega a esse número de majors. Saudades eternas, mas sei que nada dura para sempre. Tudo de bom para ti, Nadal.
Coloca os 20 de Roger Federer aí também
Ohhh ciumento, o Federer jogou esse torneio?? Não, então…
A impressão que eu tive, principalmente no segundo set, foi de que o Djoko tirou o pé pro espetáculo ficar mais emocionante pra platéia! Ele fez um jogo equilibrado contra o Sinner! Daí o parâmetro…
Visivelmente, mas era esperado do Djoko fazer isso, um atropelo seria sem graça.
A quebra do Nadal quando Djokovic sacava pro jogo me fez ter certeza disso. Djokovic não erra aquela bola que foi na rede. Não daquele jeito
Entregaram o esperado, dentro das possibilidades de cada jogador.
Último ato. Já deixou saudade.
Curioso como as bolas do Nadal ficaram curtas, sem a profundidade que marcou o seu reinado no sabro e também em grandes disputas na quadra dura. Arrisco dizer que existe até um vislumbre de “barriga” quando ele está de perfil, sinal dos tempos mesmo. Quanto ao Djoko, precisa muito do primeiro serviço para poder desafiar os novos expoentes Sinner e Alcaraz. Aquela trocação de bolas sem cometer erros também ficou no passado.
Grande sérvio, baita jogador
Jamais será e tá tudo certo. Paz
Vai que um dia tu consegue
Para com essa choradeira tu sabe que é verdade. Paz
Não será, já e e sempre será.
Um bom jogador e isso aí verdade. Paz
Sem mimimi pelo menos hoje kkkkk
CPF na nota???
O GOAT tirou o pé.
Nunca torci pelo Nadal, mas todo respeito por tudo que conquistou, esse foi um animal e marcou o nome na história do esporte. Agora é curtir a família.
Pra mim. Djoko em 5 x 4 não quis ganhar e colocou bola na rede. Até queria um terceiro set. Mas tá ok. Tiebreak equilibrado. Bom jogo.
Concordo. Respondi o mesmo num comentário anterior
Vi metade do jogo. Nadal claramente enferrujado, sacando não muito bem e batendo mal na bola. Mas teve aqueles lampejos no forehand. Mas o jogo de hoje foi o suficiente para a despedida do espanhol contra o seu maior rival.
Faltou educação do GOAT (era pra ter cedido 1 set)
O leão dos amistosos!
Diz pra mim quem toma surra de vara em Big Titles, 18 a mais.
Estamos contando essas taças Maria Quitéria do Djokovic?
Hahahahahahhahaha
Nada disso. Vamos demonstrar que 72 é maior do que 54:
GS: 24 > 20
Olimpíadas: 1 > 0
ATP Finals: 7 > 6
Masters 1000: 40 > 28
Soma: 72 > 54
O GOAT dos esportes ainda tem Triple Career Slam, Golden Slam e Double Golden Masters contra Mono Career Slam, None Golden Slam e None Golden Masters. A chicotada é coisa de louco mesmo.
Mas donque você está falando?
O importante é que seu sofrimento iniciado em 2011 teve um breve intervalo de alegria com a falta de conquistas em 2024 do goat, em nível atp. De qualquer forma, ainda deve ter pesadelos quando o sérvio entra quadra, pois deve lembrar do golden slam do maior de todos.
De qual taça especificamente você está falando? Como sou muito burro, não consigo entender sua mente brilhante.
Eu não comento sobre a condição intelectual de cada um, mas é direito seu falar sobre si mesmo.
O que quis dizer foi que o Paulinho soltou um monte de números que não tem nada a ver com o que estamos conversando ou mesmo sobre a matéria.
Afinal; a matéria fala sobre Nadal e Djokovic, eu comentei sobre como o sérvio tem sido leão de amistoso e o cara começa a puxar um monte de números pra comparar o Djokovic com o Federer. Eu não entendi nada.
Aliás, bom lembrar à turma que o Federer já aposentou tem uns bons anos.
Ainda nao entendi. Leao de amistosos?? Cite 2 ou 3?
Vc vive em um outro planeta meu amigo. Nao sei ha qto tempo vc acompanha tennis. Mais tenho claro na minha mente o Federer jogando no Ibirapuera contra o Tommy Haas. O que foi aquilo? Grand Slam? De qq forma, qual o problema nisso?
É muita, mas muita dor de cotovelo a sua…
Não sabia que Grand Slans (24), ATP Master 1000 (40) e ATP Finals (7) eram considerados amistosos. Muito obrigados por nos esclarecer isso, Gilvan.
Provavelmente os 49 ATPs em nível 250 e 500 que o RF venceu devem ser os títulos que realmente importam no Tennis!!
Um dia, no futuro, será contada a história de 3 lendas, chamados de Big 3 (Djokovic, Federer e Nadal), cada um no seu estilo fantástico, e mesmo dentre eles, teve um que superou, ganhou em Grand Slam, ganhou em Master 1000, em Atp Finals, em tempo como “Number One” e em Confrontos Diretos … o cara simplesmente conseguiu ser o maior dentro do próprio Big 3. Novak Djokovic é o nome da fera. O maior jogador de tenis da história.
Nada a ver, maior devotos, sem discussão, Federer, um gênio e não um robô.
O estilo de jogo de Roger Federer, de fato, é incomparável entre os 3, o que era aquilo, uma técnica magistral, jogadas plasticamente espetaculares, é sempre bom referenciar isso, grande Federer.
Respeito seu comentário e de fato quando se fala de beleza na prática do jogo na quadra, o Federer realmente foi o melhor. Mas penso que uma competição em nível profissional é mais só que beleza na prática do esporte em quadra. Atualmente tem que ter um mental extremamente forte e um preparo físico absurdo para aguentar a intensidade dos jogos. Nisso o Federer foi bastante inferior aos 2 monstros do Tennis, Nadal e Djoko. Isso explicam os números………
Se falarmos só de plástica de jogo, olhamos também para o R Gasquet, G Dimitrov, L Musseti e etc…………..mas nesses e tantos outros casos não vemos conquistas de impacto.
E aí? Prefere jogara bonito e perder ou jogar bem e ser um animal nas conquistas?
O que você ia preferir se o tenista fosse seu filho ou filha?
Abraço
Nadal sacando a 165km/h no primeiro serviço! Impossível fazer cóssegas ao Novak!
Parecia o saque do dieguito!
Obrigado por tudo Rafa!!!
Cinco maiores da história:
Federer
Nadal
Borg
Sampras
Laver
Todos com menos slam, atp finals, masters 1000, temporadas como número 1 e semanas como número 1 em relação ao sérvio. Sugiro um filme para contar a história do goat da shopee. Eis a sugestão de nome: “O estranho caso do goat sem os recordes mais relevantes da modalidade esportiva”.
Velho nem perca seu tempo. Essa gente vive num mundo paralelo. Pois para os fracos é melhor do que encarar a realidade
Kkkkkkkk
concordo integralmente
Eita………….quanta dor de cotovelo
Federer, laver,Nadal,djoko ,borg,Sampras,Jimmy connors acho que são esses para mim os melhores de todos os tempos.
Como vcs gostam de perder tempo com discussões bestas, que tal a gente começar a discutir se a terra é redonda ou plana aqui em um site de tênis?
Minha lista:
Federer;
Federer;
Federer;
Federer;
Mirka
Onde foi parar a minha postagem moderador?
Não há registro de nenhuma postagem sua nesse texto.
Aqui podemos falar mal o quanto quisermos do Djokovic, mas Dalcim não permite falar mal do Federer e Nadal. O site mais parcial dos esportes.
Você só pode estar tentando ser piadista.
Nada sobre o jogo principal?
A manchete da reportagem acima diz:
“Djokovic derrota Nadal mais uma vez e fica com o 3º lugar”.
Boa noite!
Novak nitidamente querendo levar para o terceiro set mas mesmo assim Nadal sem ritmo e sem físico não ajudou a ir para um terceiro set. Um típico jogo de exibição.