Basileia (Suíça) – Segundo melhor brasileiro no ranking, Thiago Monteiro está no quali para o ATP 500 da Basileia e precisa de duas vitórias para entrar na chave principal do torneio em quadras duras e cobertas. O cearense de 30 anos e 88º do mundo estreia neste sábado às 6h (de Brasília) contra o holandês Botic van de Zandschulp, 68º colocado.
Monteiro tenta se recuperar da derrota na estreia do ATP da Antuérpia, contra o argentino Mariano Navone, no começo da semana. Será o segundo torneio para o tenista, que está voltando de uma lesão no ombro. Ele também está inscrito no quali do Masters 1000 de Paris e ainda disputará mais um ATP 250 a definir.
O confronto com Botic é inédito no circuito profissional. O holandês de 29 anos conseguiu um grande resultado no US Open, com a vitória sobre Carlos Alcaraz. Também no último mês de setembro, no confronto entre Brasil e Holanda pela fase de grupos da Copa Davis, o carioca de 18 anos João Fonseca superou o rival mais experiente, marcando sua primeira vitória pela competição.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Caso supere a rodada de estreia do quali, Monteiro pode enfrentar o belga David Goffin, cabeça 1 do quali e 53º do ranking, ou o alemão Yannick Hanfmann, 86º colocado. O cearense perdeu o único duelo contra Goffin, válido pela Copa Davis em 2016. Já diante de Hanfmann, tem três derrotas na ATP, além de uma vitória e uma derrota por torneios menores. Uma vitória no quali da Basileia rende 13 pontos no ranking, com 25 para quem entrar na chave.
Vish que chave difícil para o Monteiro!
Quelay dificílimo.
Dalcim, o João Fonseca encerrou a temporadora?
Ele não teria chance de jogar o Next Gen Finals?
Noticiamos dias atrás que ele vai jogar um challenger semana que vem.
Caramba, muito difícil esse qualy