Bolonha (Itália) – No duelo entre os dois principais nomes de suas respectivas equipes, o italiano Matteo Arnaldi fez valer o melhor ranking (33º) e derrotou o cearense Thiago Monteiro (76º) em uma disputada batalha de três sets, decidida depois de 3h40 de embate com o placar final de 7/5, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-5).
O resultado definiu o duelo entre Itália e Brasil na abertura da campanha de ambos no Grupo A da Copa Davis, uma vez que, mais cedo, o tenista da casa Matteo Berrettini levou a melhor sobre o jovem carioca João Fonseca também em sets diretos.
Ainda resta ser disputada uma partida de duplas, na qual o mineiro Marcelo Melo, que volta a defender o time brasileiro depois de cinco anos, se junta com o gaúcho Rafael Matos para encarar os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori. Embora não valha nada na série, o jogo pode ajudar nos critérios de desempate.
Jogo parelho desde o começo
O equilíbrio foi a marca do primeiro set, que foi definido nos detalhes, com ambos anotando 12 bolas vencedoras e uma vantagem para Arnaldi nos erros não forçados, com quatro a menos (10 a 14). Em contrapartida, Monteiro teve melhor aproveitamento com o saque (71% contra 68%), mas foi ele que acabou quebrado no 11º e penúltimo game.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de perder chances de quebra no primeiro e quinto games, Monteiro viu sua situação se complicar com uma quebra no sexto. Só que ele não se abateu e conseguiu devolver o break quando Arnaldi sacou em 5/3 para fechar. Aproveitando o embalo, o cearense levou a melhor no tiebreak, em que abriu 4-0 de cara e precisou de quatro set-points para empatar.
Novo tiebreak e definição no detalhe
No terceiro e decisivo set, o equilíbrio permaneceu e os dois adversários mostraram grande desempenho com o saque. Monteiro venceu 74% dos pontos disputados, salvando um break-point, e Arnaldi com 68% de aproveitamento, salvando três chances de quebra. Outra vez a decisão foi para o tiebreak.
Arnaldi largou na frente no desempate final e venceu os três primeiros pontos da disputa. O canhoto cearense reagiu e chegou a buscar o empate por 4-4, só que logo em seguida perdeu mais um ponto com o saque. Monteiro perdeu um saque no final e viu o italiano abrir 6-4, salvou um match-point devolvendo, com uma passada na linha, mas sucumbiu quando teve o serviço na mão.
E incrível o caminhão de oportunidades no jogo que esse rapaz perde!! A história e sempre a mesma
Perfeito seu comentário ! Grande jogador, batalhador , cria várias oportunidades e na hora de aproveitá-las, falha. Tem enorme potencial e é um detalhe que fará ele crescer muito. Talvez a falta de um instinto matador ..
Surpresa aí foi o Monteiro conseguir fazer jogo duro e ganhar um set.
Que pena, por pouco. Monteiro é copeiro. Espero que os jogos de hoje ajudem a levantar o moral contra Holanda e Belgica, porque dá pra passar sim.
é irreal crer que “da pra passar”. Se ainda tivessemos uma dupla de ponta ok, mas ja não é mais o caso faz tempo. O objetivo alcançavel é somar um ponto contra o #2 da belgica. e tudo bem. Brasil hj nao tem equipe para competir entres os grandes.
Bela partida do Monteiro que sempre rendeu bem na Davis.
É….nao deu…vamos para o próximo…
Para surpresa de 0 pessoas…
Monteiro jogou como nunca e perdeu como sempre, valeu pela luta
Kkkkkk A gente sempre espera quem vai ser o chato a escrever essa mesma bobagem !
Chato é constatar esse fato
Já era esperado…infelizmente.vamos para o próximo jogo
Resultado normal. Segue o jogo
Não entendi “Embora não valha nada na série, o jogo pode ajudar nos critérios de desempate.” ??!! Então vale alguma coisa na série ganhar a dupla !! Lógico que a Itália já superou o Brasil, ou de 3 x 0 ou 2 x 1 !!
Quanto ao jogo, Monteiro deve ter jogado bem para ter esse placar tão apertado e decidido no detalhe !!
Marcelo, o formato é de fase de grupos, e se classificam as duas melhores seleções do grupo. Por isso, existe sim critério de desempate, por número de partidas vencidas, depois saldo de sets, etc
Jogou muito mais do que se esperava dele, enfrentou um jogador com muito mais recursos técnicos nessa superfície e merece os parabéns e elogios da torcida brasileira. Quem veio aqui para criticar e debochar são aqueles mesmos oportunistas de sempre.
Infelizmente, Grande parte dos comentários daqui são de apostadores, invejosos e Fracassados que não faz nada de bom, apenas criticar nossos tenistas.
Concordo em genero, numero e grau . todos esperando com facilidade 3×0 pra Italia…. estamos no campeonato ainda
Uma pena. Jogo duro. Monteiro quase surpreendeu. E devo lembrar que o italiano era favorito. Fez semifinal em Montreal este ano. Tem mais de 50% de vitórias na Hard em ATPs. A Itália era favorita, está jogando em cada. Tudo normal
Parabens Monteiro, mostrou porque eh o numero 1 do Brasil, foi no detalhe. Muito melhor a sua garra do que o seu xara xiliquento. Temos chances de ficarmos em segundo na chave.
Uma derrota dessas deve doer demais…
Como jogou o Monteiro…
As vezes parece que falta um “estalo” para “matar” o jogo…
Pois hoje mereceu demais a vitória.
Tomara que consiga manter esse nível no próximo jogo…
No geral o Brasil foi uma surpresa positiva…