Nova York (EUA) – Com o fim de sua participação na chave de duplas do US Open, Beatriz Haddad Maia avaliou de forma positiva a semana ao lado da alemã Laura Siegemund. Elas só haviam jogado juntas uma vez, na campanha até a final de Indian Wells do ano passado. Agora em Nova York, venceram dois jogos e caíram nas oitavas num confronto equilibrado contra a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko.
“Foram três jogos bons e hoje as nossas adversárias foram superiores. A gente teve poucas oportunidades e elas foram muito agressivas, jogaram muito bem a partida toda. No detalhe do tiebreak a gente acabou perdendo o segundo set”, disse Bia em entrevista ao SporTV após a derrota por 6/3 e 7/6 (7-5) neste domingo.
“Eu e a Laura temos um jogo que encaixa bastante. É uma tenista que eu consigo absorver, aprender muito e compartilhar um pouco dos pensamentos. Agora é tirar a lição para fazer diferente nas próximas vezes”, avaliou a paulista de 28 anos, que agora terá dedicação exclusiva ao torneio de simples.
Bia volta à quadra nesta segunda-feira, por volta das 16h (de Brasília). A número 1 do Brasil e 21ª do mundo enfrenta a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking e atual 71ª colocada, pelas oitavas de final. A brasileira que atuou em seis dias seguidos, entre simples e duplas, atendeu à imprensa enquanto utilizava equipamentos de fisioterapia que auxiliam na recuperação física. “Tudo o que a gente tem de aparelhos para ajudar na recuperação, a gente acaba usando. Cada um tem a sua estratégia e eu me sinto bem assim. Então a gente cuida dessa forma”.
Discussão sobre quique duplo no jogo contra Kalinskaya
Vinda de uma vitória por 6/3 e 6/1 sobre a top 15 russa Anna Kalinskaya no sábado à noite, Bia foi perguntada sobre um lance polêmico da partida, que aconteceu ainda no terceiro game disputado. A russa reclamou de uma bola que teria quicado duas vezes na quadra da brasileira. O lance foi revisado, inclusive com a exibição do replay nos telões do estádio e a árbitra de cadeira decidiu manter a marcação original, com ponto para a brasileira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Foi uma situação que não é fácil, porque é interpretativa. Eu, quando bati na bola, no meu feeling de jogadora foi de que a bola tinha dado um quique, tanto que vou lá, termino o ponto e vibro. E a visão da árbitra também foi essa. Quando chamou a revisão, continuou com a opinião dela”, afirmou Bia, que conseguiu confirmar aquele game de serviço. E depois disso, cedeu apenas mais dois games até o fim do jogo.
“É discutível ali do quanto que a bola pinga e pega na minha raquete. É uma situação polêmica, mas aconteceu e assim é o tênis. Acontecem em várias jogadas e em outras circunstâncias. Eu sempre fui muito verdadeira e segui muito a minha intuição. Sou respeitada pelos meus valores e pelo respeito pelas adversárias. Então, quanto a isso não tem muito o que dizer. Foi um acontecimento e a polêmica é válida”.
Bia, maravilhosa, rumo à melhor campanha de sua vida no US Open.
Estou otimista de vê-la nas quartas, até o site do torneio dá 63% de chances de vitória à Bia.
Depois que a imagem foi exibida no telão, ficou evidente que a bola quicou duas vezes no chão, desculpe Bia , mas, faltou fair play… Erraram você e a árbitra…
Concordo mas a decisão é do arbitro!
Negativo!
Imagino que voce não joga tenis. Ficou evidente em uma analise quadro a quadro, mas vendo o video em uma velocidade real, é impossivel. Além disso se voce observar o video quadro a quadro vai ver que ela sim, tocou a bola antes do segundo quique, só que a bola depois de tocar na raquete da bia toca de novo no piso, e por isso o efeito sai com top spin e não com back spin como seria o caso de uma bola que voce toca depois de 2 quiques. Então para a Bia seria muito dificil perceber, porque ela sentiu o peso da bola antes de quicar. A arbitra errou, a Bia eu duvido que percebeu.
Situação realmente polêmica. Se levar ao pé do respeito à decisão da juíza, esta também viu o vídeo e decidiu assim. Nesta linha , não se deve reclamar de decisão do árbitro. Desta forma acertadamente não foi contestado.
Bia tá ficando ensaboada, nem com var na cara dela admitiu que a bola deu dois quiques.
Tudo santo…
Se pagam milhões pra por o vídeo agora a Bia tem que ser juíza
Bia é uma das mais azaradas do circuito, tudo dá errado pra ela, juiz de linha, de cadeira, bola na fita da rede, chuva tudo vem contra ela, uma hora teria q ser a favor.
Ela não agiu certo, mas em qualquer esporte o fair play com raras excessões é pura fachada
Eita fanatismo. Kkk
“Tudo da errado pra ela”
Qualquer pessoa que tenha jogado tênis em nível competitivo saberia na hora que a bola quicou no chão antes de ir para a quadra da adversária. Vejam os comentários do Meligeni e da Teliana a respeito. É zero dúvida. Não tem como passar pano para a Haddad Maia.
Não estou 100% de acordo, se voce pega antes ou depois é facil perceber, tem razão, mas o caso da Bia é o que eu chamo de bola imprensada, voce pega antes, mas a bola está tão perto do piso que toca de novo antes de subir. Nesse caso, como voce pega antes, a sensação na raquete é a mesma, então essa é mais dificil. Agora, falo com experiencia de jogador de clube, que joga 1 a 2 horinhas, 3x por semana. Um profissional treina 4 a 6 horas por dia por 10, 15, 20 anos. Então a sensibilidade deles é maior que a minha com certeza, talvez para um profissional, até a bola imprensada seja facil de distinguir. Para mim não é.
Exatamente. Quem joga sabe. Muito mais que o juiz que está de longe vendo. Faltou fair play mesmo, isso é fato.
Tem um video no Youtube com o Federer explicando a um juiz como a bola se comporta depois de pegar com 2 vezes no piso. Se pega uma e voce consegue tocar antes do segunto quique, a bola sobe com um pouco de top spin, se voce tocar logo depois do segundo quique, ela sobe com back spin, como se fosse um slice. Para quem joga tenis a muitos anos, é facil ter a sensibilidade, porque se voce pega antes do segundo quique sente o peso da bola e sua raquete normalmente vai arrastar no piso, e se pega logo depois o toque é suave e a bola sai com back spin. Quem puder observar o video do jogo vai poder ver que a Bia pegou antes do quique, mas a bola tocou no piso de novo e depois subiu, por isso saiu com top spin. Essa bola é muito dificil de perceber, porque voce pega antes, sente o peso da bola, e a bola sai com top spin. Então não acho que devemos condenar a Bia, afinal, somente no video quadro a quadro se pode realmente observar.
A explicação é exatamente o contrário do que você descreveu. A bola pega underspin se o tenista alcança a curtinha antes do segundo quique.
Árbitro está lá para decidir, inclusive com VAR. Querer que ela vá contra tudo isso para ficar com fama de boazinha é demais. Muitos falaram que ela deveria acusar, mas duvido que falariam se estivessem na situação dela.
E impressionante a facilidade que as pessoas têm para sair julgando negativamente os outros. O lance foi bastante duvidoso, a árbitra teve dificuldade em decidir. Se a Bia, no esforço de devolver a bola, não sentiu o possível duplo quique, é muita arrogância sair acusando-a de falta de fair play.
Perfeito. O povo já sai julgando antes de analisar corretamente os fatos.
Faltou fair play, Bia.
Não é ganhar de qualquer modo, é saber como ganhar.
Todos estão falando a mesma coisa. Fair play é não se aproveitar do erro do árbitro. A Bia podia e devia ter olhado a imagem no telão. E ela é clara em revelar o que aconteceu. Fair play não é sobre o árbitro, mas uma questão de consciência e de exemplo. E este foi péssimo.
Bia Haddad Tsitsipas