Nova York (EUA) – Classificada para as oitavas de final do US Open pela primeira vez na carreira, Beatriz Haddad Maia volta à quadra na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h (de Brasília). A número 1 do Brasil e 22ª do mundo desafia a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking e atual 71ª colocada aos 34 anos.
O jogo será no Louis Armstrong Stadium, o mesmo que Bia venceu a top 15 russa Anna Kalinskaya pela terceira rodada. Ela é a primeira brasileira nas oitavas de final do US Open desde 1968, quando a tetracampeã Maria Esther Bueno disputou sua última semifinal no torneio. A paulistana de 28 anos também tenta chegar às quartas de um Grand Slam pela segunda vez na carreira profissional.
Já Wozniacki carrega bom histórico no US Open. A dinamarquesa foi finalista em 2009 e 2014 e também disputou outras três semifinais em 2010, 2011 e 2016. Depois de ficar três anos e meio fora do circuito, para se dedicar à maternidade e também ao tratamento de artrite reumatoide. Ela voltou ao circuito no ano passado e chega às oitavas do US Open pela segunda vez seguida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Ela é uma grande jogadora, com uma carreira incrível. Acho muito bacana que continue no circuito depois de tudo o que ela já conquistou. É uma pessoa que trabalha muito duro para isso. É especial. Quando eu comecei, ela já estava no auge e assisti a muitos jogos dela pela televisão”, avaliou a brasileira em entrevista ao SporTV. “É ótimo compartilhar a quadra com grandes jogadoras. Eu trabalhei a minha carreira inteira para momentos como esse. É um palco que eu me sinto à vontade. E a cada jogo eu fico mais forte”.
Favoritos jogam no Ashe
A rodada do Arthur Ashe Stadium começa às 13h (de Brasília) com a partida entre a russa Diana Shnaider e a norte-americana Jessica Pegula. Na sequência, o campeão de 2021 Daniil Medvedev enfrenta o português Nuno Borges.
A sessão noturna terá os líderes dos rankings. Vencedora do torneio em 2022, Iga Swiatek enfrenta a russa Liudmila Samsonova. A polonesa venceu os três duelos anteriores. E na sequência, o italiano Jannik Sinner encara o norte-americano Tommy Paul.
Última brasileira restante nas duplas, Luísa Stefani e sua parceira holandesa Demi Schuurs jogam pelas oitavas de final de duplas contra as norte-americanas Sofia Kenin e Bethanie Mattek-Sands. O jogo foi marcado para a quadra Grandstand, por volta das 15h (de Brasília). Já no juvenil, Olívia Carneiro e Gustavo Almeida estreiam nas duplas.
Confira a programação de segunda-feira no US Open
Arthur Ashe – 13h
Diana Shnaider vs. [6]Jessica Pegula (EUA)
Nuno Borges (POR) vs. [5]Daniil Medvedev
Não antes de 20h
[1]Iga Swiatek (POL) vs. [16]Liudmila Samsonova
[1]Jannik Sinner (ITA) vs. [14]Tommy Paul (EUA)
Louis Armstrong – 12h
[10]Karolina Muchova (TCH) vs. Jasmine Paolini (ITA)
Jack Draper (GBR) vs. Tomas Machac (TCH)
Caroline Wozniacki (DIN) vs. [22]Beatriz Haddad Maia (BRA)
Não antes de 18h
[10]Alex de Minaur (AUS) vs. Jordan Thompson (AUS)
Grandstand – Por volta de 15h
[8]Demi Schuurs (HOL)/Luísa Stefani (BRA) vs. [9]Sofia Kenin (EUA)/Bethanie Mattek-Sands (EUA)
Quadra 6 – por volta de 18h
Iva Ivanova (BUL)/Jeline Vandromme (BEL) vs. Olívia Carneiro (BRA)/Mia Pohankova (ESL)
Quadra 11 – por volta de 18h
Matisse Farzam (EUA)/Nikita Filin (EUA) vs. Izan Valiente (ESP)/Gustavo Almeida (BRA)
Força, garota!