Roma (Itália) – A rodada de abertura do WTA 1000 de Roma definiu a adversária de estreia de Beatriz Haddad Maia na competição. A número 1 do Brasil e 13ª do mundo enfrentará a chinesa Xinyu Wang, 42ª do ranking, que venceu a compatriota Yue Yuan, 38ª colocada, por 4/6, 6/1 e 6/2.
Bia lidera por 3 a 1 o histórico de confronto contra Wang, jovem jogadora de 22 anos. A brasileira venceu um jogo de ITF em Portugal ainda em 2021, além de também ter levado a melhor em jogos de WTA, nas quadras duras Monterrey e Talín em 2022. Já no início da atual temporada, em Doha, a chinesa levou a melhor.
Paulista de 27 anos, Bia faz apenas sua segunda participação na chave principal em Roma. E no ano passado ela chegou às quartas. Por isso, terá 215 pontos a defender. Em caso de vitória na estreia, ela pode enfrentar a norte-americana Madison Keys, cabeça 18, ou a colombiana Camila Osorio, que bateu a holandesa Arantxa Rus.
Kerber cede apenas um game na estreia
No encontro entre duas jogadoras que entraram na chave com ranking protegido, Angelique Kerber estreou muito bem em Roma. A ex-número 1 e atual 331ª colocada superou a norte-americana Lauren Davis, 194ª, por 6/1 e 6/0 em apenas 1h02 de partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta foi apenas a quinta vitória na temporada para Kerber, que vinha de eliminações nas estreias de Miami e Stuttgart. A alemã de 36 anos tem como melhor resultado na temporada as oitavas de final de Indian Wells, onde derrotou a top 20 russa Veronika Kudermetova, que será também sua próxima adversária em Roma.
Gauff, Vondrousova e Zheng conhecem rivais
A número 3 do mundo Coco Gauff estreia contra a polonesa Magdalena Frech, 55ª do ranking, que evitou um duelo norte-americano ao vencer a 66ª colocada Ashlyn Krueger por 7/6 (7-2) 6/3. Gauff venceu o único confronto anterior com Frech, no Australian Open.
Atual campeã de Wimbledon e sexta do mundo, a tcheca Marketa Vondrousova enfrentará a romena Ana Bogdan, 63ª do ranking, algoz da canadense Leylah Fernandez por 6/4 e 6/1. Já a chinesa Qinwen Zheng, sétima colocada, encara a norte-americana Shelby Rogers, algoz da italiana Lisa Pigato por 6/1 e 6/0.
Vamos Bia
Bia pegou uma chave tranquila até as quartas de finais, se manter a regularidade e foco, pode sim, enfrentar novamente a Iga já ambientada ao jogo da numero 1 e numa crescente no torneio. Conseguindo isso, volta a ser respeitada no circuito, quando começara a escalada pro top 10. A conferir.