Wiesbaden (Alemanha) – Após dois anos e meio, a paulista Laura Pigossi voltou a conquistar um título no circuito de duplas. Jogando ao lado da britânica Samantha Murray Sharan, a brasileira venceu neste sábado o ITF W100 de Wiesbaden, em quadras de saibro na Alemanha, ao derrotar a japonesa Himeno Sakatsume e a bósnia Anita Wagner com o placar de 7/5 e 6/2 em 1h26 de partida.
Este é o 42º e o maior título da carreira profissional de Pigossi na prova de duplas, e o primeiro desde novembro de 2021, quando triunfou no W25 de Aparecida de Goiânia com a tcheca Anna Siskova. Dentre todas as conquistas da paulistana de 29 anos na especialidade, estão 12 troféus de nível W10, sete de W15, 21 de W25, um de W60 e agora o primeiro de W100.
Com a campanha no saibro alemão, Laura ganhará mais de 40 posições no ranking, subindo do atual 294º para o 253º posto, ficando a apenas cinco pontos do top 250. Sua melhor marca na carreira foi o 125º lugar em fevereiro de 2020. Também nas duplas, ela faturou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e o ouro no Pan-Americano de Santiago no ano passado, ambos com a conterrânea Luisa Stefani.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já a britânica Samantha Murray, parceira de Pigossi nesta semana em Wiesbaden, é a 185ª do mundo nas duplas e saltará para a 155ª posição na próxima segunda-feira, tendo como recorde pessoal o 76º lugar de 2022. Assim como a brasileira, este foi o maior título da carreira de Murray, chegando à 30ª conquista nas duplas e a segunda em 2024. Em fevereiro, ela havia vencido o W50 de Roehampton com a compatriota Freya Christie.
Final repleta de viradas
O início da partida deste sábado não poderia ser melhor para Pigossi e Murray, que confirmaram seu serviço de zero e obtiveram a primeira quebra do jogo já no segundo game. No entanto, elas não mantiveram a vantagem por muito tempo e viram as adversárias vencerem quatro games consecutivos e abrirem frente no placar. Na hora de fechar a parcial, no entanto, a japonesa e a bósnia foram muito mal e tiveram o saque quebrado sem vencer um único ponto. Com moral após a reação, a brasileira e a britânica passaram à frente, e, com um novo break, venceram o primeiro set.
Depois de largarem com uma quebra de desvantagem logo na abertura da segunda parcial, Laura e Samantha colocaram a cabeça no lugar e superaram o serviço de Sakatsume e Wagner por três vezes, garantindo assim a vitória e o título no saibro germânico. A dupla da brasileira terminou a partida com bom aproveitamento de 71% dos pontos vencidos com o primeiro saque, apesar da baixa média de 39% com o segundo, além de quatro duplas faltas cometidas e nenhum ace em todo o jogo.
É, um bom dia no escritório…
Parabéns Laura, guerreira!!
Grande Pigossi, que orgulho. treinando pra Olimpíadas. Parabéns
Deveria focar nas duplas.
Sim. Mais possibilidades de troféus e glória.
E ela segue colecionando feitos! Importante é estar em ação, ganhando títulos e dólares. Parabéns.
Parabéns, Pigossi!!
Vamos em frente!