Melbourne (Austrália) – No encontro entre dois postulantes ao título inédito do Australian Open, Jannik Sinner levou a melhor sobre Daniil Medvedev e conquistou seu primeiro troféu de Grand Slam aos 22 anos. Medvedev teve o domínio da partida nas primeiras parciais, mas o italiano sobreviveu à batalha de cinco sets e buscou a virada com parciais de 3/6, 3/6, 6/4, 6/4 e 6/3 em partida com 3h44 de duração. Sinner é apenas o terceiro italiano campeão de Slam, juntando-se a Nicola Pietrangeli e Adriano Panatta, e garante o 1º título de Australian Open ao país.
A conquista de Sinner neste domingo encerra um jejum de quase 48 anos do tênis masculino italiano. Pietrangeli foi bicampeão de Roland Garros em 1959 e 1960, enquanto Panatta foi campeão em Paris no ano de 1976. Nesse intervalo, as mulheres Francesca Schiavone e Flavia Pennetta conquistaram um título cada uma. Algoz do decacampeão e número 1 do mundo Novak Djokovic na semifinal, ele é o vencedor mais jovem desde o próprio Djokovic em 2008.
Esta foi a quarta vitória seguida de Sinner contra Medvedev no circuito, apesar de o rival ainda liderar o histórico por ter vencido os seis primeiros jogos entre eles. Para o russo de 27 anos e especialista em quadras duras, é o terceiro vice-campeonato na Austrália e o quinto em Grand Slam. Ele tem um título do US Open em 2021. Em Melbourne, perdeu as finais de 2021 para Novak Djokovic e 2022 para Rafael Nadal, quando também teve dois sets de vantagem.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O campeão do Australian Open soma 2 mil pontos no ranking e ganha 3,15 milhões de dólares australianos. O vice soma 1.300 pontos e ganha 1,725 milhão. Sinner permanece na quarta posição do ranking, enquanto Medvedev tinha a chance de recuperar a segunda posição, mas continuará em terceiro. Os líderes seguem sendo Novak Djokovic e Carlos Alcaraz.
Sublime from Sinner 🥕
The Italian 🇮🇹 clinches his maiden Grand Slam title 🏆
He triumphs in five hardfought sets 3-6 3-6 6-4 6-4 6-3 to win #AO2024. @janniksin • @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis pic.twitter.com/DTCIqWoUoR
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 28, 2024
Medvedev chegou para essa final tendo passado 20h33 em quadra, com três jogos de cinco sets, contra 14h44 de Sinner, que só havia perdido um set no torneio. Por isso, o russo iniciou a partida com uma estratégia mais agressiva e tomando a iniciativa dos pontos. Ele fez o quase triplo de winners que Sinner no primeiro set, 14 a 5, não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço, conquistando duas quebras para vencer a parcial.
Naquele momento, Sinner ficava atrás no placar pela primeira vez neste Australian Open e o domínio de Medvedev continuou no segundo set. Ele confirmou de zero seus três primeiros games de serviço e colocou pressão constante sobre os games de Sinner, criando seis chances de quebra para conseguir duas e liderar o placar por 5/1. Sinner reagiu no fim do set, devolveu uma das quebras e ainda teve um break-point no 5/3, mas errou a devolução e permitiu que o russo ampliasse a vantagem.
The Fox fights back 🦊 @janniksin is going nowhere just yet. The No.4 seed seals the third set and it’s 6-3 6-3 4-6.#AusOpen • #AO2024 pic.twitter.com/EJJTWV9aIP
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 28, 2024
A melhora de Sinner no fim do segundo set e um bom desempenho no saque durante o terceiro fizeram a diferença para que ele reagisse no placar. O italiano disparou quatro aces na parcial e não enfrentou break-points, além de aproveitar a única chance de quebra que teve. A diferença física entre os dois já começava a se manifestar e passou a ficar ainda mais nítida no quarto set. Medvedev já não conseguia se impor na partida e oferecia menos resistência ao italiano, que dominava a maioria dos pontos com o forehand. E o italiano também prevalecia nos pontos mais longos. Sinner teve chances de quebra em três games distintos e só conseguiu quebrar no último game da parcial.
Cada vez mais confiante em quadra, ainda mais diante do evidente desgaste de um rival que passou 24 em quadra no torneio, Sinner continuou dominando a partida no quinto set e novamente não teve o serviço ameaçado. O italiano conseguiu uma quebra para fazer 4/2 no placar e soube administrar a vantagem e as emoções para consolidar a virada em cinco sets. Sinner liderou a contagem de aces por 14 a 11 e a de winners por 50 a 44. Ele cometeu menos erros não-forçados, 49 contra 57 de Medvedev. A partida teve quatro quebras para cada lado.
Que legal o Sinner ter vencido. É ele e o Alcaraz que poderão fazer frente ao Djoko. Os robocops Medvedev/Rublev/Sverev e outros Rune/Ruud e ruins não vão se impor e o que é pior vão se acostumar a perder do Djoko.
Realmente os dois hj jogando a final estavam pensando no servio…
Teremos mais equilíbrio
Q jogo
Medvedev saiu da zona de conforto nos dois primeiros sets, foi intenso e agressivo ao extremo, mas não suportou fazer esse jogo. Se não fosse pelo cansaço, o russo levaria, porém seria um pecado, pois o Sinner tá jogando um tênis primoroso! Enfim, a complexidade de um jogo de tênis é absurda!
Exatamente Fernando Venezian, penso o mesmo pois o russo perdeu energia e as quartas e as semi decididas no quinto set fez a diferença contra ele, mas foi um jogaço sem dúvida diferente da final feminina.
Assisti, do final do 1º set até mais ou menos a metade do 3º. Quando o Medvedev não confirmou a quebra no segundo game, imaginei que pudesse dar m… Não se perde tantas chances assim impunemente. Ainda mais, contra um cara que está voando, como o Sinner. Gostei de ver evolução no jogo do russo: recebendo o saque e jogando em cima da linha de base. Um avanço e tanto, pra um cara que jogava grudado na parede da quadra, tomando porrada o tempo todo. Parecia muito inseguro.
P.S – pareceque gastaram uma grana e o problema persiste: basta um aumento no número de acessos e o site sai do ar. Uma pena.
Parabéns para Sinner El Pecador tem jogado o fino do tênis, mereceu demais seu primeiro Slam. Como eu cansei de falar Sinner é melhor jogador da Next Gen, com certeza será o número 1 do mundo ainda em 2024, El Pecador é novo Rei das Hards. Depois que o Goat Djokovic parar, tenho certeza que Sinner vai dominar o circuito.
Acho o Sinner o melhor também.
No 3° set prevaleceu sua superioridade, pela qual abateu todos os adversários ao longo do AO.
Muito sólido e com um mental extraordinário.
Mesmo sendo torcedor do djoko, torci muito pelo pecador.
Merecidíssimo!
Eu até gostava do Medvedev, mas depois que ele tomou essa mesmo virada do Rafa Nadal, nesse piso que o favorece bem mais, passei a despreza-lo. É um molenga comprovadamente duas vezes no mesmo slam.
O Sinner que não tem nada com isso, cresceu e agora o seu físico que era contestado, já não é mais problema. Parabenizar a ele, novo rei do piso duro, inclusive destronando o cotonete com requintes de crueldade.
Será que o Medvedev – vencedor do US OPEN, 40 milhões de dólares de premiação na carreira, ex-número 1 do mundo, etc – conseguiria dormir se soubesse que vc o despreza?
É cada comentário que a gente lê por aqui…
O cara ganha um GS e já vira rei do piso? Essa sua realidade é estranha…
Maneira de dizer né? Hoje ele foi o rei do piso.
Verdade, Alquingel. Sinner é o novo rei do piso duro, afinal tem os seguintes números contra o pobre Djokovic:
– 1×14 em GS;
– 0x7 em Finals;
– 1×29 em Masters 1000.
Realmente é o GOAT incontestável, pelo menos do hard.
Calma gente, ele está só começando. De QQ forma, tem minha torcida incontestável. Ele é o Djoko.
Leo por quê? Ora bolas não seja injusto cara, pois não é fácil e veja que Medvedev lutou demais e acho que se não fosse o cansaço teria ganho do Sinner, além disso as partidas desgastantes nas quartas e semi fez a diferença para o Sinner hoje que mereceu também porque teve espírito de guerreiro ao vira rum jogo perdido.
Jogadoraço, fã do Nadal, humilde e discreto.
Impossível não gostar do Sinner.
Uma máquina de jogar tênis.
Concordo muito.
Parabéns Sinner El Pecador o melhor jogador da Next Gen e será número 1 do mundo ainda em 2024. A imprensa ficou babando em cima do Alcaraz e agora está vendo quem vai dominar o tênis nos próximos anos. Viva El Pecador eu avisei que Sinner era mais jogador do que Carlitos e Rune.
O circuito agora terá mais igualdade
Confesso que achei que Medvedev ia levar essa, ainda mais depois de fazer 2×0 … mas Sinner se superou. Aos poucos os remamescente do Big Three vão saindo do circuito e dando títulos aos outros, mas acho que Djoko ainda leva um Slam esse ano.
Daqui pra frente teremos mais equilíbrio no circuito
Que beleza!
Eu detesto esse russo, fiquei revoltado com a derrota do Sasha na semifinal por isso achei sensacional a vitória do menino Sinner.
Maravilha!
Parabéns!
Singer Milagre, segundo Rod Laver.
Parabéns ao Sinner. Não jogou tão dominante como no jogo com o Djocko, pelo contrário, foi dominado. Mas resistiu até o russo não aguentar mais. Medvedev não aguentou os cincos sets. Os professores devem arrancar os cabelos com a biomecânica do russo.
Sinner Milagre, segundo Rod Laver.
Disse que só um milagre seria capaz de tirar o título de Djokovic. Ele veio.
Mental gigantesco para quem tem 22 anos !!!
Jogaço. Sinner fisicamente superior. Acho que Medvedev vai entrar no grupo dos que defendem melhor de três nos Grand Slan.
Medvedev pagou o preço de batalhas longas durante o torneio, principalmente na semi diante do Zverev. O Sinner merece todos os elogios, mas ainda o vejo abaixo do Alcaraz, ele não joga no mesmo nível no saibro e na grama, ao contrário do Espanhol que neste sentido é completo.
Espetacular a campanha do italiano Sinner no AO. Mereceu o título. Mas também belíssima campanha de Medvedev, está de parabéns também. Agora, 2024 promete ser um ano excelente no tênis, tanto no masculino, como no feminino.
Há jogadores que são até bons para compor a lista dos 15 melhores, mas sem a frequência de ser grande protagonista, e tem horas que eles jogam bem acima do que é normal para eles, e nesses dias eles ganham até das lendas. Foi o caso do que Sinner fez nesse 1° Grand Slam.
Parabéns ao Sinner. Grande torneio, grande vitória e título merecido. Agora mudou de patamar e, por isso, a sua responsabilidade vai aumentar. Sempre vai se esperar dele que mantenha o mesmo nível. Esse será o seu maior desafio. Vamos ver como se comportará jogando com a pressão de ser favorito. Parabéns também ao Medvedev. Para mim, o melhor tenista russo da história. Já superou Marat Safin em finais de slam, falta igualar os dois títulos de slam do Safin e do Kafelnikov. O Medvedev disputou 6 finais de slam, perdeu duas do Nadal, ganhou uma e perdeu duas do Djokovic e perdeu agora do Sinner que jogou um tênis maravilhoso neste AO. O meu tenista preferido é o Djokovic. Quando o Djokovic parar, a minha torcida será para o Medvedev e Sinner. Tomar virada do Nadal em slam no piso duro não é vergonha pra ninguém. O Nadal ganhou quatro US Open e dois Austrália Open. Eu imagino que quem critica o Medvedev por ter tomada a virada na final do AO 2022 deve achar fácil jogar contra o Nadal no piso duro.
Parabéns ao italiano. Parabéns também ao lutador Medvedev. Agora, dizer que o Alcaraz é carta fora do baralho, aí não. Alcaraz é um esplêndido jogador e excelente atleta também. Vai dar muito trabalho este ano; penso que um ou dois Grand Slam ele conquista.