Rio de Janeiro (RJ) – Depois de suas vitórias no qualificatório sem perder set, o canhoto paulista Igor Marcondes estreou na chave principal e esteve muito perto de causar mais uma surpresa. Ele liderou a partida contra o peruano Ignacio Buse, número 91 do ranking, por 6/4 e 4/2, mas pouco a pouco perdeu a intensidade e acabou levando a virada, por 7/5 e 6/4.
Tenista de 21 anos, Buse enfrentará na quinta-feira certamente será outro brasileiro, que sai do duelo entre o carioca João Fonseca e o também canhoto e cearense Thiago Monteiro, que duelam na abertura da rodada noturna desta terça-feira.
Marcondes já figurou como 258º do ranking antes da parada forçada por problemas com exame antidoping. No momento, é o 348º do mundo e somou pontos para saltar momentaneamente 41 posições no ranking, o que pode levá-lo para o 307º posto. Além disso, embolsou a premiação bruta de US$ 19.260.
Usando de seu forehand cheio de efeito e de muitas trocas de velocidade de bola, Marcondes fez um grande primeiro set, colocando o adversário quase sempre na defensiva, além de ter sacado com qualidade. O peruano escapou de quebras no segundo e quarto games, mas por fim Marcondes foi agressivo para aproveitar o terceiro set point.
O paulista continuou melhor em quadra e chegou a abrir 4/2. Pela primeira vez, perdeu intensidade e o saque funcionou pouco, permitindo não apenas a recuperação como quase levou a virada, tendo de salvar 15-40 no 10º game. Buse parecia mais determinado a buscar paralelas e com isso conseguiu a quebra definitiva.
Passou a dominar o jogo, obteve outra quebra logo no game inicial da série decisiva e aí foi administrando a situação. No oitavo game, encarou 15-40 e o apoio da torcida a Marcondes, mas caprichou no saque e na segunda bola para reagir. O game final foi emocionante. O brasileiro salvou match-point, teve duas chances de quebra e na segunda delas a bola saiu por muito pouco.












Putz. Triste, não merecia. Mas é isso que diferencia um top 300 de um top 100 – não dê chances pro top 100 voltar, porque ele vai voltar.
Queria muito ver ele enfrentando o Fonseca. Ia ser combinação de porrada e drop o tempo todo.
Foi um grande jogo do Marcondes, teve chances reais de vitória, mas deixou escapar infelizmente.
Ponto negativo é para organização do torneio colocar o Igor pra jogar na segunda, o que não faz sentido.
Se o adversário da partida Buse-Marcondes joga na terça, por qual motivo não fazer o mesmo pro Marcondes descansar mais jogando apenas na terça?
E pode anotar que esse Buse com 1 dia a mais de descanso ainda vai vencer Fonseca ou Monteiro.
Mais um brasileiro caindo jogando bem,infelizmente cansou antes da hora e caiu na 1R,reagiu no set 3 mas não foi suficiente
Não foi cansaço, amigo. Assistiu ao jogo? Se fosse cansaço, não teria lutado todo o 3o set.
Ele saiu do jogo quando fez 4×2. Deve ter batido a pressão.
Ele viu que ia ganhar, ia ganhar o equivalente a um Challenger em um rodada, aí o braço pesou e encurtou, demorou pra reagir e tomou virada no segundo set e a quebra fatal no início do 3º. O Buse com a vantagem n largou mais.
O Marcondes merece os parabéns pela campanha(foi o 1° WC a furar o qualy no Rio Open na história do torneio) e pelo nivel de tenis q praticou no torneio mas, uma derrota como a de hj tem q machucar muito pela forma como se deu: desperdiçou uma quebra de vantagem no segundo tendo uma queda abrupta de desempenho logo após abrir o 4×2 mas, o pior veio no 3° set, saindo atras logo de cara e dali em diante perdendo 6BP em 3 games diferentes -com a maioria o peruano jogando com o 2° serviço e claramente sentindo o momento- e lá ia o BR salva-lo com erros não forçados..
Teve uma grande chance de embolsar uma bela premiação e somar uma pontuação q o aproximaria do seu melhor ranking(pre-afastamento) e da zona de qualy para os Grand Slams.. jogador desse nivel BR tem raríssimas oportunidades de jogar esse nivel de torneio.. dae pega um adversário sentindo o jogo.. tem q saber ler o momento do jogo, focar em manter a bola em jogo e dar a oportunidade para o adversário fazer as próprias besteiras nesses momentos..
Marcondes de Parabéns. Escapou mas jogou de igual ou melhor que o número.80 Buse. O Igor é um atleta que vai assimilar o aprendizado e ver que tem todas condições de estar perto ou chegar no top.100.e.jogar ATPs.
Sinto mais pelos 50.pontos que no.momento.seria tudo de bom pra ele pra se inscrever em melhores torneios e já colocar os pés nos slams.
Igor Marcondes joga muito. Precisa ter mais oportunidades para mostrar seu jogo. Com esse novo ranking já pega (acho) quali de qualquer challenger que queira disputar e, assim, pode avançar muito mais. Será que já consegue também de atp?
Pobre tênis brasileiro, vive de promessas que nunca se concretizam.
Brilhante participação a do Igor neste Rio Open! Jogou de igual para igual com um bom top 100. Talvez lhe tenha faltado acreditar mais e experiência mas qualidade técnica ele tem. Tomara que fure o top 200 em breve.
sem dúvida, dos 3 que jogaram nesta segunda é o que mais merece aplausos. desempenhou muito bem com as duas vitórias e ter levado ao terceiro set. fez jus ao cheque/ cachê de quase R$110.000,- parabéns. temos certeza que vai bater seu melhor ranking logo.
Podemos dizer que até esse momento o Marcondes foi o único que não decepcionou das estreias em simpmes… Que tentou de todas as maneiras buscar a vitória… Não estava com a cabeça no Carnaval…
Pois os outros dois que estreiaram ontem… Foi lamentável…