Dubai (Emirados Árabes) – O diretor do WTA 1000 de Dubai, Salah Tahlak, não ficou nada satisfeito com a ausência das duas melhores tenistas do mundo, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, em seu torneio. As líderes do ranking anunciaram no dia do sorteio da chave que não participariam. A bielorrussa não atuou desde o vice no Australian Open e a polonesa perdeu nas quartas em Doha, alegando então “mudança de calendário”.
Tahlak solicitou que a WTA imponha sanções pela ausência das estrelas, conforme o jornal The National. “Foi uma surpresa desagradável receber em cima da hora a notícia da desistência de Aryna e Iga. E os motivos alegados foram bastante estranhos. Iga disse que não estava mentalmente preparada para competir, enquanto Sabalenka alegou ter sofrido algumas lesões leves”, pontuou. “Acho que deveria haver uma punição mais severa para as jogadoras que desistem, não apenas multas, mas também a dedução de pontos no ranking”.
Segundo o diretor, o próprio médico do torneio afirmou que a contusão de Aryna não deveria impedi-la de jogar e que a alegação de Iga era “estranha”. Ele considera penalidade financeira insuficiente. “Acho que uma multa não resolverá nada. Deveriam deduzir pontos das jogadoras”. Ele recordou que Serena Williams chegou a ser multada em US$ 100 mil por um abandono, mas que esse valor é pequeno diante dos cachês altíssimos. “Ela jogaria em outro lugar e ganharia um milhão de dólares. Então a multa não é tão ruim assim”.
Ele diz que Dubai irá propor sanções mais duras em reunião a acontecer em Roma. “Estamos gastando quantias enormes para melhorar nossas instalações, já que as jogadoras são o foco principal deste torneio.”
O atual regulamento da WTA para os torneios obrigatórios inclui multas gradativas para as faltantes e prevê a perda de pontos no ranking. As jogadoras também podem desistir devido a “alteração de calendário” três vezes por temporada, o que resulta gera penalidade de ficar com a pontuação zerada daquela semana e não poder substituí-la por outro resultado.











Cada um defendendo o seu, prefiro não escolher um lado nessa disputa.
Cara, então é brincadeira desses ignorantes querendo forçar ou obrigar a disputar os torneios isso tem que mudar, pois já esta virando abuso e se Sabalenka e Iga se retiraram é porque sabem o limite que vive o corpo, mas aí vem esse absurdo aí querendo obrigar atletas a exaustão, ora bolas, são atletas seres humanos e não máquinas.
Concordo
É compreensível o lado das tenistas, mas o do diretor também está correto. É investido muita grana e o público paga alto e quer ver as melhores.
Então que ele mude a data do torneio e coloque em agendas livres que possam ser acessível a datas das atletas.
Os dois estão certos…kkkk
Concordo com o diretor,se não for por lesão deveria punir mais severamente essas desistências
Ou seja sua proposta eh basicamente sequestro e extorsão…. A pessoa eh obrigada a ir jogar onde não quer, senão eh punida…. Genial
Não tem que punir nada, tem que respeitar o livre arbítrio das tenistas, tem tantas outras querendo jogar este torneio como Elena Rybakina, Amanda Anisimova, Coco Gauff, Jessica Pegula, Mirra Andreeva, Jasmine Paolini, Elina Svitolina, Belinda Bencic, Emma Navarro, Iva Jovic etc…
Por que tem que ser mais exigente com as mulheres do que com os homens? Se fosse Djokovic, Sinner ou Alacaraz desistindo deste torneio, duvido que esse diretorzinho fanfarrão teria a empáfia de pedir punição para eles!!!
Concordo, nos dias de hoje ainda continua os homens querendo mandar nas mulheres.
O diretor está chorando de barriga cheia. Com certeza não vai ter prejuízo, talvez, o lucro seja enxugado, ou seja, um pouquinho menor, mas, de qualquer forma, lucro.
Amigo diretor do torneio, o problema está em seu torneio, um M1000 em pleno fevereiro nunca será agradável. As jogadoras são treinadas mentalmente que após AO o próximo compromisso sério será o Sunshine Double, esses M1000 irreais do Oriente Médio deveriam ser opcionais para as jogadoras da WTA.
Ele está reclamando de barriga cheia!!! O torneio deke está abarrotado de excelentes tenistas: Elena Rybakina, Amanda Anisimova, Coco Gauff, Jessica Pegula, Mirra Andreeva, Jasmine Paolini, Elina Svitolina, Belinda Bencic, Emma Navarro, Iva Jovic etc…
Que ridículo quererem obrigar as jogadoras a disputar torneios que ela não querem… Outras tenistas já reclamaram desta “obrigatoriedade” que eu acho um abuso absurdo!!!
Acredito que as jogadoras serão punidas de acordo com as regras existentes atualmente. E entendo também o lado do diretor do torneio, pois devem ter investido bastante para promover o evento e quando recebe a notícia de que as duas principais jogadoras do circuito não irão participar, diminuindo a atratividade do torneio e consequentemente a capacidade de recuperar o investimento, tem razão de ficar chateado. E além das duas primeiras do ranking, outras jogadoras importantes desistiram de última hora como as finalistas do WTA 1000 de Doha mais a Sakkari e a Krejcikova.
Esse tal de Salah Tahlak é um grande “mala sem alça”: em vez de ele prestigiar as grandes jogadoras que querem jogar torneio dele, ele quer ficar perseguindo 2 jogadoras que não querem… Considero até uma falta de respeito com as tenistas que querem jogar o torneio dele como: Elena Rybakina, Amanda Anisimova, Coco Gauff, Jessica Pegula, Mirra Andreeva, Jasmine Paolini, Elina Svitolina, Belinda Bencic, Emma Navarro, Iva Jovic etc… São muitas tenistas de altíssimo nível e o cara não está satisfeito???
Que bom que isto está acontecendo, Rybakina também de um chega pra lá no wta, e ainda querem por 5 sets, se deixar, vai ter torneio a cada duas semanas o ano todo em nome do lucro, se nada for feito ! Só estão esquecendo que o modelo da F1 x semanas é para carros correndo e não pessoas (Individuais) jogando, carro tem peça pra substituir, e individual não é coletivo, onde pifou um, põe outro no lugar até recuperar!
Complicada as desistências em cima da hora, o público paga caro, com a expectativa de ver determinada jogadora ou jogador e acontece isso, também é frustrante.
Jogadora decide seu calendário e ponto.
Que se dane a revolta do diretor e as frustrações de torcedores, as atletas sabem os seus limites. Precisam se precaver de lesões graves, pois estamos ainda em início de temporada. Se qualquer atleta sofrer o agravamento de uma lesão que a deixe inativa pelo resto do ano, só pra satisfazer a vontade do diretor, qual seria a posição dele. Vai indeniza-la. Como bem disse o Sandro no seu comentário, a atitude dele acaba por desmerecer as outras grandes competidores que vão estar presente no torneio.
Interessante que a WTA é uma associação de jogadoras e que deveria defender os interesses das meninas e não os interesses do milionários donos dos torneios e que certamente já estão tendo um lucro altíssimo.
Acho que o torneio deveria ser indenizado sim. Mas não pelas tenistas e sim pela Wta. Assim como há fundos para jogadoras, poderia haver para torneios prejudicados algum fundo indenizatorio.
TB sou contra essas obrigações! O calendário é muito duro pra jogar quase toda semana. É sobre humano!
Tênis é business….
O que o diretor falou não está totalmente errado pois abandonar uma disputa para disputar outra, é até desrespeito com o público mais discordo no caso de lesão, mesmo leve pode agravar afinal é um jogo de extremo desgaste fisico, então eu concordo em ter punição maior caso o atleta desista em cima da hora caso não esteja lesionado pois é desrespeito com o público e com o evento que investe milhões.