Tóquio (Japão) – A missão de Elena Rybakina no WTA 500 de Tóquio foi cumprida com sucesso. Vinda de título em Ningbo no último domingo, a cazaque precisaria vencer dois jogos na capital japonesa e chegar à semifinal para assegurar a última vaga no WTA Finals. E depois de ter estreado bem contra Leylah Fernandez, ela também bateu a canadense Victoria Mboko por 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h31 de partida.
“Foi um jogo muito difícil contra a Victoria. Na última vez que havíamos nos enfrentado foi uma batalha e estou muito feliz por ter conseguido vencer em dois sets. Nós duas estávamos sacando muito bem, especialmente no segundo set”, disse Rybakina, que havia perdido para Mboko na semifinal de Montréal em agosto.
Aos 26 anos, Rybakina disputará o Finals pela terceira vez seguida. Nas duas últimas edições, foi eliminada ainda na fase de grupos. A sequência de bons resultados na Ásia nas últimas semanas ajudou a cazaque a ultrapassar a russa Mirra Andreeva e conseguir a última vaga em Riad.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O torneio entre as oito melhores da temporada será disputado entre os dias 1 e 8 de novembro na Arábia Saudita. Também estão classificadas Aryna Sabalenka, Iga Swiatek, Coco Gauff, Amanda Anisimova, Jessica Pegula, Madison Keys e Jasmine Paolini.
RYBAKINA DELIVERS 👏
The No. 2 seed beats Mboko 6-3, 7-6(4) to reach the semifinal in Tokyo 💪#TorayPPO pic.twitter.com/oCXOF16NXY
— wta (@WTA) October 24, 2025
Antes de seguir para Riad, Rybakina segue em Tóquio. Sua próxima adversária é a jovem tcheca Linda Noskova, de 20 anos e 17ª do ranking, que liderava a partida contra a russa Anna Kalinskaya por 6/0 e 1/0 quando a rival se retirou por lesão nas costas.
Atuando com o teto fechado no estádio, por conta da chuva desta sexta-feira na capital japonesa, Rybakina tentou se aproveitar das condições mais rápidas e sacou muito bem. A cazaque disparou quatro aces e não sofreu quebras de serviço. Ela já saiu vencendo por 3/0 no primeiro set e sustentou a vantagem até o fim.
Já na segunda parcial, chegou a salvar set-point quando perdia por 6/5. Durante o tiebreak, a cazaque conseguiu vencer três pontos nas devoluções e abriu vantagem logo cedo para definir a disputa em sets diretos. Rybakina liderou a estatística de winners por 23 a 17 e cada jogadora cometeu 11 erros não-forçados. A cazaque disparou 5 aces e a partida teve apenas uma quebra de serviço.













Show, mas que merecido, por ter sido a quarta com mais vitórias no ano, não poderia ficar fora do finals !
Pelo primeiro semestre que teve não foi merecido nunca, mas ganhou de presente a vaga porque não tinha outra ou devido a juvenice, imaturidade ou incompetência da Andreeva que entregou de bandeja pra ela, aliás, se a menina russa não aprender a ficar menos infantil pode se afundar porque até março/26 terá muitos pts pra defender, se não acordar pode desabar no ranking.
Sim Flávio, não teve um bom começo, com todo aquele rolo que não nos interessa mais, mas o finals conta o ano todo, então por ser a quarta com mais vitórias no ano, mantenho o merecido, e terceiro ano no finals, uma vitória pessoal dela depois de tudo. Acho bom a Andreeva aproveitar as férias a frente pra esfriar a cabeça, como vc mesmo anotou, andou exagerando muito este ano no nervosismo (se não se cuidar, vai virar uma OstentaPenka2) e só início de carreira ainda, esperamos o melhor pelo tênis dela, mas no momento foi só um começo de ano, já davam como número 1 logo, e sumiu! Torço pela Rybakina em Riade até onde der, mas já falou que está bastante cansada e ainda vai jogar mais uma pelo menos, com uma semana de intervalo, vai chegar pedindo água, mas foi um vitória sem dúvida pra ela chegar no finals, é a vida no tênis, que seja assim!
Faço só uma observação quanto ao que eu disse da Andreeva, posso ter sido meio raso e superficial, ela é muito nova, não sabemos se está tendo algum problema pessoal ou se´é algo de personalidade mesmo que terá que calibrar, essas jogadoras as vezes não revelam certas coisas, e talvez as orientais um pouco mais, então pra ser justo, se há algum problema, que pode ser inclusive a fama precoce, vamos torcer para ela superar, assim como parece que a Rybakina está conseguindo, tudo pelo melhor do tênis!
Pois é, mas a Andreeva também não jogou nada no segundo semestre, em que todos esperavam que ela deslancharia. Então é merecido a Rybakina ir para o finals, porque, no geral, mesmo tendo ganho torneios menores, foi um pouco mais consistente que Andreeva, que mentalmente pifou no segundo semestre. E fica o alerta para Andreeva, porque a tendência é, depois de março, sair até do top 20, se não recuperar do baque mental que teve, porque dificilmente vai conseguir defender os títulos de 2 WTA 1000.
Deu um show de ultrapassagens na última volta da corrida.
Do 9⁰ lugar passou para 7⁰. Se alcançar a final do torneio chega em 6⁰.
Claro né filho, a Andreeva foi infantil demais e pagou por isso.
A Mirra derreteu mentalmente. Mas mérito da Ryba também. Precisava copar Wingbo e fazer semi em Tóquio.
Foi lá e fez.