Basileia (Suíça) – A sexta-feira foi de festa para João Fonseca, que mostrou maturidade e força para se recuperar da derrota no primeiro set contra o canadense Denis Shapovalov, virando o jogo para marcar 3/6, 6/3 e 4/1, quando o rival desistiu do nada, sem sequer pedir atendimento médio ou indicar lesão, garantindo o brasileiro nas semifinais do ATP 500 da Basileia.
O próximo adversário no caminho do carioca de apenas 19 anos será o espanhol Jaume Munar, que mais cedo também viveu situação similar com um canadense. Após vencer o primeiro set contra Félix Auger-Aliassime por 6/3, ele viu seu oponente abandonar a partida depois de apenas 45 minutos de confronto, citando lesão no joelho.
Fonseca se junta ao paulista Thomaz Bellucci, que até então era o único brasileiro a alcançar as semifinais de um ATP 500, nível que foi introduzido ao circuito em 2009. Esta será a maior semi de ATP em sua carreira, tendo vencido o título em todas as vezes que foi tão longe, a primeira no Next Gen Finals do ano passado e a outra em Buenos Aires neste ano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com a campanha desta semana na Basileia, Fonseca vai garantir sua estreia no top 40, subindo provisoriamente para o 39º lugar, o mais alto da carreira. Na corrida da temporada, ele alcançará a 35ª colocação, indicando que pode tentar fechar 2025 sonhando em ser cabeça de chave no Australian Open.
Another unexpected ending in Basel 🤯
After leading 4-1 in the third set Joao Fonseca is through to his 2nd ATP Tour Semi-Final as Shapovalov unfortunately has to retire #SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/gpdFCEij4S
— Tennis TV (@TennisTV) October 24, 2025
Saque não ajudou no primeiro set
Embora tenha conseguido colocar uma boa porcentagem de primeiros serviços em quadra (79%), Fonseca não se aproveitou disso para jogar bem com o saque e sofreu tanto com a primeira quanto com a segunda bola no set inicial, vencendo apenas metade dos pontos disputados em seus games de serviço.
O carioca até saiu na frente de Shapovalov com uma quebra logo no primeiro game, mas o desempenho abaixo com o saque o deixou exposto e ele acabou amargando duas quebras seguidas. Depois de sair de 0/1 para abrir 4/1, bastou ao canhoto canadense administrar a vantagem e assim largar na frente.
Sólido da linha de base, Shapovalov controlou o ímpeto de Fonseca, que acabou cometendo bem mais erros que o rival. O jovem carioca anotou quase o dobro de erros não forçados na parcial inicial (7 a 4) e teve apenas três winners contra cinco do canadense, que também levou a melhor nos pontos junto à rede: 75% a 44%.
Maior regularidade e tudo igualado
A segunda parcial começou complicada para o brasileiro, que se viu pressionado sacando em 0-40, mas manteve a cabeça no lugar na situação delicada e encaixou alguns bons serviços para salvar três break-points seguidos e confirmar.
Mais regular do que no primeiro set, equilibrando melhor os winners e os erros não forçados, Fonseca conseguiu se impor na devolução, jogou o canadense mais para trás nas disputas dos pontos e assim obteve uma quebra importante no quarto game para em seguida manter o nível, confirmar o serviço e abrir 4/1.
A vantagem o carioca não durou muito e no sétimo game ele voltou a sacar mal, cometeu uma dupla falta para encarar 0-40 e logo no primeiro break-point acabou levando a pior. Mas Fonseca não se abalou e foi buscar uma nova quebra logo em seguida e com agressividade retomou a vantagem, que manteve até o final para empatar o jogo.
Terceiro set incompleto
O começo da parcial decisiva não poderia ser melhor para o brasileiro, que perdeu apenas dois pontos nos dois primeiros games e logo de cara abriu 2/0. Ele teve chance de ampliar a vantagem no terceiro, mas Shapovalov salvou três break-points. No quinto, Fonseca anotou nova quebra e logo em seguida o canadense se retirou.
Depois de um começo mais errático, Fonseca mostrou capacidade de corrigir o rumo. Ele elevou seu aproveitamento de serviço e terminou com 59%, superando os 54% do canhoto canadense. O carioca também terminou a partida com o mesmo número de bolas vencedoras de Shapovalov, ambos com 15, e cinco erros não forçados a menos (11 a 16).












Grande Fonseca! Rumo ao título.
O Shapovalov é um tenista que tem dificuldade em administrar momentos negativos em quadra.
Quando viu que o João estava tomando conta do jogo, entregou a partida.
Parabéns João.
Agora coloque o Munar pra correr…
Opa…vamos torcer demais. A cada partida ele tá mostrando mais capacidade de superar as situações difíceis e encontrar seu jogo. E a semifinal vai ser jogão.
Wow, baita resultado.
Mudou estratégia para 2o e 3o set…encurralou Shapo no fundo…e dá-lhe winners.
Canadense não parecia lesionado, literalmente largou os bets.
Bora João..
Mensik tremeu e nem entrou em quadra. Shapovalov passou mal e se retirou. É, o João está aterrorizando os adversários. Pra cima do espanhol amanhã!!
Rapá, esse Fonseca é um terror, kkk…os caras só de pensarem nele, desistem !
O descanso durante o ano surtiu efeito.
Contar com a sorte de w.o também foi providencial. Vamoooo
Ainda estou por entender. Shapovalov reclamou demais no terceiro set. Estava muito irritado. Repentinamente, abandonou o jogo, sob vaias.
Melhor pro João, vai debutar no top30.
Parabéns, Fonseca.
Amanhã, temos mais jogo.
Calma… Top#40… ainda…
Mas baita resultado!
E se continuar assim, vai fechar o ano como Top#30!
VQV João!
Top 30 só se for campeão.
Ainda nao. Vai furar o top 40. Abs
No top 40, por enquanto. Mas vamos torcer!
Reclama muito. Tava lendo uma matéria essa semana, na época que ele perdeu pro Nadal em 5 sets no AO. Nem vou entrar no mérito de juiz dava uma passada de mão no tempo de saque do Nadal ou não. Reclamar uma vez OK. Mas o cara fica reclamando até o final e depois do jogo ainda. Falando que os árbitros são corrupt0s. Aí o cara se perde na cabeça, talvez seja isso. É um baita tenista, mas se perde.
Excelente. Comentei aqui no início da semana que talvez tivesse chegado o momento da primeira semi de ATP 500 fora do país. Agora dá pra sonhar até com a final. Vai caminhando a passos largos pra fazer história.
É a primeira semi de ATP 500 do João dentro ou fora do país, no Rio ele chegou nas quartas ano passado.
Parabéns Fonseca.
Grande Vitória.
Tem que continuar jogando assim, pressionando o saque, e com estratégia.
Está amadurecendo rapidamente, é sinal que está entendendo cada adversário neste nível, parabéns ao seu staff pelas escolhas, o garoto tá inteiro fisicamente
Que papelão do Shapo
A melhor parte do João, Nana e gutão é que eles não aparentan ser mimados, como o shapo, Rune e muitos outros dessa geração
Vdd!
Mais uma vez, prevaleceu a resiliência desse fantástico JF. Não foi bem no primeiro ser, mas insistiu na a variação e impingiu uma dura derrota ao canadense. Tem grande chances de chegar à final no domingo. Parabéns, JF, continue dando alegrias ao nosso povo carente de ídolos.
Shapo. Despirocado e… fujão? Força, João l!!
Despirocado?,kkkk,como assim?,não tô sabendo dessa não kkk
Alguém entendeu alguma coisa no final da partida? O canadense ligou o modo do antigo Lara e meteu o logo.
Rapaz, nosso menino de ouro tá brilhando ein, eu msm achei que ele ia tomar r1 nesse campeonato, calou minha boca, voa Fonsecao
Uma grande virada do João Fonseca.
Se recuperou muito bem do primeiro set fraco e dominou o jogo a partir do segundo set.
No post anterior, eu mencionei a possibilidade de um eventual desequilíbrio do Shapovalov, que se confirmou com 4×1 contra e a desistência do canadense.
Parabéns ao João Fonseca por mais uma grande vitória!
Shapo se assustou e foi pra Paris já kkk…vamooo João!!
Quem é covarde costuma ir pra lá kkkkk
Hahaha boa! Talvez poucos entenderão
Agora vai ter que esperar o João lá kkkkkkkk.
Jogaço! Grande João! E o Shapo mostrou mais uma vez que não tem emocional pra jogar em alto nível. Ele é talentoso, mas muito estragadinho das ideias…
Não vi o jogo, mas estranho essa retirada. De qualquer forma, João já estava ganhando. Boa vitória e bom torneio do João. Sua 4º semifinal no ano, a 2º em ATP. E uma semifinal aberta contra o espanhol Munar, que está na sua melhor temporada da carreira, com bons resultados no hard, com duas semifinais de ATP, oitavas no US Open, oitavas em Shanghai e vitórias no piso contra nomes como Shelton, Medvedev e Musetti. Não será fácil, mas estamos na torcida. E está no TOP40 no ano que completa 19 anos, coisa para poucos tenistas na história recente do tênis. Bora por mais. Estou querendo ver o João na final
Isso tem jeito de que o cara apostou em sua vitória nas bets e como viu que ía dar ruim, se viu obrigado a desistir para pegar o dinheiro de volta já que quando ocorre uma desistência, o dinheiro é devolvido. É a única explicação..
Certamente isso será investigado.
Creio que com o jogo tão avançado não haja devolução de dinheiro, talvez se for menos de 50% da partida, mas ali já estava no final.
Pelo amor Fonseca, não pode errar aquela passada para quebrar o saque no terceiro set no 2×0 e vantagem… Silvio Bastos se segurou pra não te xingar kkkkkk
Tá com cara de título isso !!!!!!
Otima vitoria. Agora vai pra cima de um jogador bem ganhavel para ir para a primeira final de nivel 500. Vamooooo Fonseca!
É Shapovalov…. não venceu essa, não vence nunca mais. Arregou!
Grande vitória!
Eu acho que o canadense “reinou”!!! Kkkk. Viu que não ia ter o que fazer.
Que bela vitória do Joao!!!! primeiro set muito abaixo, mais mostrou maturidade e principalmente ótima sintonia com seu time técnico, segundo set bem sólido e com varoçao de jogo, de fato estamos diante de um grande atleta, as vezes nos empolgamos sim…rsrrsrss mais não tem como, o Joao tem muito talento seu jogo é completo, tem todos os golpes e isso vai se refinando em cada temporada e confrontos contra os grandes.
Na minha opinião essa solidez é a chave, ele ta sabendo usar seu forhand mos momentos certos, por ter muita potencia ele ainda comete muitos erros , porém ja se nota uma pequena melhora na sua cadencia de jogo sem querer toda hora espancar a bolinha….parabens joao, agora e saber lhe dar com o favoritismo, pois ele será!!!
Falei que o Shapa ia desabar mentalmente….
“… tendo vencido o título em todas as vezes que foi tão longe, a primeira no Next Gen Finals do ano passado e a outra em Buenos Aires neste ano”
Acho que, nos challengers isso aconteceu também!
Acho que ele perdeu umafinal de Challenger para o Gustavo Heidi.
Exato
Não. Ele fez final de CHL em Assunção ano passado e perdeu a final, para o Heide.
Tem João no fim de semana! E isso é só o começo! Pra cima deles garoto!
Go, João Fonseca, go, go, go!!!
O João Fonseca vêm fazendo um excelente torneio, dá pra sonhar com a final,let’s go João!!!
Belo resultado Fonseca,parabéns,vamos lá,rumo à final
Fonseca jogou demais. Amassou Shapovalov no 3º set. Foi winnner de todo jeito.
Ridículo o abandono do Shapovalov. Falta de respeito gigantesca com o público (que paga caro pra assistir esses jogos).
Duvido que tivesse abandonado o jogo, se estivesse em vantagem no 3º set. Ganhou o 1º set e estava tudo bem; mas basta começar a perder os pontps e ver que não irá sustentar a vantagem, que já desiste.
Sensacional, acho que tem tudo para ir a final
A sorte definitivamente vem sorrindo pro Fonseca nesse torneio: desistência do Mensik no R16, agora o Shapo aparentemente com alguma questão física no final do jogo nas QF, fora o Aliassime, que era o mais cotado para as SF e tem um puta cartel em hard indoor tbm desistindo do jogo no meio por lesão..
Agora todos os méritos ao BR que vem fazendo oq se tem que fazer nessas situações: sorrindo devolta para a boa, fortuna.. uma SF na ATP 500 contra um Munar não vai acontecer todos os dias e, sobretudo pelas condições de jogo eu diria até que o favoritismo é do João, uma vitória possivelmente o colocará no top 30 e lhe deixaria em ótimas condições de fechar o ano entre os 32 melhores e sair como cabeca de chave no AOpen, fechará o ano com chave de ouro se conseguir cumprir essa expectativa, na torcida!
Shapo sacou no 40-40 e no segundo saque alguém gritou. Ele foi reclamar com o juiz que o advertiu. Na sequência foi quebrado e abandonou.
No meu “dream” Big J bateria um Canadense hoje e enfrentaria O Felix amanha. Foi um sonho pela metade. Ok. Agora vai ser Munar na experiencia e Big J na forca. Sou mais o Joao. Correu pro abraco hoje e vai fazer o mesmo amanha. Se nao for assim, eu corrrerei pro abraco pelo brilhantismo deste talento, que esta ficando uma posicao atras do Learner.
Vim para ver se tinha alguém da turma de que “ele é enganação da mídia”, mas não foi hoje que encontrei. Mas se perder amanhã, voltam todos. Fora isso, uma bela oportunidade de fazer final. Munar merece respeito e está em um ano muito bom para a média dele. E é outro tipo de jogo. Erra bem menos que o Shapo. Incrível que jogar contra o habilidoso canadense praticamente basta deixar a bola na quadra. Em algum momento, ele se perde e começa a errar uma atrás da outra sem freio. Feliz que o João tenha sacado isso a partir do segundo set e não ficasse trocando erros para lá e para cá como no primeiro set. É um grande mérito ter cabeça fria e não querer ficar na pancadaria sem sentido. Tinha 5 games e já eram 20 erros não forçados. Tem jogador que gosta de perder o jogo e a sabedoria é deixar ele fazer isso, em vez de tentar ganhar. Eu apostaria que o Djokovic com 50 anos venceria o canadense, apenas jogando umas 3 na quadra.
Julio você tem razão. Principalmente aqueles que metem o pau na Comissão Técnica do João e dizem que sua carreira está mal programada e que ele tem de treinar na Europa com técnicos estrangeiros. O Guilherme Teixeira e sua equipe fazem um belo trabalho, tal qual o Larri Passos fez com o Guga. Deixe eles trabalharem…
“Tem jogador que gosta de perder o jogo e a sabedoria é deixar ele fazer isso, em vez de tentar ganhar”. Sábias palavras. João parece estar adquirindo essa sabedoria. Não só não deixou o Shapo entrar na mente dele como deu corda pro maluquete se enforcar.
Julio você está certo. Principalmente aqueles que criticam a Comissão Técnica do João e falam que sua carreira está mal programada e que ele deveria ir treinar na Europa com técnicos estrangeiros. O Guilherme e sua equipe estão fazendo um belo trabalho, tal qual o Larri fez com o Guga.
Shapovalov sempre foi um fanfarrão superestimado… numa época de tênis mais forte e menos milionário precisaria dar aulas para complementar a renda….
Shapo jogou um belo tênis no primeiro set. Tem um ótimo revés de uma mão. No segundo set Fonse subiu o nível e Shapo começou a errar mais, parece que desfocou um pouco. A desistência foi muito estranha.
Grande jogo do Fonse, que soube encontrar soluções para o ótimo jogo que o canadense vinha fazendo.
Dalcim, vc acha que a corpulência do Fonseca atrapalha um pouco a movimentação dele ? Algumas vezes ele parece ter dificuldades em reagir rápido.
Aos narradores por favor tratem.os. nomes russos com.som.mais.agradavel ShapovalóV, MesvedéV. RubléV.
João mereceu ganhar.
O que não gostei foi a excessiva vibração do João,olhando na cara do Shapovalov.Inclusive nos erros do adversário.Acho que Shapovalov se irritou e não aguentou.Não justifica a desistência……
Não sei se vocês concordam, mas João parece que fica um pouco desligado, se ficar dois dias seguidos sem jogar. Se eu estiver certo, ainda bem que o jogo é amanhã!
Rpz , a cabeça de Shapovalov é bagunçada mesmo. Talentoso ao extremo , mas , quando ficou nas cordas , correu e nem ligou em disfarçar kkk
JF mais consistente nesses últimos torneios. As orientações do técnico dele ao final do segundo set foram providenciais para ir logo quebrando no primeiro game.
Difícil não sonhar, mas com certeza dá pra ir mais longe neste torneio e também entrar no top 30 até o final do ano.
Vamuquivamu João!
Shapovalov como todo robô sacador precisa de manter o Pace, principalmente para encaixar segundos saques, quase sempre no risco.
Fonseca quebrou isso algumas vezes, pedindo aguardar posicionamento de boleiros os devolução de bolas para saque, o que claramente irritou o canadense. Quem costuma fazer isso era Marcelo Rios, lembro que Roddick, Philippoussis e Hewitt ficavam bem revoltados.
Shapo, Tsitsipas, Zverev… Essa geração é muito malinha…
Vou começar a juntar uma grana pra ir a Paris assistir a final de Roland Garros entre João e Gutão em 2030
entregou o jogo ahuaa melhor pra nós,rumo a final