São Paulo (SP) – A semana de Janice Tjen no SP Open segue histórica para sua carreira e para o tênis da Indonésia. A jogadora de 23 anos e 130ª do ranking eliminou a filipina Alexandra Eala, terceira cabeça de chave e 61ª do mundo, por 6/4 e 6/1 em 1h12 de partida.
Esta é a primeira semifinal de WTA na carreira de Tjen e a também a primeira do país desde Angelique Widjaja no ano de 2002 em Pattaya. Nas últimas semanas, ela tem repetido várias marcas de Widjaja. Ao disputar o US Open, ela se tornou a primeira tenista de seu país na chave principal de Grand Slam desde 2004, também em Nova York. E conseguiu a primeira vitória desde 2003, em Wimbledon.
A próxima adversária de Tjen virá da partida entre a britânica Francesca Jones e a argentina Solana Sierra, segunda cabeça de chave. Vinda do tênis universitário norte-americano, a indonésia marcou sua quarta vitória contra uma top 100 e está saltando para o 115º lugar do ranking.
WHAT A MOMENT 🌟
An unforgettable match for Janice Tjen, who beats No.3 seed Eala 6-4, 6-1 for her first Tour-level semifinal!#SPOpen pic.twitter.com/B0mPyGGk3w
— wta (@WTA) September 12, 2025
Apesar de ter começado perdendo por 3/0, ao sofrer uma quebra no começo da partida, Tjen rapidamente estabeleceu o controle de partida, apostando em um jogo de variações e subidas à rede, mas também com muita potência no saque e nas devoluções. Ela fez 23 winners contra apenas 4 de Eala e cometeu um erro a mais, 16 contra 15.
Eliminada nas quartas, Eala carregava uma invencibilidade de sete jogos nas últimas semanas. A filipina conquistou um título de WTA 125 em Guadalajara e chegou a sentir um desconforto na coxa direita durante a partida e sofreu cinco quebras de serviço, três delas no segundo set.
Ela ganhou 6 ITF e ainda foi vice em outros 3 em 2025.
Putz!
Eala se machucou.