Cincinnati (EUA) – Não durou muito a sequência de derrotas do carioca João Fonseca, que após perder seus dois últimos jogos já voltou a vencer. Nesta quinta-feira, ele abriu sua campanha no Masters 1000 de Cincinnati com uma virada para cima do chinês Yunchaokete Bu, contra quem marcou parciais de 4/6, 6/2 e 7/5
Classificado para a segunda rodada, Fonseca terá pela frente o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, cabeça de chave número 17, que entra adiantado na disputa e vem do vice-campeonato em Washington e das oitavas de final em Toronto.
Número 1 do Brasil e 49º do mundo, Fonseca está a duas posições do melhor ranking da carreira. Ele alcança sua sexta vitória em Masters 1000, agora com 50% de aproveitamento em competições desse porte, e a quinta na temporada, com destaque para a terceira rodada de Miami, em março. No circuito da ATP venceu 16 jogos em 2025 e perdeu 12.
Joao’s got now 💥
Fonseca defeats Bu on his #CincyTennis debut, 4-6, 6-2, 7-5. pic.twitter.com/Z2elmrHhHq
— Tennis TV (@TennisTV) August 7, 2025
O começo de partida foi bastante errático para o carioca, que anotou apenas oito winners e cometeu 18 erros não forçados, enquanto do outro lado Bu teve duas bolas vencedoras a menos e nove erros não forçados a menos. Ainda assim, o placar foi parelho, definido com uma quebra de diferença.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca perdeu o saque no sexto game, mas reagiu e devolveu o break logo em seguida. Porém, ele voltou a enfrentar problemas com o serviço em 5/6, até salvou o primeiro set-point, mas no segundo que enfrentou acabou sucumbindo e teve que sair atrás no placar.
Na segunda parcial, o jovem brasileiro se encontrou mais com a devolução, fazendo com que o aproveitamento de saque de Bu caísse de 60% para 50%. Em contrapartida, ele elevou seu nível nos games de serviço e não sofreu quebras, salvando os dois break-points que enfrentou, ambos quando sacava para empatar o jogo.
A vantagem veio para Fonseca já no terceiro game, sacando em seguida para abrir 3/1. Depois de perder uma chance de quebra no quinto, ele anotou novo break no sétimo e então garantiu a igualdade no placar ao confirmar em seguida, levando a definição para o terceiro set.
Fonseca teve boa oportunidade de abrir a parcial final com quebra, mas perdeu dois break-points seguidos logo no primeiro game. Só que a chance desperdiçada não fez falta. No final do set, ele se recuperou em um game no qual Bu teve 40-15 com o saque, conseguiu a quebra e logo depois confirmou para selar a virada.
Que virada sofrida. Mas, tudo certo.
Valeu, João.
Tanto os que elogiam exageradamente, como os que criticam exageradamente, estão sendo bem precipitados em fazer. O Fonseca mostra potencial desde o tempo de juvenil, e agora está no seu primeiro ano completo jogando os principais torneios ATP. Só teremos uma base concreta para comentar sobre o real potencial no final dessa temporada completa, e ainda tem muitos torneios até lá.
Já as partes das críticas exageradas, a partir do ano que vem, pode ser que valham alguma coisa, porque a maioria dos torneios jogados esse ano são pela primeira vez na vida, poucos são os que ele tinha jogado ano passado.
O objetivo inicial no começo da temporada era atingir o top 100, até o momento ele chegou no top 50 o que é muito mais do que o desejado.
Torcer pra organização colocar o próximo jogo do João as 10 da manhã.
Parem de perseguir esse menino!! Djoko só foi estourar no circuito com 24 anos…para terem uma noção!
Depende do que você considera estourar. Aos 24 ele estourou como líder do ranking.
Mas aos 20 ele levou o primeiro slam.
Aos 19 chegou ao top3.
Ele só chegou ao top 3 em julho de 2007, então já tinha um pouco mais de 20 anos. Nessa fase da carreira, Djokovic estava ali em 80 (Jan/06), então por enquanto, João em um bom caminho. Não é que vá repetir qualquer coisa, mas o próprio fato do Djok ter vencido o primeiro Slam e depois demorado 3 anos para ganhar o 2°, mostra como foi um feito incrível, mas fora da curva esse primeiro slam dele.
Djokovic fechou o ano de 2006, o ano que completou 19 anos, como número 16 do mundo. No ano seguinte já era 3 do mundo e tinha título de GS. Apesar do belíssimo início de carreira do João, ele não está no nível do Djokovic na sua idade, nem perto disso
Você está brigando contra os números. Se estamos falando de jogadores precoces, 1 ano ou 2, fazem brutal diferença na comparação. Esse tipo de jogador, quando dá certo, é muitas vezes não dá e não é garantia que o caso do JF dará certo (esperemos), muda tudo em 6, 12 meses. Então não é uma análise linear. Quando Djok era 16 do mundo era um argumento arriscado que em 1 ano fosse vencer um Slam, com Federer e Nadal na área. Seria o mesmo que falar isso do Fils hoje, mas aí pode dar um salto de qualidade. Para ficarmos no bem recente, o que o Shelton conseguiu levar para quadra essa semana, ele já estava aprendendo e não conseguia mostrar tanto, e de uma hora para outra, boom. Jogadores que vão até a ponta de assalto não costumam fazer isso como uma reta no gráfico. Vamos esperar até o fim do ano que vem e ver exatamente que tipo de jogador João será?
Você que está brigando. O início de carreira do João é fantástico, melhor do que a maioria do circuito. Poucos fizeram o que o João está fazendo logo no 1º ano em que estourou a idade de juvenil. E os que fizeram foram na sua grande maioria TOP10 no futuro. Mas não é melhor do que o Djokovic fez no seu primeiro ano após estourar a idade de juvenil. Simples assim. Essa insistência parece comentário de quem não é fã do Djokovic. Se até o final do ano o João Fonseca estiver entre os TOP20, aí poderemos conversar. Mas é isso é pouco provável. Não quer dizer impossível, mas pouco provável. De qualquer forma, eu torço e muito para o João e o que ele está fazendo é fantástico.
Parece falácia ad hominem. Falei do Djok, porque era de quem se falava. Sou atento ao tópico. Mas serve para Federer e tantos outros, mas não para Nadal e Alcaraz, esse sim mais precoces. Em 31/12/2006, Djok tinha 19 anos e 7 meses e João estará com 19 anos e 4 meses no fim do ano. E aí não foi no ano seguinte que ganhou Austrália Open, mas apenas em 2008. Então, sim, quando disse que ele virou #16 e no próximo ano venceu o Austrália Open é brigar contra os números, mas sim virou #3 em julho/07, o que em termos comparados do João, para ter um início de carreira similar teríamos que esperar até o fim do ano que vem, dado que João faz aniversário 3 meses depois, que é o que eu sempre disse aqui. Não acho, nem cobro que ele faça isso e se no fim do ano que vem estiver no top20, acharei que está tendo uma ótima carreira de avanços e as grandes cobranças de super estrela seria pertinentes em 2027. Até lá, ele tem números um início de carreira similar ao sérvio (nem precisa falar que não a vio que signifique que vai repetir nem perto). Mas se fosse dar um chute, diria que em 3 anos ele estará no top5 e lutando por Slams e pode terminar a carreira com alguns. Mas aí, é a história que ele mesmo vai contar.
Com 20 anos ele conquistou seu primeiro GS. Alcaraz ganhou US Open com 19 anos. Claro que é cedo pra querer que o João tenha façanhas assim, mas para alguém que já é top 50 o mínimo era alcançar 3RD de Masters por exemplo.
Eu entendo que é natural que as expectativas subam em cima dele, mas tem coisa que é dita sem o mínimo de reflexão, só pode. Como assim em seu primeiro ano jogando master 1000 ele tem como obrigação minima chegar na 3º rodada? O João é precoce, isso não é questão de opinião. Ele, ainda aos 18 anos, está entrando direto em todos os grandes campeonatos, bem ranqueado e claro, oscilando. Vai perder muito pelo caminho, mas tem um absurdo de espaço para evoluir, e deveria ser acompanhado como uma carreira em crescente, e não com algum tipo de obrigação de resultado imediato. O seu argumento é comparar ele com a precocidade do Alcaraz? E não, o Djoko não venceu Grand Slam com 20, mas com 21, então deixe para se frustrar comparando o João com o maior jogador da historia daqui a 3 anos. É cada uma!!
O primeiro GS de Djokovic foi com 20 anos e 9 meses.
Sim, 20, porque foi em janeiro, mas 4 meses depois já tinha 21.
Em 2007 já estava vencendo Masters 1000 e fazendo final de Slam, cara.
Sem tempo para esse tipo de comentário….
JF mostrou estar visivelmente sem ritmo de jogo e parou de evoluir . Bu é um jogador mediano e JF penou pra ganhar dele. Essa comissao tecnica ja deu a sua contribuicao. Agora o sarrafo é mais em cima. JF precisa de uma comissao mais parruda pra continuar evoluindo.
A comissão técnica que não é “parruda” é essa que ajudou o João a subir 650 posições no ranking em 1 ano e meio, com NextGen e um título ATP no caminho? Gente, ninguém evolui linearmente, em linha reta. Obstáculos existem, algum grau temporário de estagnação também, ainda mais quando o jogador vai se aproximando dos tops. O próprio Sinner passou por esse tipo de irregularidade no início da carreira. Entendo a ansiedade, todo mundo quer ver o cara ganhando e disputando títulos, mas é preciso ter paciência.
Parou de evoluir exatamente como?
Aos 20 anos ele ganhou Miami e Montreal e foi vice no US Open.
Aos 21, faturou o Australia Open.
Aos 24, ele dominou todo mundo.
Obrigado pela precisão Luiz Fabriciano. Veja que para observamos o padrão de JF minimamente comparável com um jogador da magnitude do Djok (e essa comparação seria sacanagem), o ano seria fim de ano de 2026, já que ele nem virou 2027. Se folhar os 200 primeiros do ranking, não vai achar alguém tão jovem.
No próximo jogo ele vai ter que se superar contra o Fokina.
Parabéns, João, o Fonseca, pela sua bela atuação contra o chinês Bu. Fiquei emocionado quando um garotinho gritou: – Vamos João ❗
Valeu Fonseca!!!
Vitória da resiliência, parabéns JF. Achei que estava sem ritmo, mas se superou no segundo set, e no terceiro esteve firme no saque, mas poderia ter aproveitado os breaks que obteve no início, para não deixar o chinês crescer e dificultar o set. Enfim, vamos ver um grande confronto contra o Fokina, agora com um pouco menos de nervosismo…
Concordo. E a hora que ele conseguir cortar esses erros de devolução nos breaks ou 0-30, vai começar a facilitar muito os jogos. Daqui a pouco ele começa a cortar isso.
Sem muita evolução, teve um pouquinho mais de paciencia hoje, mas ainda desperdiçando bastante BP, não sustenta tanto as trocas de bola e comete erros desnecessários. Contra esse nível de jogador o talento que tem e jogando com nivel de top50 da pra ganhar, mas contra o Fokina e Fritz precisará subir bastante o nível.
Fonseca deu uma estagnado na evolução. Isso é normal pois ele atingiu um nível elevado muito cedo.
Exato, esse tem sido meu ponto sobre ele. Jogava como top100 e sobrava contra os de fora do top100. Rapidamente começou a jogar como top50 e sobrava contra os de fora do top50, vencia alguns top50 e engrossava contra os top20. Estagnou aí, todo mundo detalhou o jogo dele, as derrotas começaram a vir e de repende começou a sofrer ste com os top50. E isso nao significa que ele é ruim, grosso, fraude, nada disso. Só significa que ele estagnou o processo de evolução mesmo….
Não vejo desta forma, por mais que ele tenha jogo para vencer com mais frequência. Apesar de tudo, este é o primeiro ano completo como profissional. Por mais maduro que aparente, ele ainda é um adolescente e carrega a instabilidade tipica desta fase. Olhando por este ângulo ele se mostra muito diferente. Aqui no Brasil os tenistas costumam amadurecer mais tarde com raras exceções, como foram o Guga e o Thomaz Bellucci. O tempo vai nos revelar até onde ele pode chegar. Eu particularmente acho que ele vai longe e possivelmente chegar no top 10.
Concordo plenamente
Concordo. Precisa melhorar a movimentação e regularidade de fundo de quadra
Essa é o momento em que os profetas do apocalipse voltam silenciosamente para as sombras, esperando a próxima derrota para sair gritando “eu avisei!”, “ele é uma fraude!”, “tem que mudar a equipe técnica!”…
Em uma chave de 128, pelo que falam dele em termos de talento etc. tinha obrigação de ganhar na primeira rodada. Que papo mais furado. Quando ele perdeu vc não apareceu.
Obrigação? O moleque não tem 19 anos. Era 700 do mundo no início do ano passado. Não tem nenhum cara com a idade dele disputando torneio desse nível. Tá tudo certo, é totalmente normal oscilar. O que não é normal é esse monte de especialista em tênis que apareceu de janeiro pra cá dizendo que ele precisa fazer isso ou aquilo, que a comissão técnica é ruim, que o calendário tá errado… Vcs são muito emocionados, eu hein.
Ninguém tem “obrigação” de ganhar nada. Jogo é jogado, não se ganha nem se perde na véspera.
Chave de 96.temos 32 bye.
Parabéns para ele. Venceu como um veterano. Bu já tem seus 23 anos, afinal.
Valeu pela vitória mas 44 erros não forçados (incluindo 5 duplas faltas) é muita coisa. E isso vem sendo recorrente. O outro devolve duas bolas e o Fonseca erra. Se não melhorar nesse quesito, vai sofrer muito com o Fokina
Um guerreiro sofre. É normal
Mas com 41 winners, contra 19 do bu que teve 30 enf.
Naomi Osaka é 49 do ranking feminino e chegou à final dos masters de Montréal,João é 49 mo masculino…
Mas é difícil chegar nessa final
Torcer para chegar o mais longe possível
Sua comparação não chega nem a estar errada….
Kkkk valeu,e não mesmo,se estão no mesmo ranking estão em momentos parecidos,o histórico é incomparável
E agora Naomi deve disparar
Sua comparação nao chega a estar errada porque nao chegou nem a ter um nexo, nem uma linha de raciocínio qq que a gente possa considerar errada.
Bom,fazer o que,é tão simples e mesmo assim vc não conseguiu entender
Comparação sem o menor sentido. Osaka já foi campeã de Slam.
Eu sei disso,mas quem disse que ele é melhor que ela mesmo?
Quem disse algo sobre o histórico dos dois,da experiência dos dois?
É só uma curiosidade,ambos estão na mesma posição no ranking no naipe deles
Naomi Osaka, ex líder do ranking, 04 GS ganhos, 27 anos, mas no momento da sua visita ao rankinr era 49, então vale como parâmetro para o João, claro.
Exato,é isso mesmo,não estou dizendo da carreira dos jogadores,apenas sobre o momento de ambos,é isso aí
muito nada a ver
Uai,nada a ver em relação a que?,o que vc entendeu?,um é 49 do masculino,a outra é 49 do feminino,a curiosidade é simplesmente essa,não estou comparando jogadores,nem carreira,nem dizendo que vai chegar na final
Feminino é bemmm diferente…
Ok,mas no ranking eles estão iguais,é diferente,sei que tem diferenças,a curiosidade é apenas pelo ranking
Devido à longa inatividade e lesões mas já foi nº 01!
Sim,mas no momento os rankings dos dois é igual,é só isso o que eu quis dizer
Comparação no mínimo infeliz. Osaka já ganhou 4 Slam. Deu uma parada pra ser mãe, além de ter tido problemas de saúde mental. Fonseca não chega nem perto do retrospecto da Osaka, que ganhou o 1º slam com 20 anos. Ganhou slam vencendo a poderosa Serena !! Aguarda um pouco para esses comentários.
Gente,a comparação é apenas quanto ao ranking,entendam o contexto pelo amor de Deus,é o momento dos dois apenas,não a carreira,interpretação de texto em falta hein
O que você escreveu todo mundo entendeu, só que é uma comparação sem nenhum sentido.
Sentido tem sim,se vc não entendeu nao posso fazer mais nada
Hoje em dia é assim mesmo colega.
Grande parte lê a primeira frase e desce o cacete. Depois lê de novo e finge que não viu.
Exatamente,é assim mesmo
Preocupante a irregularidade, um caminhão de erros contra um adversário que teve saque bem abaixo de 50%, o que não é normal no circuito masculino. Precisa melhorar muito a regularidade de fundo de quadra. Melhorar a movimentação. O Fokina é muiiiiiitoooo superior ao chinês.
Teste de fogo pegar I Fokina ! Tenisha bom, encardido e catimbeiro. Mas sou mais o João !
João está de parabéns. Jogar contra o Fokina e sendo um desafio grande isso causa motivação extra. Vamos assistir. Penso que ele vai jogar bem..se o resultado vai pender pra ele não dá pra prever. Fokina é favorito lógico.
parabens , joao
Uma boa vitória de virada do João, apesar dos erros no primeiro set.
Contra o Fokina, a parada é bem mais difícil. Agora é torcer para o menino controlar os nervos e jogar a pressão para o lado do espanhol.
Bora, Fonseca!
Começou mal,sem ritmo de jogo e tempo de bola,pela longa inatividade mas se recuperou e virou bem. Quem sabe engrena uma boa sequência! Agora virá o chato,”milongueiro”e às vezes até desleal,sacando por baixo,o espanhol!
Não é desleal sacar por baixo, se fosse a regra não permitiria. È um recurso.
Desleal sacar por baixo? Onde?
Parabéns João. Mostrou força mental. Vai precisar ser mais sólido no confronto com Fokina.
Boa Fonsecao, agora é o espanhol, da pra ganhar, vamo pra cima carai
Hj foi no estilo Brad Gilbert
Mais um jogo de muitos erros do João, ganhou pois o adversário era de nível mediano. Torcer pro Fokina sentir a lesão pois se estiver bem vai atropelar o brasileiro.
Os grandes jogadores, são aqueles que ganham na primeira rodada de um torneio, quando se espera isso deles. Então, João não decepcionou e fez o “dever de casa”, fora de casa!
Não jogou bem. Cometeu muitos erros e oscilou bastante em todos os fundamentos. Se fosse um tenista melhor do outro lado, a chance de vitória seria pequena. Mas no final arrancou a vitória e fica o aprendizado de buscar sempre, mesmo em dias ruins. Pela fase de ambos, será azarão contra o Davidovich Fokina.
Sigo achando que ele é superestimado e que o hype é exagerado. Dito isso, vou seguir torcendo pra ele arrebentar, ter uma carreira sensacional.
A questão nao é saber se o João vai chegar a numero 1, ou 10, ou 30 do mundo. Muito achismo, muita comparação com outros. O q vale é hoje. E não estou gostando do q estou vendo. O número de ENF, e o modo como acontecem, está me desanimando. Esperava mais.OK, podem me crucificar, o q eu mais quero é q ele vença o Fokina e cale a minha boca.
Alguém refresque minha memória, por favor, mas não me lembro de ver antes, um M1000 com primeira rodada em andamento e outro, paralelo, sem ter seu campeão definido ainda.
Acho que estão exagerando.
Se Fonseca tivesse ido à final no Canadá, como seria?
Final de M1000, quinta-feira.
Que coisa mais sem graça.
Eu acho que já teve isso sim.. pegando pela memória em IW/Miami ou Canadá/Cincy, mas eram poucos jogos. Acho que está horrível assim. Essa demora para o torneio encerrar, final no meio da semana. Estranho.
Vi os dois primeiros sets. No 1° João errou muito. Nível de jogo baixo igual em Toronto. No segundo melhorou, mas ainda longe do desempenho que mostrou no 1° semestre nas quadras rápidas. João está mais lento, errático e com dificuldades de sustentar as trocas de bolas. Espero que seja apenas uma oscilação normal da idade e não uma estagnação. Precisa continuar evoluindo. Será franco atirador contra o Fokina. Mais do que uma vitória, espero ver um João competitivo de novo e jogando um bom tênis