Toronto (Canadá) – O espanhol Alejandro Davidovich Fokina fez questão de compartilhar sua frustração com o horário da partida contra o tcheco Jakub Mensik, válida pela terceira rodada do Masters 1000 de Toronto. Através das redes sociais, ele reclamou que o duelo é o único que começa mais cedo e lamentou que a ATP não fez nada para ajudar a solucionar esse problema.
“Hoje quero expressar minha decepção e raiva com a ATP. Amanhã (sexta-feira), todas as partidas começam às 12h30, exceto a nossa, que começa às 11h. Estamos a uma hora do clube, o que nos obriga a acordar cedo para podermos chegar em boas condições”, reclamou o tenista de 26 anos em mensagem divulgada no X (ex-Twitter).
“Pedimos que mudassem, mas a resposta foi que tudo já está esgotado: ingressos, televisão. E que não há como mudar. Mais uma vez, fica claro que nós, jogadores, não estamos sendo levados em consideração. Hoje foram alguns, amanhã é a minha vez e, a partir de depois de amanhã, todos voltam a jogar às 12h30. Há muitas quadras disponíveis, mas somos as únicas programadas para as 11h”, continuou o espanhol.
Davidovich Fokina disse estar decepcionado com a atitude da entidade que comanda o circuito masculino. “A ATP sempre promete soluções, mas nunca faz nada. Não é a primeira vez que isso acontece e, quando você está lá dentro, percebe que não é tão bom quanto parece de fora”, finalizou o cabeça de chave 20 em Toronto.
O britânico Dan Evans não mediu as palavras para rebater o espanhol de forma bastante ácida. “Levante-se e jogue, o mundo começa seu dia de trabalho das 9h às 17h, até mesmo das 8h às 18h. É patético”, escreveu o veterano de 35 anos.
— Alejandro Davidovich Fokina (@alexdavidovich1) July 31, 2025
Dan Evans’ recent emergence as ATP voice of reason has been a noticeable development. pic.twitter.com/h6LvJzVsT4
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) August 1, 2025
Não é porque todo mundo acorda cedo que os tenistas tem que jogar cedo e no sol escaldante. Isso prejudica o espetáculo, o entretenimento. Não se trata de um esporte que visa atestar a condição física do atleta. Para isso tem os Ironman, as maratonas, etc…
Mas se é pra ver espetaculo e entretenimento seria melhor ir a um circo nao?
Tênis também é espetáculo e entretenimento. Não precisa de palhaço ou trapezista para ser.
O que é o tênis para você?
Para mim não é nada mais que entretenimento. Não vivo disso.
Eu entendi, mas não pude perder a piada kkkkkk
Um pouco sem sentido a piada. O assunto não ajuda, talvez em uma outra matéria mais leve.
Agora é torcer para que haja um jogo entre eles num dos próximos torneios!
Queria ver esse jogo!
ahaha
parabéns ao Fokina
Está certo o Fokina.
¡ Eres ridículo, Evans!
¡ Habla, Alejandro! Los tenistas tienen que pronunciarse…
Reclamação do cidadão não tem nem cabimento!!!Alguns jogadores parecem q não entenderam que existem n. Variáveis p poder tornar o tênis um negócio lucrativo…..televisão,torneio,jogadores,público……
Enfim…patética reclamação!
Exatamente. Receber milhões e milhões em premiação vem da TV (direta e indiretamente). Não tem milagre para fechar esta conta.
Precisa ver para onde vão os milhões. Uma divisão mais equitativa poderia amenizar as reclamações.
Como o Evans está para se aposentar, ele recomenda para os outros que joguem às 11h, sob um sol escaldante.
E jogar às 12:30 h vai ser melhor?
Certíssimo o Evans. Tenis é uma profissão. Ele tem patrões que são os organizadores e o público que paga e atrai patrocínio. O mundo não gira em torno dele… O público que é quem faz o cirvuito ocorrer, não tem que se submeter a ver no horário que o “grandíssimo” decidir.
A questao, me parece em relacao ao horario e, nao ao calor. Imaginem, demorar 1 hora apenas para chegar ao local dos jogos. O tenista acorda, toma cafe, faz a preparacao fisica, bate uma bola e, finalmente vai para o jogo. Pra jogar as 11 fora a 1 hora de percurso, ele deve ter acordado as 5 ou 6 da manha. E nao faz sentido em comparar o esporte com os demais trabalhos das 9 as 17.
Ele precisa é de uma boa gestão. Ficar a 1h do local de jogo? Ser tenista profissional não há horários certos, precisa gerenciar bem os horários, treinos, hospedagem…
O tênis profissional tem vários interesses envolvidos. Além dos jogadores, existem os patrocinadores, o público que paga ingresso e as emissoras de televisão que pagam pelos direitos de transmissão. Por isso, imagino que um dos acordos negociados nos contratos é o direito dessas emissoras escolherem os horários de alguns jogos para melhor atenderem o seu público e anunciantes. Então, os jogadores são a parte principal envolvida, mas eles têm que negociar para conseguir as melhores condições para eles. Além disso, os melhores horários vão ser sempre destinados aos jogadores com melhor desempenho e melhor ranking. Reclamar é um direito de qualquer um dos envolvidos, mas é importante entender o contexto da situação e, se quiser alguma mudança, buscar negociar diretamente com as demais partes envolvidas.
Está correto o Fokina. A ATP têm pesado a mão no calendário e trato com os tenistas. Não é porque você atua em um evento de uma entidade que precisa engolir seco todas as suas definições.