Montréal (Canadá) – De volta às quadras após o título em Wimbledon, Iga Swiatek começou com firmeza sua campanha no WTA 1000 de Montréal. A número 3 do mundo venceu com facilidade a chinesa Hanyu Guo e a alemã Eva Lys, cedendo apenas oito games nas duas primeiras rodadas. A polonesa destacou a solidez que teve no início do torneio e sente que ainda pode evoluir ao longo do torneio, em busca de um título inédito.
“Acho que joguei duas partidas sólidas. E hoje contra a Eva, mesmo que o placar tenha parecido tranquilo, não foi tão fácil assim”, afirmou após a vitória por duplo 6/2 sobre Lys. “Foi uma partida consistente, então estou feliz por ter a chance de jogar mais uma rodada aqui. Sabia qual era meu plano, mas ela mandou algumas bolas rápidas e boas paralelas. Não foi simples, mas estou feliz por ter feito meu trabalho”.
Essa foi a terceira vitória da polonesa sobre Lys no circuito, todas em sets diretos. O primeiro encontro foi no saibro de Stuttgart em 2022, com um duplo 6/1 no saibro, seguido por um 6/0 e 6/1 no Australian Open deste ano. “Ela jogou melhor do que na Austrália, devolvendo algumas bolas rápidas. Arriscou mais nas paralelas, e quando acertava, eram golpes bem duros, que me colocavam na defesa”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Depois do jogo, ela brincou dizendo que venceu mais games que nas outras vezes. Foi engraçado. Ela é uma menina muito simpática e ‘pé no chão’, eu valorizo isso”, comentou a jogadora de 24 anos, sobre a conversa na rede com a adversária. “No começo nem escutei direito, essas conversas na rede são sempre meio constrangedoras, mas o humor dela com certeza foi divertido”.
Swiatek Swings On 👉@iga_swiatek moves past Lys 6-2, 6-2 for a spot in the Round of 16.#OBN25 pic.twitter.com/IdSvFqYx95
— wta (@WTA) August 2, 2025
Sequência no torneio e duelo com Tauson
Questionada sobre a sequência no torneio e o que pretende melhorar, a polonesa foi cautelosa. “Não gosto muito de falar disso durante o torneio. Acho que não faz sentido divulgar agora as coisas que quero aprimorar. Mas no tênis, sempre queremos melhorar algo”, comentou. “Obviamente, quanto mais você avança no torneio, mais difíceis são as adversárias, porque elas já venceram partidas também. Então, em teoria, os jogos devem ser mais duros”.
A próxima adversária será a dinamarquesa Clara Tauson, 19ª do ranking, que venceu a ucraniana Yuliia Starodubtseva por 6/3 e 6/0. Swiatek levou a melhor nos dois confrontos anteriores, incluindo um na campanha do título em Wimbledon.
“Vai ser a primeira vez que enfrento uma ‘heavy hitter‘ aqui, então precisarei me ajustar. Quando ela acerta, joga muito bem. Sei que vai ser um desafio. Ela também gosta de sacar forte, então veremos”, avaliou a respeito do estilo agressivo e de muita potência nos golpes da dinamarquesa. “Na última vez que jogamos, senti que fui consistente o suficiente para fazê-la errar um pouco mais. Mas ela é o tipo de jogadora que, quando entra no jogo, pode render muito. Vou me preparar taticamente como faço para qualquer outra partida”.
Interessante reparar que a Iga nunca fala ou falou mal de nenhuma jogadora né? Coisa rara. E tem gente que acha ela antipática e a falsa da Sabalenka, simpática. Vai entender. Kkkkkkkkkk